Categorias

Certificado EV SSL

Introdução

Certificados Digitais EV SSL, ou em português SSL de Validação Avançada, são certificados qualificados que se apresentam aos usuários da Internet de forma distinta dos demais certificados, garantindo assim aos usuários que o site acessado possui um certificado SSL emitido segundo um processo altamente seguro e verificado através de uma auditoria.

História

O Comércio via Internet está enfrentando uma crise de segurança. A confiança na segurança de sites está diminuindo, e o número de consumidores que estão deixando de fazer transações on-line está aumentando. Segundo o instituto Forrester Research, ao final de 2005, 24% dos usuários de Internet não compraria via web para os feriados de final de ano pois não se sentiam seguros e 61% reportou que haviam reduzido as compras online por algum motivo.

Agora em 2007 empresas com operações online poderão mostrar definitivamente sua identidade para os seus clientes – e os clientes poderão confirmar esta identidade antes de confiar no site. Essa oportunidade se deve ao resultado da grande evolução no backbone de segurança WEB nos últimos 10 anos. É a introdução de um novo tipo de certificado SSL, o primeiro desde a origem desta tecnologia há mais de uma década atrás.

Estes novos certificados são chamados Certificados Extended Validation SSL e eles representam mais de um ano de esforços feitos pelo CA/Browser Fórum, um consórcio de empresas líderes em manutenção de Browser e Autoridades Certificadoras de SSL. Os Certificados EV SSL irão facilitar o comércio online em todas as suas formas, aumentando a confiança dos usuários, legitimando sites e reduzindo significativamente a eficácia dos ataques de fraude e roubo de senha.

EV SSL no Brasil

No Brasil o certificado está sendo comercializado pela Certisign, Unicert, Comodo e Secsign. Até o final do ano estima-se que do total de vendas de certificados para servidores, 20% sejam no modelo EV SSL. Segundo a projeção da Certisign, isso significa a venda de quase 4.500 certificados.

Espera-se que no prazo de dois anos todas as empresas que se prestam a realizar transações on-line (como sites de e-commerce, bancos, etc…) adotem este produto, pois ele garante identificação visual, maior segurança e conforto para o consumidor.