A Apple meio que surpreendeu todo mundo ao apresentar o recurso de Live Photos para o iPhone 6S e 6S Plus no ano passado. E, até o momento, o recurso é “exclusivo” dos dispositivos, o que pode gerar uma certa frustração para quem não possui um dos smartphones da empresa.
Mas, afinal, o que são Live Photos? São imagens que se movem por alguns segundos e permitem capturar um momento mais longo ao invés de uma pose estática. Segundo a Apple, o aparelho grava 1,5 segundos da cena antes e depois da foto ser tirada e converte tudo para o formato.
Vamos combinar: são GIFs animados. Ou clipes de vídeo.
Se você achou essa funcionalidade interessante e gostaria de tê-la agora em seu aparelho, iOS, Android ou até Windows Phone, saiba que existem soluções muito similares e gratuitas disponíveis no mercado. Trazemos aqui quatro alternativas para você desfrutar das tais “fotos vivas” e ainda outras sugestões que realizam o mesmo trabalho.
1) GifBoom (Android | iOS)
Uma vez que a novidade da Apple é muito similar a um GIF animado em loop, existem miríades de aplicativos para Android e iOS que permitem que você crie GIFs a partir de sua biblioteca de fotos. Uma das melhores opções é o GifBoom, que possibilita a criação de GIFs de até 60 segundos (20 vezes maiores que as Live Photos do iPhone…). Com o aplicativo, você pode utilizar fotos que você tirou anteriormente ou criar o GIF em tempo real a partir da sua câmera. O resultado pode ser compartilhado em outras redes sociais ou na rede própria do aplicativo.
GifBoom está disponível de graça para iPhones e dispositivos Android.
Uma opção para o GifBoom seria o Giphy.com, uma ferramenta web também gratuita e fácil de usar que permite que você pesquise em um gigantesco acervo de imagens mas também crie seus próprios GIFs.
Outra boa opção para o pessoal que usa Windows Phone é o aplicativo de criação de GIFs animados Moquu.
2) Fyuse (Android | iOS)
https://youtu.be/UfqNL4F_qX4
Fyuse se auto-descreve como um aplicativo de “fotografia espacial”. Não porque ele permita tirar fotos do espaço sideral, mas porque ele permite aos usuários capturar e compartilhar imagens animadas panorâmicas do espaço físico em que se encontram, inclusive selfies e imagens em 360º para dispositivos de Realidade Virtual. A cena se move na medida em que você gira o aparelho.
Com o Fyuse, as imagens também podem ser compartilhadas com os amigos no Facebook ou Twitter, além de outros usuários da rede social interna do próprio Fyuse.
O Fyuse está disponível de graça para iPhones e dispositivos Android.
Uma sugestão similar para a plataforma Android seria o Phogy, um aplicativo que também permite registrar fotos animadas que se movem quando o giroscópio do aparelho é acionado.
3) Vine (Android | iOS | Windows Phone)
Vamos dar crédito a quem merece: o Vine veio muito antes que o Live Photo. Para quem não conhece, o Vine é um aplicativo de compartilhamento de vídeo e rede social criado pelo Twitter. Ele permite que seus usuários gravem clipes de vídeos curtos em loop de até 6 segundos de duração.
Aqui, a câmera apenas grava enquanto a tela está sendo tocada. Esse diferencial permite que, sem nenhum aplicativo adicional, o usuário possa com um único dedo fazer uma edição rápida de suas filmagens em tempo real, crie efeitos de movimento e até ilusões de ótica. Basta saber usar.
Os clipes de vídeo, batizados de Vines podem ser compartilhados com outras pessoas no Facebook, Twitter ou dentro do próprio aplicativo, onde também é possível comentar, curtir e repassar outros clipes.
O Vine está disponível de graça para iPhones, Windows Phones e aparelhos Android.
4) Instagram (Android | iOS | Windows Phone)
https://vimeo.com/68765934
E já que estamos falando de aplicativos de redes sociais que já são consagradas e que criam clipes de vídeo em loop, outra ótima opção é o Instagram, a rede de compartilhamento de fotos (e vídeos) de propriedade do Facebook. A introdução de vídeos no Instagram aconteceu em 2013, pouco depois do surgimento do Vine, e hoje faz parte da estratégia global a longo prazo do Facebook de migrar seu conteúdo para o formato.
O funcionamento do aplicativo é similar ao do Vine, mas também permite que você capture fotos além da opção de criar vídeos de até 15 segundos de duração. Existe também a funcionalidade de de se aplicar filtros para sua imagem ou vídeo para criar um visual único. O resultado final, seja foto ou clipe de vídeo, pode ser compartilhado no Facebook, no Twitter ou com outros usuários do próprio Instagram.
O Instagram está disponível de graça para iPhones e dispositivos Android. Até recentemente o aplicativo estava disponível para Windows Phone, mas ainda não trazia a opção de produzir e compartilhar vídeos. A nova versão do Instagram para a plataforma trouxe a funcionalidade também para o Windows Phone.