Milhares de programas gratuitos estão disponíveis na internet para download. Você pode encontrar freewares tanto para OSX quanto para Windows ou Linux para desenhar e codificar websites. Temos aqui uma seleção de 8 ferramentas completamente gratuitas para diferentes plataformas para Web Designers e desenvolvedores. Esta seleção pode não ter tudo o que você precisa, mas podem se tornar opções viáveis e econômicas.
Notepad++
Eu imagino que um monte de desenvolvedores já conhecem o Notepad++ uma vez que ele é quase uma unanimidade no meio. Se você ainda não conhece, fique sabendo que é um autêntico canivete suiço de linguagens de programação. Com este programa open source, você pode desenvolver para a web ou montar aplicações inteiras em Java ou C++. A lista de funcionalidades de sintaxe é colossal.
Se você deseja saber mais sobre o programa, confira a lista oficial de funcionalidades e algumas das telas apresentadas. No momento o programa roda apenas em ambiente Windows e não há planos para outras plataformas. Ainda assim, ele é uma excelente alternativa para o Adobe Dreamweaver ou outros IDEs de alto custo.
NetBeans
Procurando uma solução gratuita de IDE que funcione em todos os sistemas operacionais? Então, você está procurando pelo NetBeans. Ele roda em Windows, Mac, Solaris e Linux e não custa um centavo. O programa tem suporte para uma infinidade de sintaxes e alguns frameworks terceirizados de Java/C++/PHP
Confira a última versão com mais informações e documentação sobre suas atualizações, com conteúdo em Português do Brasil. Toda a interface do programa foi traduzida para o nosso idioma e ele conta com um apoio forte da comunidade local. Em mais de um aspecto, o Netbeans se mostra uma solução universal para um ambiente de produção de código, independente das barreiras de língua ou sistema operacional.
Se você deseja participar da comunidade, será bem-vindo no fórum dos desenvolvedores para conseguir suporte ou contribuir com ideias. É possível também juntar-se ao time para corrigir falhas e ajudar a produzir novas versões.
E a imensa lista de plugins para o programa não para de crescer.
Amaya
O programa Amaya é na verdade uma nova encarnação de um antigo projeto iniciado pelo próprio W3C. Ele foi lançado originalmente em 1996 e passou por muitas atualizações desde então. Atualmente, o Amaya IDE está na versão 11.4 com suporte para Windows e Mac OSX.
Em termos de interface de ambiente de desenvolvimento, Amaya está um pouco atrás de seus principais competidores. Apesar da grife do W3C, orgão responsável pela criação dos padrões da web, não há nenhuma menção a HTML 5 ou CSS3 no Amaya. Mas é um programa robusto, livre de falhas graves e é oficialmente o programa de desenvolvimento da W3C, então, vale a conferida. Até porque não custa nada…
FileZilla
Em determinado ponto de seu trabalho, Web Designers e Desenvolvedores terão que usar um acesso de FTP para publicar o seu trabalho na web: você tem que subir os arquivos para o servidor remoto. Para um protocolo tão primordial e antigo, existem poucas opções gratuitas no mercado. Felizmente, FileZilla é uma excelente alternativa para usuários Windows.
O programa é gratuito para ser usado em qualquer ambiente e tem todas as funcionalidades básicas de que você necessita. Você pode armazenar configurações de acesso FTP de sites para conexões rápidas, pode programar longas sequências de arquivos para baixar ou subir e deixar rodando por um determinado período de tempo etc. Qualquer um que precise de um programa de FTP gratuito para Windows XP/Vista/7 deve ficar satisfeito com o FileZilla.
Cyberduck
Para quem utiliza o Mac OS X, Cyberduck é definitivamente o melhor programa gratuito de FTP. Você pode pegar o programa agora mesmo na Mac App Store. E também está disponível para Windows, se, por algum motivo, você achar que o FileZilla não foi do seu agrado.
A melhor característica do Cyberduck é a simplicidade da interface do usuário. Você pode identificar rapidamente os arquivos disponíveis em um servidor remoto, pode visualizar imagens antes de baixar e até mesmo realizar conexões diretas com serviços de armazenamento na nuvem como o Google Drive ou o Amazon S3.
GIMP/GimpShop
Algumas pessoas ficam confusas com as diferenças entre GIMP e GimpShop. Há também quem acredite que estes programas são exclusivos de ambiente Linux. Na verdade, ambos são editores gráficos, ambos são gratuitos para download e ambos também estão disponíveis para Windows e Mac OSX. Então, qual é a diferença?
GIMP significa GNU Image Manipulation Program, ou Programa de Manipulação de Imagem do GNU e foi o primeiro dos dois. Fãs do programa reconhecem sua interface diferenciada e as ferramentas tradicionais que envolvem o processo de edição de imagem.
Agora o GimpShop é um derivado criado para ter um visual mais amigável para quem está acostumado a trabalhar com o Adobe Photoshop. Para designers gráficos que já se acostumaram com a posição de ferramentas no layout da Adobe, podem se adaptar automaticamente ao programa, que traz as mesmas funcionalidades, nos mesmos lugares. E de graça.
Se você está indeciso sobre qual dos dois experimentar, eu diria: teste ambos e decida sozinho. Não há nenhum melhor ou pior do que o outro, uma vez que ambos realizam as mesmas funções com a mesma performance.
Inkscape
Inkscape é um projeto open source para editar gráficos vetoriais e uma excelente alternativa à supremacia do Corel Draw e do Adob Illustrator. Funciona em Windows, Linux e Mac.
A funcionalidade matadora do Inkscape é a possibilidade de trabalhar diretamente com gráficos vetorias no formato SVG. Graças ao trabalho de padronização da W3C, o formato tem recebido um grande suporte nos últimos anos, inclusive para ser integrado em páginas web sem necessidade de plugins. Navegadores mais recentes podem exibir gráficos em SVG e eles podem ser utilizados para diversos propósitos.
Greenfish Icon Editor
Esta última sugestão é exclusiva do Windows, mas também não realiza nada tão complexo que não possa ser obtido no GIMP ou GimpShop. Mas se você trabalha constantemente com ícones, uma ferramenta específica pode ser uma mão na roda. Com o Greenfish Editor você pode criar rapidamente pacotes de ícones que se enquadrem no layout do seu website.
O programa é 100% gratuito para usar e roda em todas as versões do Windows. O domínio completo de suas ferramentas pode demorar um pouco, mas o programa tem todas as funcionalidades que um Web Designer precisa para editar cada pixel de um ícone.
Considerações Finais
Existem milhares de programas gratuitos na internet e esta é uma seleção de apenas 8 deles. O importante é manter a mente aberta, experimentar possibilidades diferentes e encontrar a ferramenta que se adapte ao seu ambiente de trabalho, ao seu método de produção e, por que não dizer, ao seu orçamento. E para você, qual programa gratuito não pode ficar de fora de seu kit de desenvolvimento?