Categorias

Microsoft estuda oferta para adquirir Yahoo

A Microsoft decidiu acelerar sua busca de um acordo para adquirir o Yahoo, informaram dois jornais na sexta-feira, à medida que as duas empresas reiniciam as negociações com vistas a uma união, em um período de grande crescimento do concorrente Google.

As duas empresas vêm conversando informalmente há anos. Mas a mais recente abordagem surge em um momento no qual a Microsoft está ansiosa por um acordo, tendo em vista a expansão do Google.

“O assunto vem sendo discutido há muito, desde que o Google entrou no cenário. Não posso imaginar um acordo mais perfeito”, disse Peter Lobravico, vice-presidente de vendas e operações de arbitragem de risco na corretora Wall Street Access. “Não se pode encontrar comprador mais forte que a Microsoft, e embora uma aquisição pudesse gerar muitos ruídos regulatórios e políticos, todo mundo sabe que, no final, ela seria aprovada”, acrescentou.

O New York Post reportou na manhã de sexta-feira que a Microsoft havia apresentado uma oferta pela aquisição do Yahoo alguns meses atrás, mas o Yahoo rejeitou a proposta. O jornal, estimando o valor de uma tomada de controle do Yahoo em 50 bilhões de dólares, disse que as duas empresas continuam discutindo um acordo. O banco de investimento Goldman Sachs assessora o processo, segundo o jornal. O banco preferiu não comentar.

O Wall Street Journal também publicou reportagem sobre o assunto, dizendo que as duas empresas estão iniciando discussões sobre uma fusão ou outra forma de união.

As negociações renovadas são um sinal do poder do Google, segundo o Wall Street Journal, e também um sinal dos problemas que os esforços internos da Microsoft e do Yahoo encontraram nos últimos 12 meses. Um acordo poderia ajudar a Microsoft a atrair anunciantes para suas operações online.

O Google fechou acordo para adquirir a DoubleClick, uma empresa de publicidade online, por 3,1 bilhões de dólares, no mês passado, o que acelera sua incursão ao mercado de publicidade nas mídias convencionais e na Internet. O Google derrotou propostas do Yahoo e da Microsoft para completar o acordo, de acordo com algumas fontes.

As ações do Yahoo subiam 16 por cento nesta sexta-feira, enquanto as da Microsoft caíam 1,7 por cento.

Com informações de Yahoo!.