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Construa Melhores URLS

SEO está em todo lugar, inclusive onde você menos imagina. Se você acha que o endereço das suas páginas não tem qualquer relação com o posicionamento do site nos resultados de busca, é melhor ler com atenção estas 11 dicas a seguir:

  1. Descreva seu conteúdo
    Uma URL óbvia é uma boa URL. Se o usuário conseguir olhar o endereço da página e identificar com sucesso sobre o que se trata o conteúdo da página antes mesmo de visitá-la, você fez um trabalho bem feito. Este é o tipo de URL que pode ser colada, compartilhada, enviada por email, anotada e, principalmente, reconhecida por um mecanismo de busca dentro daquelas palavras-chave.
  2. Mantenha-a curta
    Concisão é uma virtude. Quanto mais curta a URL, mais fácil de copiar e colar, ler para alguém, inserir em um cartão de visitas, anotar no papel ou qualquer outro uso que ela possa ter.
  3. Estático é melhor que dinâmico
    Comprovadamente, mecanismos de busca tratam endereços dinâmicos com menos prioridade que endereços estáticos. E nenhum ser humano lida bem com URLs compostas por números, “?”, “&”, “=”, “+” e outros caracteres. Tenha, pelo menos, uma URL amigável disponível para conteúdo dinâmico.
  4. Descritivos são melhores que números
    Esta dica é uma combinação da primeira com a terceira. Descrição é sempre melhor e ninguém gosta de números. Então, se você está pensando em usar algo como “123/cat1456/” para seus diretórios, utilize algo como /tenis/nike/ no lugar. Ninguém é obrigado a conhecer a codificação do seu banco de dados.
  5. Palavras-chave ajudam
    Se você já sabe de antemão que irá mirar em várias palavras-chaves competitivas para seu site, você vai desejar toda a vantagem que puder obter. Pegue a lista de palavras-chave com o pessoal do marketing, identifique as páginas que estão relacionadas ao tema e insira as palavras-chaves no endereço das páginas.
  6. Subdomínios não são o caminho
    Primeiro, nunca use múltiplos subdmoníos (por exemplo, camisas.busca.meusite.com.br): é desnecessariamente complexo e longo. Segundo, subdomínios costumam ser tratados de forma separada do domínio principal aos olhos dos mecanismos de busca; neste caso, você estará dividindo sua credibilidade e ranking, ao invés de multiplicando. Prefira diretórios…
  7. … mas não exagere nos diretórios!
    Uma URL não deve incluir diretórios em excesso (ou palavras, ou frases, “concisão é uma virtude”, como já dissemos).
  8. Hifens separam melhor
    Quando criar suas URLS com múltiplas palavras formando uma frase-chave, prefira hifens para separar os termos (-). São mais fáceis de ler do que underscores (_), sinais de mais (+) ou tudo misturado (pior método possível). Mecanismos de busca identificam o hífen como um sinal de separação e os demais como sinais de união.
  9. Adote um padrão
    Se o seu site usa um formato de URL, resista à tentação de criar uma seção que tenha um padrão diferente. Mantenha seu formato de URL de forma que seus usuários consigam entender a navegação só de olhar para a URL e futuros desenvolvedores apreendam como o conteúdo está organizado e como novas URLs devem ser geradas. Não tente reinventar a roda.
  10. Não use maiúsculas
    Uma vez que URLs podem aceitar tanto caracteres em maiúsculas ou minúsculas, não permita, jamais, qualquer letra maiúscula em sua estrutura. Se você já possui este tipo de endereço, redirecione com um código 301 para a versão em minúsculas.
  11. Não adicione dados sem necessidade
    Não faz sentido ter uma URL onde a remoção de alguns caracteres continue levando para o mesmo destino. Isto é muito comum com mídias sociais. Mas tenha certeza de que os usuários irão perceber os dados extras, removê-los e repassar toda forma de URL de diferentes maneiras, confundindo outros leitores e os mecanismos de busca (que podem pensar se tratar de conteúdo duplicado).

Não Faça Isto:
A seguir alguns exemplos de URLs que não seguem em nada este guia…

  • https://www.amazon.com/gp/feature.html/?ie=UTF8&camp=1789&creative=390957&docId=1000716161&linkCode=ur2&plgroup=1&plpage=3&tag=myfreewallpaf-20
    Esta URL da Amazon não descreve em nada o conteúdo da página, não utiliza palavras-chave, não é curta, é virtualmente impossível de ser anotada e ainda contém dados desnecessários para a navegação. Não por acaso, a Amazon possui seu próprio encurtador  de URLs…
  • https://store.steampowered.com/app/50300/?snr=1_4_4__43
    O Steam é a loja de distribuição digital de jogos mais popular do mundo. Mas, olhando para a URL acima, é impossível saber para qual jogo você está navegando. O número “50300” faz sentido dentro do banco de dados da loja, mas inútil para usuários e mecanismos de busca. A última parte da URL é totalmente descartável.
  • https://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&q=98115&ie=UTF8&z=12&om=1&iwloc=A
    O Google não segue sua própria cartilha! A URL de qualquer lugar no seu serviço de mapas é ineficiente, lotada de parâmetros e nem um pouco prática na hora de compartilhar.

Quase lá…
Agora alguns exemplos de quem está tentando melhorar seus endereços:

  • https://men.style.com/news/gadgets/092006
    O subdomínio estraga a equação e divide o peso do mecanismo de busca com o domínio principal. No final das contas, a “URL amigável” não é tão amigável assim ao não conter um descritivo do conteúdo no final.
  • https://www.nasa.gov/home/index.html?skipIntro=1
    A Nasa não apenas adicionou um parâmetro dinâmico ao endereço (e por que alguém usa “intros” em sites hoje em dia?) como também adicionou  /home/index.html à sua página principal sem a menor necessidade.
  • https://www.newyorkmetro.com/fashion/fashionshows/2007/spring/ main/newyork/womenrunway/marcjacobs/
    Este site está tentando ser descritivo, o que é uma ótima ideia, mas se esqueceu de separar os termos com hífen e uma estrutura de diretório com 7 níveis de profundidade é de enlouquecer qualquer administrador…

Agora, sim!

  • https://joelrufinodossantos.com.br/paginas/biografia.asp
    Perfeito: curto, descritivo e óbvio.
  • https://www.codigofonte.com.br/noticias/marco-civil-da-internet-proposta-pode-ser-votada-nessa-semana
    Apesar do subdomínio, obrigatório para sites debaixo do teto do UOL, o resto funciona perfeitamente.
  • https://www.cifras.com.br/cifra/luan-santana/te-esperando/
    A hierarquia da informação é clara: o usuário pode até mesmo deduzir o endereço de outras páginas a partir desta.

URLs são uma parte que costuma ser negligenciada, principalmente em sites dinâmicos ou gerados com CMS, mas seguindo algumas linhas básicas é possível transformar até o mais enigmático dos endereços em um componente extra de uma experiência agradável para o usuário e uma ferramenta para otimizar seus resultados diante dos mecanismos de busca.