0 Compartilhamentos 378 Views

5 atalhos matadores do Android

14 de novembro de 2018

Tem gente que vai dormir com o celular na cabeceira da cama e o celular é a primeira coisa que pega antes mesmo de levantar. O smartphone virou nosso assistente pessoal do dia a dia e nosso elo de ligação com o mundo conectado: são chavões nos quais a gente nem para para pensar mais porque passou a fazer parte do cotidiano.

Entretanto, se você possui um dispositivo Android, tarefas comuns do sistema podem ser acessadas ou realizadas mais rapidamente com o atalho certo. Em outras palavras, você pode usar seu celular todos os dias e nem desconfiar que pode usá-lo melhor ainda, com esses truques rápidos e práticos:

1) Clique duplo no botão de Ligar para ativar a câmera (Android 6.0 ou superior)

Um smartphone não seria um smartphone sem a câmera fotográfica e provavelmente o recurso é muito mais utilizado pelos usuários do que exatamente telefonar. Como o Android já sabe disso, existe um acesso rápido à câmera do dispositivo ali mesmo na tela de bloqueio, basta clicar e arrastar para ativar, sem nem precisar passar por todo o processo de desbloqueio.

Entretanto, existe um atalho mais rápido ainda que consiste em um clique duplo no botão físico de ligar do seu dispositivo para instantaneamente ativar a câmera, sem precisar arrastar nada e sem correr o risco de perder um segundo a mais do momento que se deseja registrar.

2) Pressione e segure o botão de reduzir volume para ativar o modo Sem Interrupções (Android 5.0 ou superior)

Se o seu celular apita a cada dois segundos com novas notificações e você precisa de tranquilidade para aquela reunião importante ou sessão de cinema, mas ao mesmo tempo não quer desligar o aparelho, é recomendado ativar o modo silencioso ou Sem Interrupções. Isso silencia chamadas, conversações, notificações e outros alertas do sistema de uma forma permanente ou por tempo determinado.

Existem diferentes caminhos para ativar esse recurso, mas o mais rápido é através desse atalho: pressione e segura o botão de reduzir o volume até aparecer a mensagem de ativação do modo. Para reverter o modo, basta fazer o caminho inverso, apertando o botão de aumentar o volume até algum valor acima de zero.

3) Entrar no Modo de Segurança (Android 5.0 ou superior)

Ninguém está livre de acidentalmente instalar um aplicativo nocivo, seja um malware intencional ou simplesmente um pedaço de software tão malfeito que trava o funcionamento do sistema. Existem recomendações de segurança para o Android, mas vamos supor que você as ignorou… não seria interessante se o sistema operacional móvel tivesse uma forma de reiniciar em Modo de Segurança, como o Windows?

Felizmente, esse Modo de Segurança existe e é fácil de ser acessado. Para reiniciar o sistema operacional nesse modo, basta iniciar o processo de Desligar o aparelho normalmente (segurando o botão Físico de Ligar). Entretanto, quando aparecer o menu de opções, você deve segurar (não clicar!) o botão de Desligar na tela até surgir a mensagem do Modo de Segurança e, em seguida, clicar em OK.

No Modo de Segurança do Android, apenas aplicativos do sistema serão ativados e qualquer aplicativo de terceiros não será iniciado ou estará disponível. Isso permite que você localize e remova potenciais ameaças ou aplicativos defeituosos usando as ferramentas do próprio Android. Para sair do Modo de Segurança, basta reiniciar o dispositivo normalmente.

4) Clique duplo no botão Quadrado para ativar o aplicativo anterior (Android 7.0 ou superior)

Multitarefa é uma dádiva que tempos atrás parecia um sonho distante para os usuários de smartphone… agora que nós temos isso, ela pode ficar ainda melhor com a vantagem de restaurar rapidamente um aplicativo anterior.

Antigamente, o usuário precisava clicar no botão de Aplicativos Recentes (o botão Quadrado do dispositivo), selecionar o aplicativo desejado e clicar nele. Três movimentos? Para que tanto, se pode ser feito rapidamente com um gesto só? Um clique duplo no botão Quadrado ativa automaticamente o aplicativo mais recente da lista.

5) Dois atalhos para tirar screenshots (Android 5.0 / Android 6.0 ou superior)

Ao contrário do Windows, não há um atalho óbvio ou tecla para capturar uma imagem da tela no Android. Mas isso não quer dizer que não seja impossível, apesar de tantas pessoas insistirem em usar um smartphone para tirar foto da tela de outro smartphoneJá contamos por aqui como funciona o atalho mais conhecido: aperte e segure ao mesmo tempo os botões físicos de Ligar e reduzir o volume até ouvir um som de fotografia.

Desde a publicação de nossa dica anterior e o advento do Android 6.0, o Google disponibilizou um segundo atalho para capturar a tela do seu dispositivo. Você precisa apertar e segurar o botão de Home para lançar o Google Now on Tap. Nessa tela lotada de informações sobre a atividade que você está realizando, existe um botão de compartilhamento que irá fazer uma captura automática da tela. A imagem gerada pode ser salva ou compartilhada com alguém.

Carregando...

Você pode se interessar

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Notícias
7 visualizações
Notícias
7 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021

A consultora de DevOps e evangelista Nana Janashia apresenta um passo a passo de tudo que você precisa saber para dominar o DevOps em 2021.

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil
Notícias
10 visualizações
Notícias
10 visualizações

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil

Redação - 23 de fevereiro de 2021

O Canal Código Fonte TV realizou uma pesquisa salarial com mais de 11 mil programadores brasileiros. Entre os dados coletados é possível analisar a média salarial por: tecnologia, idade, gênero, região, entre muitos outros insights.

Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021

Seus dados pessoais foram vazados e essa é uma verdade praticamente inevitável. A meta agora é minimizar os possíveis danos e cobrar autoridades.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Entendendo o elemento time em HTML 5
Artigos
19 visualizações
19 visualizações

Entendendo o elemento time em HTML 5

Carlos L. A. da Silva - 5 de fevereiro de 2021
Como cortar texto sem usar uma linha de script
Dicas
26 visualizações
26 visualizações

Como cortar texto sem usar uma linha de script

Carlos L. A. da Silva - 11 de janeiro de 2021
Como começar a programar
Artigos
32 visualizações
32 visualizações

Como começar a programar

Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2021
Como cancelar qualquer conta online para sempre
Dicas
33 visualizações
33 visualizações

Como cancelar qualquer conta online para sempre

Carlos L. A. da Silva - 30 de dezembro de 2020