Categorias

Conheça Mr. Robot, a série sobre hackers que não vai te deixar frustrado

Há alguns meses, os criadores da franquia de séries CSI decidiram tentar a sorte com um tema MUITO popular nos últimos anos: Hacking.

A primeira temporada de CSI: Cyber acabou sendo um leve fracasso, com ratings de 5.1 no IMDb e críticas de qualquer um que já usou um computador. A verdade é que é difícil para Hollywood manter exatidão E enredo quando se trata de qualquer coisa que envolva programação e hacking.

Mas tem uma nova série prometendo mudar isso (ou pelo menos está tentando): Mr Robot.

Oi? Que isso?

Mr. Robot é sobre um engenheiro de segurança cibernética chamado Elliot (Rami Malek, que interpreta Josh no jogo “Until Dawn“) que passa suas noites hacking contas de pessoas para expor seus crimes ocultos.

Elliot tem fobia social, trabalha para uma empresa de segurança, é viciado em morfina e tem um passado problemático com a mãe.

MR. ROBOT -- "hellofriend.mov" Episode 101 -- Pictured: (l-r) Christian Slater as Mr. Robot, Rami Malek as Elliot -- (Photo by: Peter Kramer/USA Network)
Elliot e Mr Robot

Já o nome da série vem por conta de Mr. Robot, o líder de um grupo clandestino dedicado a derrubar uma corporação gigante chamada E Corp (apelidada carinhosamente de Evil Corp) que recruta Elliot para fazer parte de sua equipe.

Hacking feito certo

Além de uma trama completamente original e um personagem principal que sofre de ansiedade grave e estranhamente se assemelha a Lisbeth Salander (da série de livros/filmes “The Girl With A Dragon Tattoo”), o seriado faz uma grande coisa certa: Hacking.

Em Mr. Robot todas as ferramentas e técnicas são retiradas de trabalhos feitos por pesquisadores de segurança na vida real. E o melhor: Esse é um programa de TV sobre pirataria que escolhe precisão ao invés de enredo (e ainda assim consegue acertar os dois).

mrrobot

Em vez da câmera dar zoom em um laptop, você vê Elliot digitando em um terminal. Em vez de usar mágicas e poderes de computador para encontrar o número de telefone de alguém, Elliot vai até a pessoa e consegue tudo com uma boa engenharia social à moda antiga.

E quando Elliot finalmente tenta usar um programa para invadir uma conta, ele coleta informações sobre a pessoa para dar sentido ao ataque (e algumas vezes ele nem consegue hackear assim!).

Por trás de todo seriado bom de hacking há uma equipe

A grande atenção aos detalhes vêm como cortesia de seu criador e produtor executivo, Sam Esmail, que tem sentimentos semelhantes sobre a forma como os computadores têm sido retratados por Hollywood: “Foi mal, mas todo filme que mostra hacking é terrível!” ele disse.

images.duckduckgo.com_-681x383

O sucesso também vem de Michael Bazzell, um hacker conhecido dos anos 90 que virou detetive de cibercrime.

Depois de dez anos trabalhando para a força-tarefa de cibercrime do FBI, passando por casos de hackers e pornografia infantil, Bazzell deixou a agência e agora serve como um assistente técnico de Mr. Robot.

“Nós não precisamos fingir… Queremos que o código seja exato de modo que mesmo o hacker mais sofisticado ou pessoa técnica lá fora não vai rolar seus olhos durante uma cena”, diz Bazzell.

O seriado foi tão elogiado que fez até alguns técnicos renomados viciados: O pesquisador de segurança líder da Kaspersky Lab, Sergey Golovanov, escreveu um post inteiro sobre como Mr Robot bate em todas as teclas certas.

https://www.youtube.com/watch?v=Ug4fRXGyIak

Golovanov admitiu que não estava interessado no seriado, mas “uma noite eu passei por ele acidentalmente e decidi dar uma olhada. Eu não estava esperando muito, mas o que eu vi apenas surpreendeu minha mente!”.

“Você tem hackers com esquizofrenia e autistas lidando com o mundo exterior, e o personagem principal está lutando contra a sociedade e os ‘homens de terno preto’. E não há nenhum dos disparates usuais de Hollywood, como projetar equações nos rostos das pessoas, é tudo como na vida real,” Golovanov disse.

Resumindo: Assista.

Sem dar muitos spoilers, o seriado gosta de mexer com a sua cabeça também, então se você gosta de Clube da Luta, ou Donnie Darko, mas com uma camada extra de ciberinvasões elogiadas, então, por favor, dê Mr. Robot uma chance.

O seu season finale foi ao ar na semana passada. Mr Robot foi renovado para uma segunda temporada antes mesmo do primeiro episódio ir ao ar.