0 Compartilhamentos 90 Views

8 dicas matadoras para o Google Maps

O Google conseguiu transferir sua tecnologia de pesquisa na internet para uma pesquisa no mundo real: quem nunca usou o Google Maps para encontrar o melhor caminho para um lugar ou achar uma empresa próxima ou a casa de um amigo?

Não há dúvidas que o Google Maps se tornou onipresente no dia a dia assim como a boa e velha busca na web, principalmente com sua integração com dispositivos móveis. Mas não há nada que seja bom que não possa ficar melhor ainda e por isso estamos trazendo 8 dicas matadoras para você tirar o máximo proveito da ferramenta. Confira:

1) Se torne um Guia Local

Assim como o Google abriu a base de dados do Google Maps para aceitar cadastro de empresas e lojas fisicamente localizadas nas ruas e avenidas, a iniciativa Local Guides funciona como uma oportunidade para o usuário comum contribuir com a plataforma enviando fotos, sugerindo alterações, esclarecendo dúvidas e até mesmo cadastrando seus locais favoritos e suas avaliações sobre os serviços oferecidos.

O programa é totalmente voluntário, mas os participantes podem acumular pontos e subir de nível até o estágio em que começa a receber benefícios do Google, como espaço adicional no Drive e convites para recursos exclusivos em fase de teste. Além disso, o trabalho de todos ajuda o Google Maps a se tornar uma ferramenta mais pessoal e útil para os demais usuários e para o comércio de sua região.

2) Encontre locais favoritos

Mas para onde vão as sugestões dos guias locais? Com o passar dos anos, o Google Maps se tornou muito mais do que um mapa de ruas e trajetos e se tornou uma espécie de enciclopédia de cada região e você pode acessar essa base de informações a partir da opção Explorar do menu lateral do aplicativo em seu dispositivo móvel.

Embora nem todos os locais já estejam mapeados com esse recurso, muitos lugares importantes trazem dados coletados com sugestões de outros guias, dicas, oportunidades, recomendações de restaurantes e serviços ao alcance da sua mão a partir da experiência coletiva de outros usuários do Google Maps. É possível encontrar boas opções de locais para um café da manhã, almoço, jantar ou apenas aquela “esticadinha” da happy hour para beber com os amigos nas imediações.

3) Volte no tempo

Para facilitar essa integração entre o espaço físico e o usuário, o Google Maps guarda registros de todos os lugares pesquisados e/ou visitados pelo usuário, de uma forma discreta e acessível somente para aquela conta. Se você visitou um restaurante excelente mas não consegue lembrar exatamente onde ele ficava, esse recurso da ferramenta pode ajudá-lo.

Essa função de Linha do Tempo está acessível no menu no aplicativo e na sua versão web também. O Google integrou o recurso com o Google Photos, de forma que é até mesmo possível rever as fotos tiradas por você naquela localidade.

Para quem se preocupa ao máximo com sua privacidade, seus rastros podem ser apagados no Gerenciador de Histórico do Google Maps. O ícone da Lixeira no canto inferior direito da tela permite apagar todo o histórico de uma vez só. Também é possível pausar a funcionalidade no Gerenciador de Atividades do Google. No aplicativo móvel, é possível controlar a funcionalidade através do menu Configurações | Histórico do Mapa.

4) Passeie sem sair de casa

Muita gente usa o Google Maps e ignora um de seus recursos mais poderosos: o Street View. A funcionalidade permite que você navegue em uma versão 3D fotorrealista das principais ruas e avenidas, como se você estivesse lá, na hora que o carro do Google passou. Essa proeza permite que você identifique, ao nível do chão, marcos e pontos interessantes que vão te ajudar a localizar o lugar quando for para lá.

Para ativar o recurso na versão web, basta clicar no bonequinho amarelo no canto do mapa e arrastá-lo até a rua desejada para ter uma visão completamente imersiva do lugar. Na versão do aplicativo, deve aparecer uma foto em miniatura do endereço, que permite a navegação em 3D na tela do aparelho.

Outra utilidade da ferramenta é permitir que o usuário visite um lugar distante em qualquer ponto do mundo com a mesma visão de quem está lá. Apesar do banco de dados do Google não ser atualizado em tempo real, pode servir como um ensaio para uma viagem ou passeio.

5) Antecipe engarrafamentos

Se o Street View não é em tempo real (e nem poderia ser!), existe pelo menos uma informação que o Google Maps oferece ao vivo e de extrema importância: as condições de trânsito das principais cidades do mundo. Esses dados são acessíveis instantaneamente através da opção Trânsito, tanto no aplicativo quanto na versão web do serviço, exibindo em tempo real como está fluindo o trânsito nas ruas e avenidas exibidas no mapa através de um esquema de cores.

Desta forma, ruas vermelhas estão congestionadas, com fluxo lento, descendo em grau de tráfego até o verde, com trânsito fluindo com tranquilidade. Além desses dados em tempo real, o Google Maps também é capaz de informar sobre as condições típicas de trânsito da região, baseado em uma média computada.

6) Envie para seu celular ou de outros

Para quem alterna o uso da ferramenta entre o desktop e o celular é bom saber que o Google integrou as versões da plataforma, de forma que não seja necessário reiniciar uma pesquisa quando se troca para o dispositivo móvel. Esse é um recurso muito útil para quem está planejando uma viagem ou um passeio.

Com a opção Enviar para o Smartphone, é possível disparar as informações diretamente para a versão do aplicativo no aparelho, para a conta de Gmail associada ou mesmo como uma mensagem de texto para o dispositivo.

Outra função similar e muito prática fica no botão ao lado: Compartilhar permite copiar o link exato do endereço com ou sem encurtamento, para enviar para visitas, parceiros, convidados ou quem precisar chegar àquele determinado endereço. Também é possível obter o código que permite embutir o mapa diretamente em uma página web.

7) Navegue sem conexão

De nada adiantaria toda essa integração entre a versão de desktop e a versão móvel do Google Maps se esse último não fosse capaz, de alguma forma, de acessar o conteúdo sem uma conexão com a internet. Em determinados lugares do mundo, não há uma conectividade de celular ou sinal de WiFi disponível ou o custo do plano de dados é elevado. Pensando nesses cenários, o Google Maps oferece uma opção de navegação sem conexão.

Para acessar esse recurso, é necessário ativar a opção Mapas off-line e fazer um download prévio da região de interesse. O próprio Google Maps oferece sugestões de lugares mais frequentados ou pesquisados, mas o usuário também pode realizar uma pesquisa e adicionar o mapa desejado.

Vale ressaltar que esse recurso consome espaço de armazenamento, uma vez que as informações serão guardadas no próprio dispositivo para consulta.

8) Conheça os atalhos de teclado do Google Maps

Aparentemente, quem utiliza o Google Maps está preso ao uso do mouse, certo? Errado. Como toda boa plataforma, o serviço usa e abusa de alguns atalhos de teclado para sua comodidade:

Setas: Navegar pelo mapa em todas as direções. Apertando duas teclas direcionais ao mesmo tempo é possível até mesmo avançar ou recuar na diagonal. Também funcionam na visão em 3D do Street View.

+/-: Permitem dar zoom ou afastar a visualização do mapa.

WASD (no Street View): Quem joga jogos em primeira pessoa já conhece essa combinação! As teclas permitem navegar no ambiente em 3D como se estivesse em um jogo, indo para frente, para trás, para esquerda e para a direita.

 

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/10)
Notícias
5 visualizações
Notícias
5 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/10)

Carlos L. A. da Silva - 12 de outubro de 2018

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como baixar a Atualização de Outubro do Windows 10 e como evitá-la
Dicas
10 visualizações
Dicas
10 visualizações

Como baixar a Atualização de Outubro do Windows 10 e como evitá-la

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2018

Atualização gigante do sistema operacional já está disponível, mas você pode adiantar a instalação. Ou suspendê-la, fica a seu critério. Aprenda com a gente!

Promoções de Jogos do Final de Semana (05/10)
Notícias
13 visualizações
Notícias
13 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (05/10)

Carlos L. A. da Silva - 5 de outubro de 2018

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

As 15 melhores telas de 404 da internet
Artigos
14 visualizações
14 visualizações

As 15 melhores telas de 404 da internet

Carlos L. A. da Silva - 5 de outubro de 2018
GitHub, GitLab ou Bitbucket? Qual nós usamos! // CAC #6
Vídeos
16 visualizações
16 visualizações

GitHub, GitLab ou Bitbucket? Qual nós usamos! // CAC #6

Vanessa Weber Fróes - 4 de outubro de 2018
O que é CGNAT e como isso pode afetar sua conexão de internet
Artigos
18 visualizações
18 visualizações

O que é CGNAT e como isso pode afetar sua conexão de internet

Carlos L. A. da Silva - 1 de outubro de 2018
Promoções de Jogos do Final de Semana (28/09)
Notícias
20 visualizações
20 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (28/09)

Carlos L. A. da Silva - 28 de setembro de 2018