0 Compartilhamentos 395 Views

10 Alternativas baratas para acelerar aquele PC velho

1 de fevereiro de 2016

Vamos combinar: a crise é geral, a grana está curta. Dell, Microsoft e uma penca de outras empresas estão torcendo para você trocar de PC esse ano, mas o orçamento está apertado e, se você fizer isso, vai passar o resto do ano comendo arroz, feijão e ovo.

Mas seu PC velho está velho mesmo e quase entregando as pontas. O que fazer então?

Siga nossas dicas e aprenda 10 maneiras de dar uma nova vida para aquele se possante velho de guerra sem quebrar as finanças da casa:

1) Limpeza Total

hd-limpeza

Seu PC velho pode ter mais fôlego do que você imagina. É possível que programas inúteis e desnecessários estejam atrasando seu carregamento, consumindo memória e consumindo recursos preciosos. Não é raro hoje em dia comprar um PC lotado de lixo pré-instalado de fabricantes e empresas terceirizadas. É o chamado crapware, cuja tradução literal não cabe em um site família como esse, mas podemos chamar de sujeira mesmo.

Existem, por outro lado, programas que identificam esse lixo instalado e fazem uma remoção segura para você, como o gratuito Decrapifier. E, já que você está se livrando de programas indesejados, aproveite, atualize seu antivírus, instale o Malwarebytes também e faça uma varredura em busca de vírus e malwares.

Não custa nada disparar também o Ccleaner e livrar seu disco rígido de arquivos inúteis que só estão ocupando espaço.

Se o seu sistema operacional não está realizando uma desfragmentação de rotina (e o Windows teoricamente a realiza por padrão, desde o Vista) por algum motivo, também é uma boa ideia rodar o desfragmentador de disco. A menos que você esteja usando um SSD. Nesse caso, nunca execute o desfragmentador.

2) Limpeza Total (Pra Valer)

Muita gente acredita que o desempenho de um sistema operacional depende apenas do sistema em si. De nada adianta “limpar” o disco rígido se seu hardware parece que foi encontrado em um lixão.

O desempenho de diversos componentes do seu computador depende da temperatura e quanto mais sujeira houver no interior do gabinete, pior fica a ventilação e maior é a temperatura. O resultado pode ser lentidão e, em casos extremos, danos físicos aos componentes. O ideal é fazer uma limpeza pra valer nas entranhas do seu PC pelo menos uma vez ao ano.

Abrir o gabinete não é um bicho de sete cabeças. Não tenha medo. Nada aí dentro morde. A menos que se tenha passado anos sem abrir. Aí eu não garanto o que você pode encontrar. Em todo caso, desligue o PC, remova-o da tomada, coloque-o em uma superfície lisa sem tecido ou carpete e use um destes mini-aspiradores de carro para puxar a poeira. Existem produtos e técnicas específicas para turbinar essa limpeza, mas, acredite, o mínimo que você fizer em um PC imundo já terá um grande impacto.

3) Fazer um ajuste fino na inicialização do Windows

Não é porque você se livrou do crapware na primeira dica que não haja programas consumindo recursos sem necessidade. Muitos programas úteis até, por excesso de zelo, se iniciam junto com o computador mesmo que você não vá utilizá-los naquele momento ou mesmo naquele dia. Você não quer se livrar deles, porque  são necessários, mas isso não significa que eles precisam atrasar a inicialização do Windows ou ficarem rodando no fundo, puxando processamento.

Vá em Executar (atalho: Win+R), digite msconfig. Nas abas “Serviços”, marque a opção “ocultar todos os serviços da Microsoft” e desabilite todos os outros serviços que você não precisa de imediato. Por exemplo, o Adobe Acrobat Update Service não precisa iniciar com o computador. Não há tanta atualização do programa assim que justifique um serviço dedicado.

Na mesma tela, vá também na aba “Inicialização de Programas” e desmarque todos os programas que você não precisa de imediato quando o Windows inicia. O Steam é uma ótima plataforma de jogos, mas, a menos que você jogue todo santo dia, ele não precisa iniciar ou rodar em tempo integral, por exemplo. O mesmo vale para o Skype, para o pacote de inicialização do Office etc. Configure esses programas de acordo com sua necessidade real.

4) Trocar a Placa de Vídeo

graphic-cards

Vamos supor agora que você não está exatamente contando moedas para fechar o mês, mas tem um dinheirinho sobrando para aquela atualização. Não é uma grana que dá para comprar um PC novo, mas já daria para trocar a placa de vídeo.

A menos que você queira rodar Batman: Arkham Knight no seu PC com todas as opções gráficas no máximo (boa sorte…), você não irá precisar gastar muita coisa para melhorar o desempenho daquele PC fraquinho no mundo dos jogos. Procure dar preferência à velocidade da memória da placa de vídeo do que à quantidade de memória disponível: uma placa DDR5 com 1GB de RAM apresenta um desempenho bem melhor do que uma DDR4 com 2GB de RAM, por exemplo.

5) Instalar um SSD

Mas se você não curte tanto jogos assim, talvez seja melhor investir seu dinheiro em um disco SSD. Em termos de performance, trocar um HD convencional por uma destas belezinhas é até melhor do que trocar o processador (supondo que você não tenha um Pentium 4 ainda aí, é claro).

Com essa única atualização na sua configuração, você terá um ganho significativo de velocidade na inicialização e na carga de programas que vai fazer você cair para trás. É um dos mais visíveis e melhores upgrades disponíveis no momento.

6) Overclock (aja com cautela)

Relutei em colocar essa opção aqui por que ela exige conhecimento técnico. Um overclocking mal-realizado pode comprometer a estabilidade de todo o sistema e literalmente fritar vários componentes de hardware, o que geraria uma despesa que estamos tentando evitar aqui.

Mas… o que é esse tal de “overcloque”? É o termo utilizado quando você instrui seu processador ou sua placa de vídeo a trabalharem com mais de 100% de sua capacidade. Isso turbina seu desempenho, mas gera um aumento de temperatura que precisa ser monitorado ou contornado com soluções de refrigeração e reduz a vida útil das partes, como qualquer ser humano que já trabalhou em vários serões extra pode testemunhar.

Não preciso dizer que o overclocking acaba com a garantia do seu PC, certo? Mas já que estamos falando de computadores velhos por aqui, acho que a garantia já venceu mesmo. Na dúvida, consulte um guia aprofundado do assunto ou, melhor ainda, procure a ajuda de um profissional de confiança.

7) Dane-se tudo: reinstale o Windows…

Você já fez tudo que está recomendado aqui e o PC continua lento? Estamos começando a ficar sem opção. Se você tem tempo livre, uma boa opção é recomeçar tudo: reinstalar o Windows.

É fato que o tempo e o instala-desinstala de programas no sistema acabam deixando o Windows mais lento. Se já passou mais de dois anos desde sua última instalação, é uma boa hora de passar a régua e começar vida nova.

Tenha em mãos um bom guia de instalação, o disco de instalação e sua chave original. Faça um backup de seus arquivos e configurações essenciais e boa sorte.

8) … Ou instale o Linux

Mas, digamos que você não tem tempo para passar por todo esse tedioso processo de reinstalar o Windows (e suas centenas de atualizações de segurança). Ou talvez seu PC seja velho demais para esses Windows novos que a molecada anda lançando lá, mas é danado esse Bill Gates, né? Então, você precisa de um sistema operacional mais leve. Você precisa de um Linux.

Não, não faça essa cara. Você não vai ter que ficar digitando linha de comando para instalar driver, isso é lenda urbana há muitos e muitos anos.

Linux consome menos recursos que qualquer Windows. E algumas versões do Windows foram criadas para consumir menos recursos ainda! Experimente Puppy Linux, LXLE e Lubuntu para ver seu velho PC parecer um potente PC de última geração.

9) Transforme seu laptop em uma estação portátil de jogos

Vamos supor agora que dinheiro não é problema algum para você. Você já comprou um PC novinho em folha e está prestes a lançar aquele PC velho e obsoleto na fogueira… não faça isso. Ele ainda pode ter serventia.

Existem formas de pegar aquele computador fora de linha e injetar um novo propósito em sua vida cansada.

Você pode, por exemplo, transformar aquele laptop antigão em uma estação portátil de jogos! Mas… como ele vai rodar esses jogos modernos ou porque você jogaria nele se você já tem um PC novo? Através da Transmissão Doméstica de jogos do Steam. Combinando o poder do Steam, com seu PC novo e seu notebook velho, você pode jogar em qualquer canto da casa na hora em que quiser.

10) Servidor de arquivos ou mídia

media-portal

Mas as opções para dar um novo propósito ao seu PC velho não param por aí. Você também pode transformá-lo em um servidor de arquivos e backup ou mesmo em um media center  para colocar na sala e plugar na sua TV. Sem precisar rodar jogos, Office ou mesmo Internet, dedicado a uma única função, ele pode terminar seus dias de uma forma honrada e útil.

Para criar seu próprio media center, além dos cabos de conexão e uma placa de vídeo com as saídas corretas, você poderá utilizar os programas gratuitos MediaPortal, OpenELEC ou Kodi.

Se você prefere ter um servidor de arquivos, mais fácil ainda e não há solução melhor do que o também gratuito FreeNAS.

Carregando...

Você pode se interessar

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook
Dicas
9 visualizações
Dicas
9 visualizações

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook

Carlos L. A. da Silva - 19 de setembro de 2020

Preparado para um "detox" da rede social? O Facebook permite que você suspenda sua conta sem precisar apagá-la permanentemente.

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)
Notícias
11 visualizações
Notícias
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

O que você precisa saber sobre o Pix
Artigos
19 visualizações
Artigos
19 visualizações

O que você precisa saber sobre o Pix

Carlos L. A. da Silva - 16 de setembro de 2020

Será o fim de DOCs, TEDs e transferências? Novo modelo de pagamento eletrônico proposto pelo Banco Central está prestes a entrar em funcionamento.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Como centralizar no CSS de forma definitiva
Dicas
20 visualizações
20 visualizações

Como centralizar no CSS de forma definitiva

Carlos L. A. da Silva - 12 de setembro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)
Notícias
24 visualizações
24 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2020
Esse artigo foi escrito por um robô
Artigos
21 visualizações
21 visualizações

Esse artigo foi escrito por um robô

Carlos L. A. da Silva - 9 de setembro de 2020
Home Booth? Você quase trabalhou em um desses…
Artigos
32 visualizações
32 visualizações

Home Booth? Você quase trabalhou em um desses…

Carlos L. A. da Silva - 5 de setembro de 2020