Categorias

Inovação: pensar diferente é a saída

Uma das principais lições que todo profissional de marketing deveria aprender é saber lidar com a inovação. Desde que a Apple lançou o seu slogan “Think Different” (Pense diferente), criou-se algo “místico” em torno das atitudes ousadas e inovadoras.

Por um lado, essa quase obrigação de trazer novidades ao mercado foi muito boa. Muitas empresas demonstraram bastante inspiração em seus novos produtos e serviços. Contudo, outras não souberam medir o passo e acabaram não dando conta.

Assim, precisamos entender o que significa ser inovador de verdade. Segundo Ann Hadley (MarketingProfs), ser inovador é diferente de ser cool ou seguir a última modinha. Ser inovador também não exige escolher coisas totalmente fora do comum.

A inovação está em orientar o seu pensamento para uma linha diferente da rotina, mas que não deixe de aproximar sua ideia a uma referência próxima daquilo que as pessoas já conhecem. Sendo assim, a inovação não precisa custar milhões de dólares. Basta olhar para o lado! Quer ver?

inovacao
A inovação não está em ser cool ou seguir uma modinha.

Você com certeza já ouviu falar em Seth Godin. Pois bem, ele e o autor da seguinte frase: “A inovação, frequentemente, é apenas o ato de pegar algo que funcionou muito bem aqui e aplicá-lo em outro lugar”. Isso reforça a ideia de que a base da inovação está em saber aproveitar as oportunidades que as referências atuais nos dão.

Conteúdo inovador

Para quem trabalha com marketing de conteúdo, manter-se sempre a par do que está acontecendo é imprescindível. De uma maneira ou de outra, isso contribui para a linha do pensamento inovador. Pode-se até dizer que existe uma “fórmula” para a inovação, nestes casos:

formula-conteudo-inovador

Assim, com o conteúdo inovador, podemos chegar a conclusão de que o resultado dessa fórmula é transformar as suas ações de marketing em algo natural, algo que não pareça marketing. Em vez de vender, vender e vender, é hora de pensar em ser realmente útil às pessoas.

Entretanto, inovar é muito difícil e raro de acontecer. Por isso, anote todas as suas ideias e, como bem disse Seth Godin, reaproveite-as. Nunca se sabe ao certo quando uma ideia inovadora vai chegar. Elas podem nascer de dados do seu último relatório do Google Analytics, uma conversa com amigos ou até mesmo de uma caminhada no seu bairro.

O que é inovação para você?