0 Compartilhamentos 221 Views

10 Serviços de compartilhamento de arquivos

5 de dezembro de 2014

Nem sempre a gente está com o Dropbox instalado na máquina ou o Google Drive ou o OneDrive ou qualquer uma destas opções de armazenamento na nuvem, mas precisamos enviar um arquivo pesado para um cliente, um amigo, uma tia querida que mora longe. Ou então o receptor não é tão tecnologicamente apto para saber utilizar um serviço desses. Você precisa de um serviço que envie o arquivo e que seja gerado um link para o outro lado baixar, sem burocracia, sem precisar instalar nada. Como fazer?

Felizmente a Internet está cheia de opções, algumas mais fortes que as outras, algumas com grandes vantagens, outras com desvantagens. Selecionamos 10 serviços que existem por aí e vamos destrinchá-los para você.

cloud

Para avaliar cada serviço, faremos o upload de um arquivo zip com cerca de 500Mb para cada um deles. Iremos utilizar os seguintes critérios de avaliação:

  • Tempo de upload (com 2.03Mbps medidos aqui);
  • Tempo de download (com 2.46Mbps medidos);
  • Facilidade de cadastro;
  • Extras (limita o tipo de arquivo? gera encurtador de link? tem em português? contém anúncios demais?)

Os dois primeiros critérios terão peso 2, os outros terão peso normal. A média de todos nos dará a nota final do serviço.

1. Mega

O polêmico serviço de compartilhamento de arquivos do ainda mais polêmico Kim Dot Com é supostamente o sucessor do finado Megaupload, com a diferença que desta vez ele está dentro da lei (ou fora do alcance dela, talvez). Com uma interface bastante minimalista, basta arrastar e soltar o arquivo que você deseja fazer o upload que o serviço faz o resto. Entretanto, sem uma conta criada no sistema, o arquivo é efêmero e será apagado imediatamente após concluída a sessão. Felizmente, é possível fazer o registro gratuito enquanto o arquivo está subindo, sem interromper a transferência.

Atenção para a senha de acesso que você irá escolher para sua conta no Mega, porque ela é a base da criptografia de seus dados e, principalmente, porque o serviço não tem como recuperá-la. Se você perder a senha, perde o acesso a todos os seus arquivos, para sempre.

A conta gratuita oferece 50GB de espaço de armazenamento e banda limitada.

Tempo de upload: 37 minutos (nota 10)

Tempo de download: 4 minutos (nota 9)

Facilidade de cadastro: 7

Extras: 5

Nota final: 8,3

2. WeTransfer

Simples, sem necessidade de qualquer tipo de cadastro ou login e com a interface em Português (de Portugal), o WeTransfer não traz burocracia. Você seleciona o(s) arquivo(s) que deseja enviar, preenche o e-mail de quem irá receber o link de download, digita o seu e-mail (não é verificado) e pronto.

Um bom ponto positivo do serviço gratuito é que ele envia uma mensagem para o seu e-mail avisando se o destinatário já baixou o arquivo. O único defeito visível do serviço é o limite de peso: apenas 2GB de arquivos podem ser enviados de cada vez.

Seus arquivos permanecem disponíveis por uma semana no plano gratuito. Após esse prazo, eles são apagados.

Tempo de upload:  39 minutos (nota 9)

Tempo de download: 6 minutos (nota 7)

Facilidade de cadastro: 10

Extras: 8

Nota final: 8,3

3. Attachedin

Praticamente um clone do WeTransfer, funcionando exatamente da mesma forma: você digita o seu e-mail (não é verificado), seleciona o(s) arquivo(s) que deseja enviar, preenche o e-mail de quem irá receber o link de download e pronto. A desvantagem aqui é a interface em inglês, mas com tão poucos elementos para interação, não chega a ser um inconveniente. Em contrapartida, enquanto o WeTransfer deixa você encarando um fundo cinza durante o longo upload, o Attachedin fica alternando paisagens turísticas belíssimas no fundo da tela. Pode parecer um detalhe bobo, mas demonstra um mínimo de empatia com o usuário.

Da mesma forma, ele envia uma mensagem para o seu e-mail avisando se o destinatário já baixou o arquivo.

Também é limitado a apenas 2GB de arquivos por envio e o que foi enviado tem prazo de validade de 7 dias, podendo ser estendido mediante planos pagos.

O nome do arquivo não é preservado no download. Em nosso teste, enviamos teste.zip e baixamos AttachedIn_ONUY4w6j6FJM3NY_1.zip! E dentro dele estava o teste.zip…

Há links patrocinados na tela de download que podem confundir o usuário desavisado.

Tempo de upload: 36 minutos (nota 10)

Tempo de download:  7 minutos (nota 6)

Facilidade de cadastro: 9

Extras: 6

Nota final: 7,8

4. Rapidgator

rapidgator

O primeiro entrave deste serviço é que o registro é obrigatório. Sem criar uma conta, nada de upload para você. O segundo entrave é que a mensagem de e-mail que eles enviam para você tenta induzi-lo a se cadastrar em outro serviço, provavelmente um afiliado. Não precisa. Nem abra o e-mail de confirmação, apenas siga usando. O limite de envio e armazenamento é 500Mb. O que nos levou a criar outro arquivo de teste, já que o original tem 541Mb precisamente falando. Nosso plano era baixar o arquivo, apagá-lo e enviar outro arquivo com 41Mb para contabilizar o tempo de forma justa com os outros serviços.

Mas o download diferencia usuários comuns de usuários Premium (que pagam). No modo gratuito, tivemos que esperar 45 segundos para que o link de download aparecesse! Esse tempo seria acrescentado ao resultado final. Depois, fomos apresentados a um CAPTCHA e pelo menos dois anúncios em popup.

Mas o terceiro e definitivo entrave é que na modalidade gratuita, a velocidade de download é limitada também. Muito limitada. A estimativa de conclusão, de acordo com o navegador, era de 3 horas e 55 minutos(!) para o arquivo de 500Mb. Aguardamos 20 minutos para ver se acelerava um pouco, mas só foi possível baixar menos de 10% do tamanho total do arquivo. Interrompemos o teste.

Nota final: zero

5. DropSend

Tamanho não é problema com o DropSend, onde é possível enviar arquivos de até 4GB de uma única vez. O processo de envio é similar aos demais, onde você preenche o seu e-mail, o e-mail do destinatário e seleciona o seu arquivo. Também é possível customizar a mensagem do e-mail e o assunto. Entretanto, ele acrescenta uma camada a mais de complicação com um CAPTCHA simples que dificilmente afastará robôs, mas funciona como uma etapa desnecessária para humanos. O upload acontece em uma janela pop-up.

Nos bastidores, o DropSend acaba criando uma conta e uma senha para você, quer você queira, quer não. Os dados de login são enviados para o endereço de e-mail que você forneceu como remetente. Assim, você tem acesso a uma interface que lista todos os arquivos que você gerencia, mas também significa que o seu limite de 4GB é global por conta de e-mail utilizada e até cinco envios no plano gratuito.

Os arquivos que você subir para a nuvem ficam disponíveis para download por 7 dias somente e apenas dez vezes.

Tempo de upload: 37 minutos (nota 10)

Tempo de download:  10 minutos (nota 5)

Facilidade de cadastro: 8

Extras: 4

Nota final: 7

6. WikiSend

Este é o serviço com o visual mais arcaico do lote e com uma limitação violenta de apenas 100Mb por arquivo enviado. Pior: não é possível enviar mais de um arquivo em um único upload. Tivemos que quebrar nosso arquivo em seis pedaços, enviar um por um e somar os tempos de envio. No quinto pedaço, o serviço travou e ficamos tentando até conseguir.

Em termos de burocracia é o mais simples de todos: você não precisa preencher seu e-mail, nem o do destinatário. A única opção para usuários não-registrados é enviar o arquivo e nada mais, o que pode ser uma vantagem se o seu arquivo está dentro do limite draconiano de 100Mb e você está realmente com pressa.

Os arquivos enviados podem ter algumas propriedades alteradas depois do envio, como nome e descrição, e serem protegidos por senha. Você pode configurar o tempo de expiração dos envios, de 1 a 90 dias, sendo que arquivos com validade de até 7 dias são baixados com velocidade máxima, enquanto arquivos mais duradouros são classificados de outra forma e tem a banda reduzida.

Não houve limitação de número de downloads na hora de baixar as seis partes diferentes.

Tempo de upload: 42 minutos (nota 8)

Tempo de download:  3 minutos (nota 10)

Facilidade de cadastro: 10

Extras: 6

Nota final: 8,6

7. Mediafire

Se o WikiSend é mais feio que bater na mãe, o MediaFire dá um show de design. O que não significa que seja necessariamente melhor.

Para começar, você é apresentado primeiro aos planos disponíveis e depois é obrigado a realizar um cadastro para subir seus arquivos. Na terceira tela, ele sugere que você baixe o programa para desktop, o que não é nosso objetivo aqui. No rodapé da página, o link para o endereço onde é possível fazer uploads pelo navegador mesmo. Apesar da complicação, parece que o envio pode ser pausado e recomeçado à vontade, uma vantagem rara nesse tipo de serviço.

mediafire

Sem pagar nada, você tem direito a 10GB de armazenamento, com direito a pastas e interface de gerenciamento. O MediaFire também conta com aplicativo móvel, sendo uma solução mais robusta do que o tradicional envia-baixa.

Para baixar o arquivo, é necessário resolver um CAPTCHA e a interface é repleta de anúncios, embora não cheguem a confundir o usuário.

Tempo de upload: 53 minutos (nota 7)

Tempo de download:  9 minutos (nota 6)

Facilidade de cadastro: 5

Extras: 6

Nota final: 6,1

8. Sendspace

Apesar de estar na Internet desde 1995, o que o torna um dos raros pioneiros ainda na ativa em termos de armazenamento na nuvem, o Sendspace parou no tempo e tem um limite desagradável de apenas 300Mb por arquivo enviado. Isso nos obrigou a quebrar nosso teste.zip em mais de uma parte para testar a velocidade do serviço (o tempo computado abaixo é para o envio e download de todas as partes). Como sempre acontece nesses casos, o limite é restrito apenas aos usuários gratuitos. Nos planos pagos, o limite é bem maior. Felizmente, é possível enviar todos os pedaços em um único upload.

Em compensação, o Sendspace tampouco precisou de registro para fazer um upload básico. É só selecionar os arquivos desejados ou arrastar-e-soltar para a página. Você preenche então seu e-mail (não é verificado) e o e-mail do(s) destinatário(s). Também é possível acrescentar uma pequena descrição para cada arquivo enviado. Ao concluir o upload são gerados links para compartilhamento e atalhos para mídias sociais.

Seus arquivos permanecem disponíveis por pelo menos 30 dias no plano gratuito. Após esse prazo, eles são apagados se não tiverem mais nenhum download no período. Há muitos banners na tela de download que podem confundir o usuário desavisado (incluindo um popup) e não é possível baixar mais de três arquivos simultâneos.

Por estar há mais tempo no mercado, o Sendspace também oferece outras comodidades como um programa para Windows, um aplicativo para Android, integração com Dropbox e outras funcionalidades. Nem todas essas opções estão disponíveis para usuários gratuitos.

Tempo de upload: 36 minutos (nota 10)

Tempo de download:  3 minutos (nota 10)

Facilidade de cadastro: 9

Extras: 7

Nota final: 9,3

9. Turbobit

Existe um limite de 200Mb por arquivo para usuários não-registrados nesse serviço. Novamente, vamos recorrer ao particionamento para executar nosso teste. Felizmente, é possível pegar todos os seis pedaços que criamos anteriormente e enviá-los de uma única vez, já que o limite não é global. O sistema do Turbobit enfileira os uploads automaticamente (o envio paralelo também é exclusivo para usuários registrados).

Você não precisa inserir nenhum e-mail no banco de dados deles e os links dos arquivos enviados são gerados ao final do upload.

O grande entrave do Turbobit é o processo de download gratuito: a velocidade é muito limitada, você precisa esperar um minuto inteiro para o link estar disponível e a interface é sobrecarregada de banners e popups (a maioria deles tenta ludibriar o usuário para clicar). O usuário desavisado pode terminar com uma toolbar instalada no navegador ou coisa pior. O download de apenas uma das seis partes do arquivo, com menos de 100Mb demorou mais de 15 minutos, quando o teste foi abortado.

Tempo de upload: 37 minutos (nota 10)

Tempo de download:  inviável (nota 0)

Facilidade de cadastro: 10

Extras: 6

Nota final:6

10. Senduit

Minimalismo também é a tônica do Senduit, com apenas duas opções na tela. Na primeira você seleciona o arquivo para enviar e na segunda você determina seu prazo de validade, com um mínimo de 30 minutos e um máximo de sete dias. Aperte enviar e pronto. Sem cadastro, sem e-mails, sem CAPTCHA, sem propaganda.

A simplicidade é uma faca de dois gumes e o usuário perde na barra de progresso, que não informa de verdade o progresso nem oferece uma estimativa do tempo restante para completar o envio. Para piorar a situação do Senduit, não há nada na página avisando sobre o limite de 100Mb por arquivo enviado. Descobrimos isso da pior maneira possível…

Mais uma vez, pegamos as 6 partes de nosso zip original e tentamos enviar. Entretanto, após três tentativas frustradas de enviar a primeira parte e que sempre terminavam em uma mensagem de dificuldades técnicas, nós simplesmente desistimos, com um prejuízo de mais de meia hora de trabalho perdido.

Nota final:zero

Conclusão

Pelo menos três destes serviços deveriam ter vergonha de estar operando e sua única razão de existir é tentar conseguir assinaturas ou impressões de banners: RapidGator, Senduit e Turbobit. Apesar de toda a popularidade levantada pelas polêmicas, o Mega não tem o melhor resultado nos testes, apesar de ser uma boa opção.

sendspace

O grande vitorioso é o veterano Sendspace, que não apenas oferece generosos 30 dias de validade para seus arquivos sem necessidade de cadastro, como também platinou no quesito velocidade, obtendo nota máxima para upload e download. Por outro lado, se o seu arquivo tem mais de 300Mb, seria uma boa ideia tentar uma alternativa para não passar pelo trabalho de dividir arquivos.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)
Notícias
10 visualizações
Notícias
10 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)

Carlos L. A. da Silva - 6 de dezembro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala
Dicas
10 visualizações
Dicas
10 visualizações

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala

Carlos L. A. da Silva - 4 de dezembro de 2019

Ninguém está livre de cair na mira de uma horda virtual e saber se defender é fundamental.

Conheça a diferença entre Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo
Artigos
15 visualizações
Artigos
15 visualizações

Conheça a diferença entre Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo

Carlos L. A. da Silva - 30 de novembro de 2019

Na linguagem coloquial, esses termos até se confundem mas, tecnicamente, não são a mesma coisa.

Mais publicações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10
Dicas
19 visualizações
19 visualizações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 28 de novembro de 2019
Tudo que você precisa saber sobre o USB4
Artigos
45 visualizações
45 visualizações

Tudo que você precisa saber sobre o USB4

Carlos L. A. da Silva - 25 de novembro de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (22/11)
Notícias
21 visualizações
21 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/11)

Carlos L. A. da Silva - 22 de novembro de 2019