Orkut, a rede social que mais fez sucesso no Brasil até a chegada do Facebook, estará sendo desligada pelo Google no final de setembro. Confira seu crescimento e queda:
Janeiro de 2004
Em um belo dia de janeiro, Orkut BÜyÜkkÖkten, funcionário do Google, decide criar uma rede social e entitulá-la com o seu próprio nome.
Abril de 2005
Com a popularidade crescendo cada vez mais no Brasil, o Orkut ganha sua versão em português.
Dezembro de 2006
O CódigoFonte cria sua primeira comunidade no Orkut.
Fevereiro de 2008
Com os usuários usando os depoimentos para enviar recados privados, a rede social finalmente implementa as mensagens privadas (não que mude alguma coisa, todos ainda assim usavam os depoimentos).
Outubro de 2008
Por conta de um aumento de casos de pedofilia dentro da rede, o Wall Street Journal publica reportagem sobre os problemas do Google com o Orkut no Brasil. Surpreendentemente, as açções da gigante despencam.
Novembro 2009
Em seu auge de popularidade, a rede social arrisca com o lançamento de um novo redesenho. O Novo Orkut era mais rápido e bonito e até oferecia mais opções de personalização, omo cores e temas.
Abril de 2010
Interações entre os usuários ficam mais fortes com o lançamento do BuddyPoke. O aplicativo de bonequinhos que interagiam com os dos seus amigos e ainda podiam ser customizados.
Março de 2011
Com o Facebook silenciosamente atacando o mercado brasileiro, o Orkut passa por uma nova onda de atualizações e se transforma. Agora as fotos de perfil são maiores e as imagens são visualizadas em tela cheia.
Outubro de 2012
Chegando ao fim por completo de seu reinado, o Google quietamente para de atualizar o blog oficial do Orkut.
Dezembro de 2013
Embora o Facebook já esteja dominando o Brasil, uma pesquisa da comScore revela que 6 milhões de pessoas ainda usavam o Orkut mensalmente.
Junho de 2014
O Google finalmente anuncia que estará desligando por completo a rede social.