O segundo maior mecanismo de busca do mundo não é o Bing. Desculpa aí, Microsoft. O segundo mais popular mecanismo de busca é o YouTube. E, se o seu conteúdo é predominantemente vídeo, então o YouTube é número um.
Milhões de pessoas usam o YouTube diariamente. Há alguns anos atrás, se você postasse um vídeo no serviço com a palavra-chave correta no título, ele poderia aparecer facilmente no topo dos resultados de pesquisa. Hoje em dia, há tantos vídeos sendo postados diariamente para o YouTube que a otimização para mecanismo de busca, ou SEO, se tornou uma parte vital do uso do YouTube também.
Reunimos aqui 8 dicas dos melhores especialistas para melhorar sensivelmente as chances de que seu vídeo ou canal seja encontrado (e visualizado)
1) Use palavras-chave em tudo
Não é porque não são mais a única solução que você deve negligenciar o poder das palavras-chave. Elas continuam sendo uma ferramenta importante em sua estratégia de SEO.
Atenção para algumas regras:
- Cuidado ao criar seus títulos: primeiro vem as palavras-chave, depois vem a sua marca.
- Inclua palavras-chave em suas tags e as palavras-chave mais importantes no começo do campo de tags. Inclua palavras-chave que sejam populares mas relevantes para o seu vídeo. Não faça spam: não repita tags ou use termos sem qualquer relação com o conteúdo. Use 12 ou mais tags
- Até mesmo o nome do arquivo original deve conter palavras-chave. Se você está publicando um vídeo sobre “Benefícios do SEO para Sites de Relacionamento”, então é melhor que o nome do arquivo seja algo como beneficios-do-seo.avi ou algo assim. Subir MOV0234.AVI para o YouTube não agrega relevância. O usuário pode não ver esse detalhe, mas o Google está vendo.
2) Closed Captions
Se você acredita que Closed Captions são apenas uma forma de acrescentar uma alternativa para quem não tem pleno domínio do idioma falado ou tem dificuldades auditivas, é melhor rever seus conceitos. Por quê? Porque o YouTube também indexa esse conteúdo!
Antigamente era um inferno adicionar CC a um vídeo. Você precisava especificar o começo e o fim de cada linha, um processo que poderia consumir horas. Recentemente, graças à tecnologia de reconhecimento de fala, o YouTube consegue identificar automaticamente esses pontos no meio do discurso e sincronizá-los com o áudio do vídeo.
Segundo os especialistas, um vídeo de um determinado tópico com CC é comprovadamente capaz de ter mais relevância aos olhos da busca do YouTube.
3) Adicionar o roteiro do vídeo na descrição
A menos que seu vídeo seja improvisado, é certo que ele está seguindo um roteiro. Uma excelente ideia é adicionar o roteiro à descrição para que o Google tenha ainda mais conteúdo relevante para indexar.
4) Gerar conteúdo continuamente
Publicar vídeos de qualidade regularmente no YouTube melhora seu ranking nos algoritmos de busca do YouTube. Como? Mais conteúdo leva a mais visualizações e mais relevância, que gera mais visualizações, em um ciclo crescente. É de interesse do YouTube que você continue postando vídeos e alimentando o próprio YouTube.
5) Interligue seu conteúdo
Certifique-se de incluir links para outros conteúdos que você publicou e qualquer outro conteúdo que possa ajudar os usuários a compreender melhor sobre aquele determinado tópico.
Se possível, use uma palavra-chave ou conjunto de palavras-chave nos links.
O algoritmo de pesquisa do YouTube favorece vídeos que estão ligados e geram tráfego para outras páginas dentro do próprio YouTube.
6) Participe da comunidade
Responda aos comentários nas primeiras horas após a publicação do vídeo. Construir um encadeamento de comentários rapidamente indica que o vídeo é ativo e seu produtor é participativo dentro daquele determinado tópico.
7) Aprovação da comunidade
“Curtidas”, “favoritadas” e inscrições no canal melhoram sensivelmente a percepção da busca do YouTube em relação ao seu conteúdo. Se a comunidade está aprovando, é provavelmente porque o conteúdo é relevante, conclui o algoritmo da busca.
Então, não se esqueça de realizar chamadas à ação dos espectadores, geralmente ao final do vídeo, sugerindo que eles aprovem o vídeo ou se inscrevam.
Da mesma forma, ter o seu vídeo inserido em Listas de Reprodução também funciona como um aval da comunidade, assim como receber respostas em vídeo.
8) Publicar vídeos em HD
Um truque pouco divulgado é a publicação de vídeos em High Definition.
A princípio, você pode imaginar que o YouTube não iria privilegiar vídeos em HD devido aos maiores custos de armazenamento e transmissão. Mas a verdade é que o YouTube tem uma quantidade absurdamente alta de recursos disponíveis, o suficiente para oferecer suporte a vídeos de alta resolução sem precisar se preocupar. A verdadeira razão pela qual o YouTube limita a duração dos vídeos publicados não é logística (há espaço e banda suficientes para suas necessidades), mas como forma de prevenção de publicação de filmes inteiros protegidos por direitos autorais. O próprio YouTube já confirmou isso.
Mas porque vídeos em HD deveriam ser considerados mais relevantes do que vídeos em SD? Porque se alguém está investindo recursos para criar um vídeo em HD, provavelmente o conteúdo também é mais trabalhado. Injusto? Pense em milhares e milhares de câmeras de celulares baratos injetando conteúdo de baixa qualidade no YouTube todos os dias.
Então, tente subir vídeos de 108op sempre que possível e, se você está produzindo um screencast ou vídeos de apresentações, 720p deve ser o mínimo.