0 Compartilhamentos 213 Views

Aprenda a controlar seu consumo de dados no celular

Banda larga, banda estreita, 3G, 4G, não importa: o fato é que não importa a franquia de dados que você contrata com sua operadora, ela irá acabar quando você mais precisa. Principalmente quando “quando você mais precisa” quer dizer “sempre”. É foto para postar no Instagram, é Facebook para acompanhar, é conversa no WhatsApp que nunca termina, é a linha do tempo infinita do Twitter, é Tinder, é Tumbler, é o fim do caminho. E sua franquia estourou.

Enquanto a Justiça não decide se as operadoras podem simplesmente suspender todo o seu acesso à Internet ou somente reduzir sua velocidade que já não é aquilo tudo para algo que faria um modem de 1998 gargalhar, a verdade é que o consumidor não tem para onde correr. Os planos são caríssimos, a Internet é imensa, a necessidade constante.

screaming-smartphone

“Como assim, já acabou a franquia?!”

O que fazer? O recomendado então é ficar com um olho no padre e outro na missa, ou seja, curtir sua navegação normalmente, mas monitorando o tempo todo como sua franquia está se esvaindo progressivamente. Não podemos sugerir como navegar, mas podemos mostrar como controlar seu consumo de dados nos principais sistemas operacionais móveis.

Android

android-moneyDe longe, o sistema operacional que mais pensa em gente como a gente, que sofre, que rala, que corta o cafezinho para pagar uma franquia melhor. O Android já vem com suporte nativo e muito eficiente para controle de consumo de dados. Você pode inclusive estabelecer limites e ser notificado quando chegar perto.

  1. Navegue até Configurações | Uso de dados
  2. Especifique seu limite de dados arrastando a linha laranja no gráfico de consumo
  3. Configure quando começa e quando termina seu mês no gráfico de consumo

Você irá receber um alerta sempre que o limite estiver perto de ser atingido. O consumo de tráfego registrado pode variar de operadora para operadora.

iOS 7 e Superior

Recentemente, a Apple percebeu que apesar do preço exorbitante de seus aparelhos, parte dos seus consumidores precisa ficar regulando o consumo de dados. Talvez por estar pagando as prestações do novo iPhone ou talvez apenas porque os preços dos planos de dados no Brasil estão nas alturas. Então, existe nos dispositivos com iOS 7 e superior um controle nativo em Ajustes | Celular.

Infelizmente, é consenso que o nível de controle oferecido é insuficiente. E quando estamos falando do bolso dos consumidores, precisamos medir e controlar com precisão como e por onde a franquia está indo embora. Para isso, é possível instalar um aplicativo (gratuito, obviamente) para complementar o sistema operacional.

Uma excelente alternativa é o Onavo (também disponível para Android, se você deseja um nível de administração ainda maior que o nativo). Não por acaso o Facebook comprou a startup israelense criadora do aplicativo por 150 milhões de dólares em 2013.

onavo

Com o Onavo, é possível ter um panorama completo do consumo de dados do seu dispositivo móvel, regular quais aplicativos estão tacando fogo na sua franquia (e no seu dinheiro), quanto tempo você ainda tem na média atual de uso e muito mais.

Windows Phone

Desde a versão 8.1, o sistema operacional móvel da Microsoft também conta com um recurso nativo que dispensa a instalação de aplicativos de terceiros. Na verdade, é um aplicativo também, mas já vem instalado de fábrica, faz parte do sistema e atende pelo nome de Sensor de Dados. Sem custo algum, ele cumpre o necessário e ainda apresenta recursos avançados que estão presentes no Onavo.

Algumas operadoras podem configurar automaticamente o Sensor de Dados com suas informações de plano. Do contrário, você vai ter que inserir essas informações manualmente para que o Sensor de Dados possa começar a controlar quantos dados da rede celular seu telefone utiliza a cada ciclo de cobrança.

sensor-de-dados

O aplicativo também pode ser utilizado para compactar conteúdo da web, restringir o consumo de segundo plano e até adiar tarefas para quando você estiver dentro do alcance de uma rede sem fio fora da sua franquia. Mais detalhes do seu funcionamento podem ser obtidos na página oficial.

Mais Dicas

Confesse para nós: você passa a maior parte do tempo usando sua franquia para Facebook e WhatsApp. Se a resposta for “sim”, existem maneiras de reduzir o consumo de banda de dados. Desativar o download de vídeos e fotos é um bom caminho para reduzir esse escoadouro de franquia.

Aqui, ensinamos como desativar a reprodução automática de vídeos no Facebook. E aqui, como evitar o download automático de fotos e vídeos pelo WhatsApp.

Em tempo de vacas magras, qualquer quilobyte já está valendo. Então, use sua conectividade com moderação, controle seu consumo e economize dor de cabeça na fatura do mês seguinte.

Você pode se interessar

Como baixar o Windows 10 de graça a partir de versões anteriores
Dicas
4 visualizações
Dicas
4 visualizações

Como baixar o Windows 10 de graça a partir de versões anteriores

Carlos L. A. da Silva - 18 de fevereiro de 2020

O suporte para o Windows 7 terminou e você não vai querer ficar desprotegido e sem correção de falhas.

15 anos de Google Maps
Artigos
12 visualizações
Artigos
12 visualizações

15 anos de Google Maps

Carlos L. A. da Silva - 16 de fevereiro de 2020

Como o serviço nasceu e cresceu para se tornar um dos mais utilizados da plataforma? Para onde ele vai nos próximos 15 anos?

Promoções de Jogos do Final de Semana (14/02)
Notícias
16 visualizações
Notícias
16 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (14/02)

Carlos L. A. da Silva - 14 de fevereiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Como consertar a busca do Windows 10
Dicas
20 visualizações
20 visualizações

Como consertar a busca do Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 12 de fevereiro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (07/02)
Notícias
32 visualizações1
32 visualizações1

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/02)

Carlos L. A. da Silva - 7 de fevereiro de 2020
Alphabet revela números impressionantes do YouTube
Notícias
34 visualizações
34 visualizações

Alphabet revela números impressionantes do YouTube

Carlos L. A. da Silva - 5 de fevereiro de 2020
Como impedir que o Windows 10 salve imagens como .jfif
Dicas
26 visualizações
26 visualizações

Como impedir que o Windows 10 salve imagens como .jfif

Carlos L. A. da Silva - 5 de fevereiro de 2020