0 Compartilhamentos 630 Views

Qual é a importância do marketing digital para a sua marca?

20 de agosto de 2013

Quando se estabelece um plano de comunicação, é preciso estar ciente de que existem diferentes frentes de atuação e comunicação com os seus clientes – sejam eles consumidores finais ou outras empresas. A essência do marketing digital é ser um canal de relacionamento direto e facilmente mensurável.

As plataformas digitais são maneiras convenientes e objetivas de fazer negócio. Independente do que você esteja vendendo, sempre existirá um consumidor específico para isso. O papel do marketing digital é ligar essas duas pontas de maneira fácil. Por isso, existem diferentes funções dentro deste universo.

Por que o marketing digital é importante para a sua marca?

Quem é quem?

Existem várias possibilidades de configuração de uma equipe de marketing digital. Tudo vai depender de quais são os seus objetivos e quais canais devem ser utilizados na comunicação do que você quer vender. Hoje, pode-se dizer que o marketing digital possui as seguintes subdivisões (e muitas outras):

  • Marketing de Conteúdo
  • Search Engine Marketing (SEO e PPC)
  • Branding
  • Mídias Sociais
  • E-mail Marketing
  • Marketing Viral
  • Pesquisa e Monitoramento
  • Tecnologia da Informação

Cada uma delas responde por uma área específica e, por consequência, um planejamento de ações exclusivo. Ter uma equipe com todos esses componentes é o sonho de qualquer pessoa que trabalhe na área. Porém, é impossível ter tudo isso e sabemos dessa realidade. Isso exige que o profissional de marketing digital seja um verdadeiro “canivete” e que saiba desempenhar várias funções.

Benefícios para a marca

O marketing digital oferece diversos benefícios às marcas que sabem executar bem suas ações. Entretanto, o principal deles – que mais salta aos olhos do chefe – é a economia de recursos quando se compara às ações em mídias tradicionais. Porém, o retorno pode acontecer de várias maneiras e algumas delas podem ser até mesmo “subjetivas”, como o brand awareness, identificável com pesquisas de campo.

Outro benefício importante é a compreensão do processo de compra em sua totalidade. Pode-se mensurar os passos do consumidor até que ele conclua a jornada e saber quais meios atraem mais pessoas. Será que é o blog, as redes sociais ou o e-mail marketing? Apenas os testes e a mensuração saberão dizer. Seja qual for o canal, este retrato facilita novos investimentos em canais digitais e comprova a eficácia do marketing digital.

Pré-requisitos

Antes de começar a estabelecer presença nos canais digitais, a sua marca deve estar preparada e treinada para interagir e saber trabalhar com críticas e possíveis crises. Quando se tem uma via de comunicação tão ampla e livre, as pessoas tendem a falar mais e exigir respostas. Cabe a empresa estar pronta para interagir da maneira correta.

Deve-se, também, ter objetivos claros ao iniciar o seu projeto digital. Do contrário, não existe razão para empenhar tantos esforços. Por isso, analise seus objetivos. Se você quer apenas ter vários fãs na sua comunidade, existe algo errado no seu planejamento. Fuja das métricas de vaidade! Além de não trazer nada de concreto, elas podem desviar a sua eficácia na comunicação!

Carregando...

Você pode se interessar

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada
Artigos
92 visualizações
Artigos
92 visualizações

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada

Carlos L. A. da Silva - 23 de novembro de 2021

Aplicativo oficial do sistema educacional da capital Suécia era ruim demais, mas a lei é a lei...

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando
Artigos
369 visualizações
Artigos
369 visualizações

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando

Carlos L. A. da Silva - 6 de novembro de 2021

O HyperText Markup Language nos acompanha desde os primórdios da web. É o seu tijolo mais básico. Podem surgir novas tecnologias, plugins, frameworks, conteúdo rico, mas o bom e velho HTML continua sendo a base de tudo e aprender seus mais profundos nuances é fundamental para os desenvolvedores. O HTML5 é a implementação atual da […]

O Metaverso está vindo?
Artigos
432 visualizações
Artigos
432 visualizações

O Metaverso está vindo?

Carlos L. A. da Silva - 1 de novembro de 2021

Mark Zuckerberg anunciou publicamente o desenvolvimento de um metaverso e está orientando toda sua empresa nessa direção... mas essa não é uma ideia inédita e talvez nem seja boa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
550 visualizações
550 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021
Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
840 visualizações
840 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021
A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
925 visualizações
925 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021