0 Compartilhamentos 115 Views

30 dicas de carreira de um desenvolvedor de 30 anos

O começo de qualquer carreira pode ser bastante intimidador. Entretanto, chegar ao meio também traz uma série de dúvidas: é a hora de olhar para tudo que já foi realizado, olhar para frente e reavaliar suas escolhas. Equívocos foram cometidos, mas também acertos e esse é o momento de pesar prós e contras.

Muitos são os desenvolvedores que estão passando por esse mesmo momento e sempre é possível obter sabedoria dos seus pares.

Periklis Gkolias é um engenheiro de software grego apaixonado por Python e colaborador do livro coletivo Your First Year in Code, dedicado para quem está começando a carreira em desenvolvimento. Em um artigo publicado na internet, ele relata o que já aprendeu aos 30 anos e o que isso pode influenciar em seu futuro profissional.

Com sua autorização, traduzimos e reproduzimos o artigo na íntegra:

“Eu fiz 30 anos, alguns dias atrás. Uma década interessante, em que eu fiz e aprendi muitas coisas, chegou ao fim. Eu costumo acompanhar essas “lições de vida”, então pensei que seria uma boa ideia divulgar as mais relacionadas à nossa vida profissional como engenheiros de software.

Aqui vamos nós:

1) Trabalhe realmente duro

Ninguém lhe concederá uma promoção, aumento salarial ou uma posição melhor por nada. E trabalho duro e simples não é suficiente; você precisa ser eficiente também.

Trabalhar duro e não entregar valor não é útil para ninguém, tirando as pessoas que contabilizam produtividade pelo número de horas em que você se senta na cadeira.

E, falando nisso, você precisa evitar essas pessoas, as empresas para as quais trabalham são geralmente super-tóxicas e o tornam infeliz. Felizmente, esses estão se tornando extintos em nosso campo.

2) Não se fixe em linguagens de programação

Não faz sentido ligar muito para uma linguagem. A maioria delas trabalha com os mesmos princípios e apenas faz certas coisas melhor do que outras (o que é obviamente importante). É por isso que temos muitas, porque nenhuma linguagem é perfeita.

Certifique-se de conhecer pelo menos uma linguagem de cada paradigma. Por exemplo funcional, orientada a objetos, etc.

3) Aprenda uma nova linguagem de tecnologia a cada ano

Tente aprender uma nova linguagem (de preferência, uma linguagem popular e que o tire da zona de conforto) todos os anos para manter seu cérebro afiado e acompanhar as tendências do mercado.

Além disso, se você encontrar valor na linguagem que aprendeu, poderá propor como uma ferramenta para um determinado problema em sua empresa.

4) Assuma total responsabilidade por sua carreira

Você teve uma infância difícil, seu ex-gerente (ou o atual) foi um idiota, você teve 5 divórcios em 3 casamentos diferentes e o framework web que você investiu 2 anos para dominar não é mais popular. As coisas estão uma bagunça na sua vida. Não há positividade ao redor.

Mas você é um adulto e deve travar essa batalha sozinho. Ter um passado difícil não é desculpa para não ser o seu melhor agora. Concentre-se no que você pode fazer para melhorar as coisas e…

5) … não se preocupe com as coisas que estão fora do seu controle

Apenas se preocupe em ter a resposta adequada a eles. Como mencionado anteriormente, o framework web que você investiu cerca de 3 anos para dominar não é mais popular. E daí? Aprenda outro. Talvez escolha um framework que pareça ter melhores perspectivas. E você precisará fazer isso algumas vezes na sua vida profissional.

Talvez o seu (amado) líder e amigo em tecnologia tenha deixado a empresa. É muito triste (aconteceu comigo no passado também), mas também é hora de se preparar e impressionar o novo.

Se você não pode lidar com isso, você pode deixar a empresa também. Mas por favor, por favor, por favor, não se preocupe com as coisas fora de seu controle. Em vez disso, ajuste sua resposta, pois o programa deve continuar.

6) Evite o ódio

Se alguém é melhor que você em algo, não os odeie, aprenda com eles. Consideramos pessoas que são melhores que nós como ameaças. Eu escolho tratá-los como fontes potenciais de melhoria e você deve fazer o mesmo.

Lembro-me de alguns colegas de antigos empregadores que eram extremamente bons para lidar com a pressão e encontrar soluções para problemas de gelo fino. Eu aprendi muito com eles, nunca senti inveja, porque sabia que poderia adquirir essa habilidade também.

Cuidado, se por algum motivo não houver pessoas melhores (tecnicamente) do que você por perto, é hora de encontrar um lugar melhor para você e sua carreira. Confie em mim que você não quer ser o melhor, a menos que seja o CTO ou algo semelhante. Mas mesmo assim, como diz o ditado comum, você precisa contratar pessoas melhor que você.

O ódio também pode arruinar sua vida pessoal, em termos de humor e reduzir a positividade em sua vida. Você não tem nada a ganhar odiando pessoas.

7) Busque responsabilidade e o dinheiro vem atrás

Fico triste que muitas pessoas se concentrem apenas em dinheiro e não desenvolvam um conjunto forte de habilidades e uma marca.
.
Quando você acha que terá melhores perspectivas monetárias no futuro: se você é um CTO desvalorizado ou um engenheiro Junior supervalorizado? Escolha seus trabalhos com sabedoria.

8) Se você negligenciar afiar suas habilidades, eles vão eventualmente te abandonar

Muitas pessoas pensam que um diploma em Ciência da Computação os transformou em algum tipo de príncipe / princesa, em que as empresas vão implorar para que se juntem a eles e tudo será entregue facilmente, apenas porque eles têm um pedaço de papel nas paredes.

Não me interpretem mal, acredito que um bom diploma pode lhe fornecer muitos conhecimentos úteis (eu tenho uma graduação e logo um mestrado em Informática), mas muitas pessoas param por aí.

É aqui que admiro programadores autodidatas. Eles podem não ter conhecimento de várias coisas teóricas da ciência da computação, mas sabem da pior maneira que ninguém lhes dará nenhum sucesso de graça.

Além disso, se você não sabe (no mínimo) algumas coisas básicas sobre as tendências mais populares, está fazendo algo errado. Você não precisa ser um especialista para ter uma ideia do mundo ao seu redor.

9) Hardware barato é barato no preço, na qualidade e arruína sua saúde também

Invista em um teclado, mouse e monitor acima da média. Sua carreira depende muito de suas mãos e olhos.

Ter fones de ouvido com cancelamento de ruído é ótimo, mas não os compre porque todo mundo os possui, se você não tiver um hardware de alta qualidade dos componentes mencionados anteriormente.

A menos que você esteja trabalhando em um ambiente extremamente barulhento, provavelmente não precisará usar fones de ouvido com cancelamento de ruído.

10) Dê uma volta e o problema se resolve

Ok, estou exagerando um pouco, mas quero enfatizar a necessidade do modo difuso, que Barbara Oakley explica em seu curso Aprendendo a Aprender (que eu recomendo).

Atualmente, as pessoas não dão muito valor ao modo difuso de pensar. Pelo menos, conheço apenas algumas empresas que aprovam dormir (ou outras atividades amigáveis difusas) durante o horário de trabalho, mas o fato é que precisamos de ambos. Na verdade, a famosa expressão “durma nela” está implicando a importância do modo difuso.

11) Invista uma parcela razoável do seu faturamento em educação profissional

Se sua empresa pode pagar esse valor, é ainda melhor.

O YouTube é um recurso fantástico de aprendizado, mas se você está realmente sério sobre seu trabalho e, é claro, sua renda permite, você deve ter uma assinatura de um serviço de treinamento de alta qualidade como O’Reilly / Pluralsight.

Encontre o método de aprendizado que você mais gosta e aprenda mais usando-o. Falando em educação profissional…

12) … evite empresas que não possuem uma política de treinamento

Eu posso estar sendo muito duro e tendencioso aqui. Você pode permitir exceções quando a empresa é relativamente nova no mercado ou tem pouco financiamento.

Dado que o campo exige renovação constante de seu conhecimento e atualização, costumo considerar seriamente as empresas que não possuem uma política de treinamento / educação adequada.

O mínimo necessário para uma política educacional adequada é que cada funcionário tenha um orçamento dedicado, que pode pelo menos cobrir (anualmente):

  • Participação de uma conferência
  • Compra de alguns livros
  • Compra de uma assinatura de um serviço de treinamento de alta qualidade, como a O’Reilly Learning
  • Realização de uma certificação

Obviamente, a maioria das pessoas não fará tudo isso em um ano, por muitas razões; talvez porque tenham se estabelecido ou porque tenham uma família e não possam dedicar muito do seu tempo livre, mas o fato é que a empresa não deve ser um obstáculo se o empregado quiser fazê-lo.

Sou mais exigente para as grandes empresas, onde esperaria (adicionalmente) algumas palestras convidadas no local, especialmente em assuntos críticos do domínio. Por exemplo, se a empresa está migrando para o Scrum, é bom trazer um coach Agile para preparar o cenário.

13) Use as melhores ferramentas que seu dinheiro pode comprar

Por exemplo, seu IDE. Na mesma lógica que no hardware; não fique barato no seu IDE. Como é dito no livro pragmático do programador, escolha um editor e aprenda-o muito bem. Ferramentas de alta qualidade podem literalmente economizar horas.

Não esqueça que o dinheiro é praticamente um tempo comprimido. Você paga um preço monetário mais alto agora e economiza tempo mais tarde.

14)  Ignore a motivação

As pessoas tendem a confiar fortemente na motivação para seus objetivos importantes na vida. A motivação é ótima, mas ainda é um sentimento. E, como todos os sentimentos, eles vêm e vão.

É melhor você ter uma maneira mais ideal de se orientar (como a vida dos seus sonhos ou uma visão como discutida no próximo ponto), sobre o que precisa ser feito, pelo menos sobre as coisas importantes da vida.

É fácil colocar seu rosto sorridente quando tudo está indo bem, mas o que você faz, quando nada pode motivá-lo e você está se aproximando de um estado de desgaste total quando nada mais é fascinante?

15) Mantenha a chama dentro de você viva, a qualquer custo

Embora eu não recomende a sua motivação para progredir em sua carreira e em sua vida em geral, eu insistiria em ter uma visão para sua carreira.

Você deve ter uma visão total de onde deseja ir, para saber se todas as decisões tomadas (não apenas em termos de carreira) farão com que seu navio se mova mais rápido e com mais segurança. Como costumavam dizer os famosos medalhistas britânicos em 2000, isso tornaria o barco mais rápido?

16) Entenda que tipo de empresa se encaixa melhor em você e se concentre em conseguir empregos semelhantes

Startups, empresas de médio porte e grandes corporações são muito diferentes em termos de benefícios e pontos negativos.

O fato de você ter feito um bom trabalho em uma grande corporação, não significa que você irá lidar com incêndios todos os dias nas startups.

Faça a pesquisa e certifique-se de entender o que você tem agora, o que obtém e o que perde, em cada escolha. Infelizmente, não há bala de prata.

17) Ter um ótimo gerente é o melhor denominador para ter uma vida profissional saudável

Você provavelmente já sabe disso; se você tiver um gerente de apoio com quem possa se comunicar de maneira eficaz e gostar das tarefas que tiver em seu trabalho, seria uma bênção.

As pessoas não deixam empresas, as pessoas deixam seus gerentes. Verifique se o seu gerente tentará fazer com que você aproveite a sua estadia. Idealmente, faça-o antes de aceitar uma oferta.

18) A única maneira de garantir que você sabe algo é ensinar

Essa é a razão pela qual eu comecei a blogar.

Se eu aprender algo interessante (mesmo como parte do meu plano de treinamento pessoal ou no trabalho), tento explicar por meio do meu blog (mesmo que meu mestrado tenha me levado a reduzir a frequência de postagem).

Eu acho que funciona muito bem. Pelo menos para mim, nunca perguntei aos meus leitores 🙂

19) Se você parar de aprender, você já está obsoleto

Os salários relativamente altos que estão conectados ao setor de software estão correlacionados (entre outros) com o nível de mudança que ocorre nesse campo. O setor está se movendo tão rápido que, se você parar de aprender, já estará obsoleto.

Isso não significa que você deva passar todas as horas acordadas lendo e codificando, mas não vá para o outro extremo em que você se estabeleceu e negligenciou as mudanças que estão acontecendo.

20) Consistência é melhor que intensidade

Conectado a sua mentalidade de aprendizado acima, ler sobre seu ofício de 30 a 40 minutos por dia é melhor do que passar o domingo inteiro na frente do monitor para sobrecarregar cargas de estudo irracionais.

Você sabia disso na faculdade, não sabia? Os níveis de estresse eram muito melhores quando você fazia sua lição de casa, pedaço por pedaço e não na última noite.

21) Primeiro, faça funcionar, depois faça certo e depois faça rápido

Essa famosa expressão de Kent Beck é um dos meus lemas favoritos (e do Unix). Estou chocado com a falta de pensamento pragmático no setor.

Pessoas dando muito destaque a espaços ou tabs, a snake case ou camel case, sobre como nomear uma interface etc. Ninguém (?) discorda de que essas são coisas importantes, mas são importantes apenas se tivermos algo que funcione.

O meu favorito é assistir as pessoas, colocando extensa documentação em código que nem sequer está compilando. Sejam pragmáticos, amigos.

22) Se você quer gastar tempo com suas mídias sociais, verifique se vale a pena

Siga ótimas pessoas que valem o seu tempo. Sigo muitas pessoas incríveis no Twitter, incluindo muitos co-autores do dev.to.

Mesmo não sendo extremamente ativo em tuitar, sempre fico feliz em ler as opiniões deles, mesmo que eu discorde, pois eles me dão uma ótima perspectiva.

23) Não tenha medo de fazer perguntas

Independentemente de sua posição na empresa, talvez você seja o proprietário ou o CTO, nenhum ser humano são espera que você saiba tudo. Pelo contrário, pesquisas mostram que as pessoas tendem a gostar mais de você quando você pede a ajuda delas.

Além disso, o campo da Ciência da Computação é tão grande que você NÃO PODE saber tudo. Assim como em qualquer outra profissão, com grandes níveis de bibliografia.

24) Teoremas e brainstorming não pagam as contas

Resultados sim. Clientes felizes e produtos de sucesso fazem isso. Você não está mais na escola. Ninguém se importa com sua abordagem romântica de codificação, teorias que não são mais aplicáveis a problemas da indústria ou seus “e-se”. Não estou dizendo que eles não são importantes, mas o mundo corporativo favorece resultados e não discussões abstratas.

É uma triste verdade. Se você não gosta disso, talvez a vida corporativa não seja para você. Prefira encontrar seu abrigo em um local ou universidade orientada para pesquisa e desenvolvimento.

25) Tente ter hobbies fora da área de software

Estou um pouco culpado por não seguir esse conselho ultimamente.

Entre um trabalho em tempo integral, treinamento físico e um mestrado, não posso dizer que tenho orgulho de mim mesmo aqui. Estou tentando corrigi-lo embora.

Isso ajudará você a evitar o cansaço e obter uma perspectiva diferente sobre as coisas.

Por exemplo, eu vi vários artigos sobre como conectar o modo difuso aprimorado de pensar (veja acima) ao tocar um instrumento.

26) Não seja opinativo em tecnologia

Eu não acho que isso precise de uma explicação. Existem várias alternativas em tecnologias de software, por um motivo. Pare de pregar uma ideologia ou tecnologia de programação específica, considerando-a a única solução. Na melhor das hipóteses, você parece irritante, na pior das hipóteses, ignorante.

27) Nunca aceite comportamentos socialmente inaceitáveis no seu local de trabalho

Sexismo, racismo, bullying, favoritismo contra sua carreira, não ser remunerado enquanto o chefe está de férias (eu experimentei isso pessoalmente). Existem empresas com pessoas sérias, maduras e profissionais que o respeitarão. Saia e encontre-os. Deixe o resto, aproveitando seu micro-universo, onde eles se sentem superiores e únicos.

28) Teste unitário é chato mas…

Pode salvar vidas quando as coisas estão ficando difíceis, como quando o produto está crescendo muito rapidamente, ou uma refatoração em grande escala está chegando.

Como em todas as coisas da vida, primeiro você semeia e depois colhe.

29) O gerenciamento eficaz de tempo / tarefa é mais importante do que você pensa

O gerenciamento eficaz de tempo / tarefa é igualmente ou mais importante do que aprender a tecnologia mais recente e mais avançada.

Por quê? Porque se você não pode usar suas habilidades para fornecer valor no prazo, ninguém se importa. Se você acha que não é bom nessa área, comece com a teoria GTD e 15 segredos de gerenciamento de tempo.

30) Não esqueça suas habilidades pessoais

A menos que você seja um freelancer aceitando lances sem rosto ou alguém que delegue as vendas e o tratamento de clientes para outras pessoas, você precisa disso.

Trabalhamos com pessoas o dia todo e precisamos saber como nos comunicar com eficiência e falar uma linguagem aceitável nos negócios, com respeito às pessoas que não são idênticas a nós.

Pode não ser um problema se todas as pessoas tiverem baixa competência em habilidades pessoais, mas como isso é um pouco distópico e eu pedi para você ser pragmático acima, você também precisa se aperfeiçoar nesse campo.

Conclusão

Obrigado por chegar até aqui, espero que tenha gostado das dicas acima. Se você tem alguma dica que seria útil para outros leitores, eu adoraria lê-las.”

Publicado originalmente como “30 Tips for Software Engineering Careers, After 30 Years of Life” em 26 de dezembro de 2019. Traduzido e republicado com autorização do autor.

Carregando...

Você pode se interessar

Como a Nvidia está usando rede neural no lugar de codecs de vídeo
Artigos
5 visualizações
Artigos
5 visualizações

Como a Nvidia está usando rede neural no lugar de codecs de vídeo

Carlos L. A. da Silva - 25 de novembro de 2020

Maxine é uma solução de aprendizado de máquina na nuvem que reduz a quantidade de dados transmitidos, deduzindo e gerando as partes que faltam.

Promoções de Jogos do Final de Semana (20/11)
Notícias
12 visualizações
Notícias
12 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (20/11)

Carlos L. A. da Silva - 20 de novembro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Top 10 soft skills para desenvolvedores
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Top 10 soft skills para desenvolvedores

Carlos L. A. da Silva - 20 de novembro de 2020

Não basta saber programar bem... confira o que as empresas também estão procurando em um profissional de desenvolvimento.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Como detectar um bloqueador de anúncios usando uma linha de Javascript
Dicas
17 visualizações
17 visualizações
Promoções de Jogos do Final de Semana (13/11)
Notícias
23 visualizações
23 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/11)

Carlos L. A. da Silva - 13 de novembro de 2020
Como extrair imagens de um documento Word/LibreOffice com inteligência
Dicas
20 visualizações
20 visualizações
Promoções de Jogos do Final de Semana (06/11)
Notícias
27 visualizações
27 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/11)

Carlos L. A. da Silva - 6 de novembro de 2020