0 Compartilhamentos 91 Views

18 plugins de jQuery que você deveria experimentar em 2018

2 de fevereiro de 2018

Em 2018, se completam 12 anos da criação do jQuery e sua popularidade não dá qualquer sinal de recuo. Graças à criação de  John Resig, o desenvolvimento web e a própria navegação por parte dos usuários nunca mais foram os mesmos.

Permitindo incorporar com facilidade recursos antes limitados a aplicações completas e oferecendo aos criadores de conteúdo uma plataforma elegante para a implantação de funcionalidades poderosas sem que fosse necessário reinventar a roda, o jQuery se tornou uma ferramenta valiosa demais.

Para seus projetos desse ano, selecionamos 18 plugins dos mais diferentes tipos que poderão dar aquela mãozinha que você pode estar precisando:

1. Tabslet

Esse plugin para jQuery facilita a criação de áreas de conteúdo acessíveis por navegação em abas com uma solução leve e prática. Ele oferece suporte a controles de avanço e voltar, rotação, eventos customizados, links profundos e outros recursos.

2. nanoGALLERY2

Embora já existam inúmeras soluções de galeria de imagens, esse plugin para jQuery foi criado para reunir tudo que você precisa: implementação simples, navegação em diversos níveis, efeitos nas thumbnailsslideshow, abertura com lightbox, tela cheia, paginação e até atraso no carregamento das imagens para economizar requisições.

3. Round Slider

Esse plugin para jQuery oferece um tipo de seletor diferente para seus projetos: um seletor circular interativo que permite escolher diferentes valores de acordo com a rotação do mouse. A solução pode ser customizada com CSS para se enquadrar em qualquer layout e não utiliza imagem alguma para ser gerado.

4. Timeline.js

Para quem necessita estabelecer uma linha do tempo cronológica para seu projeto, esse plugin de jQuery tem o suporte completo para esse tipo de navegação de conteúdo, arranjando os elementos e oferecendo uma linha visual por data para seus usuários.

5. Focuspoint

Layouts responsivos costumam cortar imagens inadequadas para o tamanho da tela, sem muito critério, às vezes ignorando a região mais importante de uma foto. Esse plugin para jQuery permite indicar qual área de uma foto deve ser focada no momento do ajuste, permitindo que a imagem mantenha seu sentido em qualquer dispositivo.

6. FitText

Esse prático plugin para jQuery é indicado para o uso de manchetes e títulos, assegurando que o texto se ajuste automaticamente e preencha toda a largura da tela, independente do dispositivo, melhorando os resultados em layouts responsivos.

7. Readable

Esse plugin de jQuery funciona como uma ferramenta para o desenvolvedor no momento de fazer a composição do design do texto, assinalando os limites mais adequados para a extensão de um parágrafo, para que não haja comprometimento da legibilidade do texto.

8. jInvertScroll

Cansado da tradicional leitura vertical de sites? Esse plugin para jQuery permite que seu conteúdo role horizontalmente acompanhando o movimento da roda do mouse, enquanto o fundo se ajusta ao movimento e adiciona uma ilução de profundidade de campo, como nos jogos de plataforma do passado.

9. Tilted page scroll

Esse plugin para jQuery oferece uma forma inusitada de visualização do conteúdo, adicionando profundidade em três dimensões a determinadas áreas, que passam a se curvar na medida que o usuário avança na navegação pela página.

10. Lettering.js

Para quem deseja um controle fino do letramento do seu layout, esse plugin para jQuery oferece a manipulação letra a letra do conteúdo, adicionando elementos importantes como aplicação de kerning, cores individuais e até mesmo eventos, sem perder a responsividade do design.

11. SVGMagic

Esse plugin para jQuery facilita o uso de imagens SVG, sem que o desenvolvedor precise se preocupar com o suporte nativo dos navegadores, oferecendo alternativas em PNG de forma automatizada.

12. Magnific Popup

Esse plugin para jQuery é mais uma excelente alternativa a outros similares para exibição de imagens na página. Embora não ofereça uma ampla gama de recursos, ele compensa essa falha com um ganho significativo de performance e experiência para o usuário, funcionando em um grande número de dispositivos.

13. Face Detection

O que esse plugin para jQuery oferece parece mágica: a capacidade de detectar e obter as coordenadas de rostos humanos em imagens e vídeos e sua manipulação em outras funcionalidades integradas, através de um algoritmo de aprendizado de máquina.

14. TwentyTwenty

Esse prático plugin para jQuery permite que sejam comparadas duas imagens: uma de “antes” e outra de “depois”, por exemplo. Sobrepostas, o usuário pode conferir as mudanças através do controle deslizante oferecido, acrescentando dinamismo a um processo que poderia ser feito somente com duas imagens lado a lado.

15. Typeahead.js

Esse plugin para jQuery foi criado pela própria equipe de desenvolvimento do Twitter e oferece uma ferramenta de auto-completar prática e funcional, que resgata dados de uma fonte externa e atualiza o conteúdo na medida em que o usuário digita em um campo de texto.

16. Slinky

Esse plugin para jQuery traz mais uma opção elegante de criação de menus para seus projetos, com suporte a submenus e animações suaves e rápidas e que pode ser útil em diferentes cenários.

17. Tooltipster

Por melhor que seja uma interface, ela sempre pode ser complementada com dicas para os usuários e esse plugin para jQuery vem para oferecer um amplo suporte a criação de dicas que aparecem quando necessárias, com diferentes configurações e ampla margem de customização.

18. Form Chimp

Nenhuma lista de assinantes de uma newsletter se completa sozinha e cativar o usuário para que se torne um assinante é um desafio constante. Integrando-se com o MailChimp, esse plugin para jQuery oferece uma solução leve e atraente para cadastrar usuários, totalmente configurável.

Você pode se interessar

Como funciona o SiteLock e por que seu site precisa desse serviço
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

Como funciona o SiteLock e por que seu site precisa desse serviço

Carlos L. A. da Silva - 18 de outubro de 2018

Segurança nunca é demais, mas não precisa ser nem algo complicado demais nem que exija muita demanda se você contratar o serviço certo.

Mercado Livre é a 7ª melhor empresa para se trabalhar no mundo 
Notícias
10 visualizações
Notícias
10 visualizações

Mercado Livre é a 7ª melhor empresa para se trabalhar no mundo 

Redação - 18 de outubro de 2018

A companhia está listada no ranking mundial do Great Place to Work, que analisou sete mil empresas para identificar as melhores segunda a avaliação de seus próprios colaboradores

Ambientes Back-End com Docker + VS Code // Mão no Código #3
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,814 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,814 visualizações

Ambientes Back-End com Docker + VS Code // Mão no Código #3

Thais Cardoso de Mello - 18 de outubro de 2018

Neste vídeo, mostramos como é possível criar um ambiente de desenvolvimento bem rápido usando o Docker em conjunto com o VS Code.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Manifesto Ágil: Melhorando o refinamento e a autonomia de times
Artigos
389 compartilhamentos7,553 visualizações
389 compartilhamentos7,553 visualizações
O adeus a Paul Allen
Artigos
11 visualizações
11 visualizações

O adeus a Paul Allen

Carlos L. A. da Silva - 17 de outubro de 2018
Bootstrap // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações

Bootstrap // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 15 de outubro de 2018
Promoções de Jogos do Final de Semana (12/10)
Notícias
14 visualizações
14 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/10)

Carlos L. A. da Silva - 12 de outubro de 2018