Categorias

5 Ferramentas gratuitas para turbinar sua rede sem fio

O técnico acabou de sair da sua casa e o roteador está configurado. Você até lembrou de anotar a senha em um arquivo desta vez, ao invés de deixar só configurada nos computadores como daquela outra vez.

Mas será mesmo que você está aproveitando o máximo que sua rede Wi-Fi pode oferecer? É possível que você até já esteja seguindo nossas orientações para otimizar o seu sinal, mas ainda temos alguns truques na manga para turbinar sua rede sem fio.

Não importa se esta é a sua primeira Wi-Fi ou se você já é um veterano. Trazemos aqui 5 opções de ferramentas gratuitas para que você não tenha qualquer dúvida de que está aproveitando tudo que sua rede sem fio tem a oferecer.

Teste sua velocidade

speedtest

Você conhece aquela conversa mole de vendedor de banda larga pelo telefone. Tudo é sempre maravilhoso, seus vídeos vão carregar em segundos, você irá se tornar o rei dos jogos online, você vai poder baixar a discografia completa do Reginaldo Rossi antes que os advogados dele consigam ligar para a polícia. Mas esse é o serviço deles: te vender o peixe. Como bom consumidor, é sua obrigação ter certeza de que não está pagando por um serviço e recebendo outro bem abaixo do contratado.

Então, para ter certeza de que a velocidade que você está pagando é a mesma que está sendo entregue, você precisa fazer um teste. De preferência, na frente do técnico. Você pode dar boas risadas enquanto ele preenche o formulário de reclamação com os olhos cheios de lágrimas ou vocês podem se tornar bons amigos quando você confirmar que a banda larga voa mesmo.

O teste mais popular (e utilizado por técnicos honestos e prestativos) é o Ookla’s Speedtest.net. Sua interface é simples como apertar um botão e esperar a conclusão. Ao final do teste (que dever ser rápido, afinal é banda larga ou não é?), você terá um gráfico mostrando as velocidades de download e upload. Também disponível em forma de aplicativo para Android e iOS.

Quando o técnico for embora, para não alugar o rapaz e atrasar a instalação de outras pessoas, repita o teste em diferentes dispositivos em diferentes pontos de sua residência, para verificar onde o sinal é mais forte ou mais fraco. Você pode acabar concluindo que não é uma boa ideia checar o Facebook no smartphone lá da garagem.

Altere o canal

Não é comum, mas acontece: um vizinho seu ou colega de escritório pode estar com o roteador configurado para rodar na mesma frequência (ou canal que o seu). É um azar danado, em que um dispositivo acaba interferindo no outro e não fica bom pra ninguém. Mas a correção disso é simples: troque de canal.

wi-fi-channels

Já comentamos aqui com mais detalhes quando apresentamos o ViStumbler. Entretanto, se o único aparelho que acessa o Wi-Fi na sua casa é um dispositivo móvel, você irá precisar do Wifi Analyzer para Android ou AirPort Utility para iOS.

Google ao Resgate!

Então, você trocou o canal, seu laptop está localizado do lado do roteador, e ainda assim você está tendo problemas de conexão Wi-Fi? Você já tentou reduzir a negatividade na sua vida, ter uma atitude positiva? É bom, mas não vai resolver em nada seu problema de Wi-Fi. Para isso, você pode tentar agora um aplicativo desenvolvido pelo Google chamado Chrome Connectivity Diagnostics.

chrome-diagnostics

Este programa irá rodar um número de testes na sua conexão sem fio para tentar entender o que está acontecendo: tem conectividade com a Internet? tem conexão DNS? as portas certas estão abertas? o roteador está mesmo ligado? Depois destes testes, o aplicativo exibirá um relatório bem didático sobre o que está errado na sua rede sem fio. Clique no problema para obter um sumário do gargalo na rede e como pode ser possível resolvê-lo.

Transforme seu PC em um ponto de acesso

virtual-router

A esta altura do artigo, imagino que sua rede já esteja funcionando muito bem. Caso contrário, seria melhor ligar para o técnico voltar porque ele esqueceu alguma coisa fora do lugar.

Com a rede Wi-Fi tinindo em sua residência ou escritório, você pode pensar agora na possibilidade de transformar seu PC em um ponto de acesso. Eu sei, deu um trabalho danado para deixar o roteador funcionando como um ponto de acesso e agora eu estou dizendo pra você esquecer seu roteador e dar essa função para o PC. Mas tenho bons argumentos.

Primeiro, se o seu roteador não oferece acesso Wi-Fi porque é um modelo movido a manivela ou a operadora de Internet está cobrando os olhos da cara para te dar acesso Wi-Fi, este seria um bom momento para transformar seu PC em um ponto de acesso. Outro bom argumento é para quem trabalha ou mora em ambientes muito grandes (ou com paredes de chumbo) e precisa repetir o sinal. Ao invés de adquirir outro roteador, os dispositivos que precisarem de acesso longe do roteador principal poderão acessar a Internet através do ponto de acesso extra em que você irá transformar seu PC.

Já cobrimos esse tema com um pouco mais de detalhes antes ao apresentar o MyPublicWiFi. Mas você também pode utilizar os serviços de programas semelhantes, como o Connectify (gratuito para teste) e o Virtual Router (totalmente gratuito).

Uma só rede para todos governar

airdroid

Agora sim você tem o que pode se chamar de rede sem fio: vários dispositivos espalhados pela casa compartilhando a mesma conexão. Não, seu cunhado não conta. Mas você sabia que essa rede sem fio pode ser utilizado para algo mais do que baixar MP3s do Reginaldo Rossi da Internet? Também é possível que ela funcione igualzinho uma rede cabeada e que cada dispositivo (menos seu cunhado) fale um com o outro.

Entre PCs com Windows a melhor alternativa é usar o poder do Grupo Doméstico, funcionalidade introduzida pela primeira vez no Windows 7. Com ela é possível compartilhar impressoras, músicas do Reginaldo Rossi, vídeos do Reginaldo Rossi e documentos. Como se fosse aquela velha rede pré-histórica, com tudo ligado por cabos, lembra?

Para dispositivos móveis, existem ferramentas que permitem essa interação como o AirDroid, Pushbullet e o Doublou WiFi File Explorer.  Se você deseja manter uma pasta ou grupo de pastas sincronizadas entre todos os seus dispositivos, a melhor opção é o BitTorrent Sync.

Algumas destas opções nem mesmo precisam que você esteja na mesma rede para estar na rede! Confuso? Com alguns destes aplicativos, você pode acessar o conteúdo de seus aparelhos conectados em sua rede Wi-Fi mesmo estando do outro lado do país, em outra rede, sem fio ou não. É como ter uma nuvem privada em sua casa, acessível em qualquer parte do mundo.