Categorias

Bill Gates se arrepende do Ctrl+Alt+Del

Bill Gates ajudou a mudar a face do mundo e da tecnologia com o Windows e continua ajudando com suas iniciativas filantrópicas, mas tem um pequeno arrependimento que o atormenta: o Ctrl+Alt+Del.

A confissão aconteceu durante uma conferência de negócios organizada pelo Bloomberg essa semana, quando o jornalista David Rubenstein perguntou o motivo de uma combinação de teclas tão exótica.

Inicialmente, Gates tentou se esquivar, atribuindo a culpa à IBM pela arquitetura dos teclados dos PCs utilizada na época do desenvolvimento dos primeiros Windows. Mas acabou desabafando: “bem, eu não tenho certeza de que você pode voltar atrás na vida e mudar pequenas coisas sem colocar outras coisas em risco. Mas, certamente, se eu pudesse fazer apenas uma pequena correção, eu tornaria isso aí uma operação de uma tecla única”.

O objetivo da combinação era evitar que aplicações maliciosas conseguissem simular o processo de login, segundo Gates. Inicialmente, o atalho era exclusivo da BIOS, mas acabou sendo incorporado ao sistema operacional Windows. Versões anteriores da mesma história indicavam que a escolha de três teclas teria sido para evitar o acionamento involuntário de opções importantes do sistema. O fato é que a maioria dos usuários acabou se acostumando com o atalho e, com o tempo, ficaram mais incomodados com a necessidade de ativá-lo do que com a combinação em si…

Para o homem mais rico do mundo, esse “equívoco” teve origem na IBM, que não quis inserir uma tecla dedicada para a tarefa de se logar nos sistemas ou interromper operações: “as pessoas envolvidas, elas deveriam ter colocado outra tecla para fazer isso funcionar”. Em 2011, o engenheiro da IBM David Bradley, em uma conferência ao lado de Bill Gates, assumiu a culpa, mas devolveu o mérito para o criador da Microsoft: “eu posso ter inventado isso, mas foi Bill que o fez famoso”.