0 Compartilhamentos 138 Views

10 truques do Google que você não conhecia

O Google é usado diariamente por quase todo mundo, mais seu vizinho: o ecossistema de busca é responsável por 90.8% de todas as pesquisas realizadas na internet e não estamos inventando esses números, eles vem de um levantamento recente.

Essa hegemonia da ferramenta e sua presença no dia a dia das pessoas não significa que os usuários estejam utilizando todo o potencial que ela oferece. Há mais na vida do que digitar qualquer coisa no campo de texto e apertar “enter”. Trazemos aqui dez dicas matadoras para que você se torne um NINJA das buscas, um guru das pesquisas, o senhor de todas as respostas:

1) O Básico

Desculpa se o que vamos dizer é na verdade algo que você já conhece, o que invalida o título do Artigo. Mas é impossível falar de dicas para o Google sem falar das dicas mais básicas que estão no mecanismo de busca desde sua concepção e, na verdade, já faziam parte do universo de buscas desde o tempo dos mainframes a vapor.

Se você está procurando por uma série exata de palavras, é recomendado colocá-la entre aspas para pesquisar a frase exata. Com a evolução do algoritmo do Google, hoje em dia há pouca diferença nos resultados com ou sem aspas, mas para determinadas frases as aspas ainda podem fazer muita diferença. Se você está atrás de uma frase específica, mas não se lembra de uma das palavras, substitua por um asterisco.

Se você deseja excluir um elemento, adicione um sinal de “” antes da palavra que não pode aparecer nos resultados.

Se você está familiarizado com operadores booleanos, o Google aceita esse tipo de recurso. O uso de um AND entre duas palavras especifica para a busca que você deseja que as duas palavras obrigatoriamente apareçam no resultado. Já um OR informa ao Google que você busca resultados com esse ou aquele termo.

Exemplos:

  1. codigo fonte
  2. “codigo fonte” (perceba que não há tanta variação no uso da aspa)
  3. “codigo fonte” -php
  4. codigo AND fonte
  5. codigo OR fonte

2) Encontre sites relacionados

Ao digitar related:domínio do site (não pode haver nenhum espaço entre os dois pontos e as palavras), o Google irá apresentar sites semelhantes ao domínio pesquisado, o que pode oferecer uma visão mais ampla de determinado assunto e até revelar sites relacionados que você não conhecia. Estamos tristes que o Google não reconhece o Código Fonte (talvez por não termos concorrentes!), mas você pode testar esse exemplo com Microsoft.com!

3) Busca em jornais de papel

O Google não é apenas o senhor de toda a internet mas também substituiu com folga a boa e velha pesquisa por jornais amarelados na sua biblioteca local (lembra dela?). O mecanismo de busca possui um banco de dados separado, mas extremamente útil, com o conteúdo escaneado de milhares de periódicos do mundo inteiro, incluindo do Brasil. Acesse news.google.com/newspapers para descobrir uma vasta fonte que não estaria disponível de outra forma.

4) Busque por essa imagem

Uma das melhores armas contra notícias falsas e boatos de todo tipo é a ferramenta de pesquisa por imagem do Google Images. Pode até ser que você utilize a busca diariamente digitando os termos que você deseja, mas você sabia que pode arrastar e soltar uma imagem para o campo de pesquisa para encontrar imagens similares? É um bom caminho para não apenas encontrar a origem de uma foto “polêmica” como também um recurso para localizar versões de maior resolução de uma imagem que você precisa.

Se você utiliza o Google Chrome, o navegador possui nativamente uma funcionalidade parecida: ao clicar com o botão direito em qualquer imagem disponível em uma página, você pode escolher a opção Procurar imagem no Google para automaticamente realizar uma pesquisa baseada naquela figura.

5) Busque por arquivos específicos

O Google não serve apenas para encontrar imagens e páginas da web. Você também pode procurar documentos PDF, apresentações em Powerpoint e outros formatos pesquisáveis adicionando um parâmetro. Por exemplo, adicionando filetype:pdf (ou a extensão que você deseja pesquisar), você irá limitar os resultados a arquivos PDF que contenham o termo pesquisado.

6) Busque usando a sua voz

Esse é um truque que alguns usuários de dispositivos móveis já conhecem: usar a própria voz para fazer uma pesquisa no Google. Mas você sabia que esse recurso também funciona no desktop? Abra a página inicial do Google no seu navegador e clique no ícone do Microfone na caixa de busca para abrir uma página separada que irá aguardar seu comando de voz para iniciar uma pesquisa. Dependendo das configurações de segurança do seu navegador, será necessário concordar com que o Google tenha acesso ao seu microfone.

O recurso no desktop não tem o mesmo poder de inteligência artificial do Google Assistant ou do Google Home, mas pode ser uma mão na roda quando se está com as mãos ocupadas ou não se sabe a grafia de um determinado termo, mas apenas a pronúncia.

7) Previsão do Tempo

Existem sites específicos para isso, mas se você não conhece ou precisa de uma previsão rápida se vai chover ou se vai fazer aquele calor infernal no final de semana, o Google te responde em alguns segundos (vai depender da conexão aí da sua casa). Basta digitar: clima rio de janeiro, substituindo a cidade, é claro. A menos que você more no Rio de Janeiro ou queira passar um tempo no Rio de Janeiro (o que eu recomendo, segue sendo uma Cidade Maravilhosa, apesar dos percalços).

8) É Dicionário Também!

Quem anda com um dicionário por perto hoje em dia? Mesmo aqueles pequenos são na verdade uns tijolinhos que ocupam muito lugar na bolsa. Mas o Google quer facilitar sua vida e acaba se tornando também um excelente substituto para uma pesquisa rápida pelo significado de uma palavra. Basta digitar define: antes da palavra que você quer saber.

De quebra, o Google ainda pode oferecer termos relacionados, sites, dados etimológicos e mais informação que um dicionário de papel poderia.

9)  Faz (conversão de) Dinheiro!

Se o Google (ainda) não imprime dinheiro pra você (até porque seria crime), ele pode pelo menos fazer a conversão automática de moedas. Vale lembrar que existem diferentes tipos de câmbio, então não confie totalmente seu dinheiro e encare o resultado como uma estimativa antes de correr para a Casa de Câmbio. Se você quiser uma conversão rápida e prática, basta digitar o valor, a moeda original, mais o termo “para”, mais a moeda para a qual você quer converter. Por exemplo: 100 dólares para reais.

Mas o Google não converte somente moedas. O mesmo processo vale para distâncias, pesos, volume e outras conversões matemáticas. Por exemplo, quer saber como a conhecida velocidade de 88 milhas por hora de De Volta Para o Futuro converte para o nosso km/h? O Google converte para você.

10) Divirta-se

No tédio do final de expediente, trabalho todo feito, cronograma adiantado, cliente atrasado ou no recesso do seu lar, o Google também serve para quebrar a monotonia! Os programadores do Google são mais desocupados que você e colocaram várias brincadeiras no mecanismo de pesquisa.

Se você for ao site Google Images e pesquisar por atari breakout, a própria página irá se transformar em um partida do icônico clássico dos videogames. Duvida? Você pode utilizar esse atalho aqui e conferir com seus olhos.

Outro jogo clássico que também marca presença no buscador é o Pac-Man. Basta digitar o nome do jogo para ter acesso a um doodle publicado em 2010 mas que ainda funciona e diverte.

Mas nem só de títulos de quarenta anos atrás é feita a nostalgia do Google e você irá descobrir digitando zerg rush na caixa de busca. Uma avalanche de “O”, representando  os alienígenas da franquia StarCraft, irá atacar sua página e você precisará defendê-la com cliques antes que eles devorem tudo!

Tiraram Paciência do seu Windows? Isso deveria ser um crime federal, mas você pode encontrar o jogo no Google digitando solitaire, o nome do jogo em Inglês.

Não curte jogos eletrônicos? É mais tradicional? O jogo da velha também está no Google!

Cansado de joguinhos? O Google também escondeu alguns truques que é melhor não explicar para não estragar surpresa… experimente pesquisar por esses termos:

  • Askew
  • do a barrew roll
  • conway’s game of life
  • blink html

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/12)
Notícias
18 visualizações
Notícias
18 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/12)

Carlos L. A. da Silva - 7 de dezembro de 2018

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Entenda o formato de imagem WebP
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Entenda o formato de imagem WebP

Carlos L. A. da Silva - 6 de dezembro de 2018

Formato de imagem criado pelo Google promete entregar imagens mais leves sem perda visível de qualidade.

Descomplicando Branches no Git usando VS Code // Mão no Código #6
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,813 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,813 visualizações

Descomplicando Branches no Git usando VS Code // Mão no Código #6

Thais Cardoso de Mello - 6 de dezembro de 2018

Veja de uma forma prática, como desenvolver ao mesmo tempo várias features e levá-las até a branch master.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

NoSQL // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,818 visualizações
1,655 compartilhamentos6,818 visualizações

NoSQL // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 3 de dezembro de 2018
Orgulho polonês: a história da desenvolvedora CD Projekt RED
Artigos
18 visualizações
18 visualizações

Orgulho polonês: a história da desenvolvedora CD Projekt RED

Carlos L. A. da Silva - 3 de dezembro de 2018
Promoções de Jogos do Final de Semana (30/11)
Notícias
19 visualizações
19 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (30/11)

Carlos L. A. da Silva - 30 de novembro de 2018