0 Compartilhamentos 239 Views

Manifesto Ágil: Deadline em Projetos de Software

16 de maio de 2018

Definir prazo é a ação mais indicada antes de começar um projeto ou nas primeiras semanas de desenvolvimento, pois é quando normalmente há mais flexibilidade para mudanças de prazos.

Ao longo da nossa trajetória, já vimos diversos motivos para uma definição de prazo imprópria em um projeto, no entanto a mais recorrente é a falta – ou falha – de comunicação entre o CTO e o CEO. Por isso, é preciso focar em como melhorar essa comunicação para que seja possível alinhar as decisões de negócio com as de tecnologia.

Sabemos que a área de desenvolvimento de software segue processos que diferem não só do resto da indústria, mas muitas vezes, também das outras áreas na mesma empresa. A quantidade de incertezas é, geralmente, muito grande e faz com que o tempo para finalizar um projeto seja altamente variável mesmo quando, aparentemente, seja de natureza conhecida. É essa diferença que deve ser entendida tanto pelo CTO quanto pelo CEO.

As causas desse desalinhamento podem ser classificadas em três principais pontos:

  • Falta de comunicação quando decisões de negócio e tecnologia são tomadas. Essas duas decisões precisam estar em constante harmonia pois uma é o que impulsiona a outra.
  • Falta de priorização das demandas. Às vezes existem muitas features para serem desenvolvidas de uma vez, sem qualquer priorização. Isso faz com que o processo de desenvolvimento fique saturado e demore para dar vazão a toda essa demanda.
  • Conflito de mentalidade. Devido aos diferentes backgrounds dos envolvidos e, portanto, diferentes visões sobre a empresa, a relação entre CTO e CEO pode se tornar deficiente e conflitante. Isso impede a evolução do processo por não haver acordos.

Por mais que seja possível dar um manual com um passo a passo do que se deve fazer para melhorar essa relação, tudo se resumiria a uma só ação: melhorar a comunicação.

Quando você se encontra em posições de alta responsabilidade, você precisa ter um entendimento maior dos seus pares e o trabalho que estes exercem para que consigam, juntos, traçar o futuro da empresa. Por isso, para melhorar a comunicação, é necessário entender melhor como funciona a tomada de decisões do CEO, quais são as estratégias da empresa para os próximos meses e anos e porque elas são importantes.

Com isso feito, é necessária a explicação de como um processo de desenvolvimento de software difere de outros processos, e como lidar com isso da melhor maneira possível. Com ambas as partes a par dos caminhos que precisam ser tomados, é possível alinhar prazos de modo mais fácil.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)
Notícias
21 visualizações
Notícias
21 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)

Carlos L. A. da Silva - 19 de julho de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox
Dicas
13 visualizações
Dicas
13 visualizações

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox

Carlos L. A. da Silva - 18 de julho de 2019

Protocolo aumenta a segurança da navegação de seus dados e navegador da Mozilla por enquanto é o único com suporte oficial.

Autenticação através do GitHub com JavaScript e OAuth
Códigos
17 visualizações
Códigos
17 visualizações

Autenticação através do GitHub com JavaScript e OAuth

Redação - 17 de julho de 2019

Veja como criar de forma simples um botão social de login com Github usando OAuth. Neste guia Javascript com códigos que funcionam você aprende como. Confira o passo a passo e crie o seu.

Mais publicações

SEO // Dicionário do Programador
Vídeos
16 visualizações
16 visualizações

SEO // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 15 de julho de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)
Notícias
18 visualizações
18 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)

Carlos L. A. da Silva - 12 de julho de 2019
Conheça Astaroth: o Cavalo de Troia que se alastra no Brasil
Artigos
30 visualizações
30 visualizações

Conheça Astaroth: o Cavalo de Troia que se alastra no Brasil

Carlos L. A. da Silva - 11 de julho de 2019