Categorias

Manifesto Ágil: Os Prós e Contras das Métricas Diárias

Os experimentos são realizados em nossos times com o intuito de melhorar os métodos e ferramentas. Em um deles, decidimos pelo registro diário de algumas das métricas aplicadas semanalmente em nossos projetos. A intenção era identificar se a eficácia da atualização em real-time nos faria perceber problemas mais rapidamente, como gargalos, filas e etc.

A seguir, apresento a nossa opinião sobre a eficiência e eficácia de usar cada uma dessas métricas diariamente, a partir das visualizações que nossas equipes utilizaram.

Diagrama de fluxo cumulativo (Cumulative Flow Diagram – CFD)

O CFD diário foi a visualização mais usada. Nas primeiras semanas, era muito difícil acharmos gargalos apenas analisando as métricas semanais. Mas, como você pode ver em nosso gráfico de CFD diário, avistamos algumas filas se formando ao longo do projeto e conseguimos mitigá-las para aumentar nossa eficiência de processo.

Gráfico Burnup

Nós não usamos muito o burnup diário, mas acreditamos que seu uso pode ser interessante quando seu cliente ou P.O. necessitar de feedbacks mais rápidos em relação à saúde de seu projeto.

É possível observar que o backlog mudou diariamente no começo do projeto. Tal informação poderia ajudar stakeholders a tomar ações mais rapidamente para mitigar possíveis atrasos de entrega.

Vazão e Predições

Nossa simulação de Monte Carlo não funcionou muito bem com a vazão diária, ou seja, com o número de histórias finalizadas por dia. Isso aconteceu porque baseamos nossa simulação no histórico de vazão semanal (fique ligado que nas próximas semanas este será tema de um artigo). Além disso, ao observar o histograma de vazão, perceberá que na maioria dos dias não ocorreram entregas, o que significa que a simulação seria extremamente pessimista e enviesada para zero.

E agora?

Sabendo que o início de um time ou projeto é naturalmente um período de estabilização do processo, é comum a falta de dados para a tomada de decisão. No entanto, se começarmos a colher dados diariamente, podemos ter informação suficiente para aplicarmos mudanças rápidas em nossos processos e garantir uma melhor cadência nas entregas.
O que você achou das métricas diárias? Você as usaria?

 

Lucas Colucci é bacharel em Ciência da Computação pela USP, e mestre em Gerenciamento de Software pela Carnegie Mellon University. Hoje integra o time de Consultores Ágeis da Plataformatec. Devido ao seu passado altamente técnico, tenta juntar soft e hard skills no gerenciamento de projetos dos quais participa. Nas horas vagas escreve blog posts para a Plataformatec e faz cheesecakes para os amigos.

Fale com ele pelo Linkedin: https://www.linkedin.com/in/lucasrcolucci/