0 Compartilhamentos 30 Views

Seis boas razões para usar Linux hoje

O ano do Linux pode não ter chegado como esperado… mas, e se eu disser para você que o ano do Linux pode ser qualquer ano e depende de você?

Se até a Microsoft levantou a bandeira branca e abraçou a plataforma, cabe agora a você introduzir o Linux na sua vida e nós vamos apresentar aqui seis boas razões para você entender porque essa é uma excelente ideia.

1. Linux é grátis

Um argumento imbatível em qualquer circunstância: você não paga nada para experimentar o Linux. Então, entre gastar comprando uma licença do Windows 10 naquele PC novo ou simplesmente baixar e instalar o Linux sem mexer na carteira, o que você escolheria? Pirataria não vale.

Se você já tem o Windows 10 na máquina, o argumento ainda é válido: você não precisa remover o sistema operacional para testar o Linux. Então, o que custa sair da sua zona de conforto e tentar algo diferente?

2. Linux está robusto

A maioria das distribuições de Linux foi pensada para facilitar a vida de quem só quer utilizar um desktop básico. Ou seja, há bem menos recursos ditos modernos introduzidos pela Microsoft recentemente mas que ajudaram a confundir a cabeça dos usuários. Não se acostumou com as mudanças de interface do Windows 8 ou do Windows 10? Odeia o novo Menu Iniciar criado pela gigante de Redmond? Linux pode ser uma resposta bastante amigável nesse sentido.

Mas aparência não é tudo e se o Linux manteve a cara dos Windows mais tradicionais, nos bastidores ele erradicou aquela velha má fama de incompatibilidade com componentes de hardware. Com certeza, você já ouviu falar de histórias assustadoras de drivers que não existem ou não são reconhecidos, mas tudo isso faz parte do passado. Foi-se o tempo em que o Linux era recomendado apenas para quem tinha o talento e a paciência para compilar erros e corrigir problemas.

3. Windows 10 não é aquilo tudo…

Sem querer causar furor, mas o Windows 10 não agradou todo mundo. O que torna o Linux ainda mais atraente, como uma alternativa viável a um sistema operacional que não está livre de defeitos.

Sejam questões de privacidade, falhas de segurança ou mesmo a tendência do Windows 10 segurar a sua mão e tentar fazer as coisas por você ou impor seus padrões (Cortana, Edge, Bing…), a verdade é que ele incomoda em diversos pontos. E a cada truque para customizá-lo ao seu gosto ou bloquear funcionalidades que não são interessantes, a Microsoft vem e reseta tudo com uma nova mega-atualização semestral.

Para muitas pessoas, esses probleminhas não chegam a ser um obstáculo e seguem felizes na plataforma da Microsoft. Para os inconformados, existe uma saída.…

4. Linux é amigo dos PCs mais velhos

Existe vários motivos para o Windows XP continuar ativo em uma legião de PCs por aí e um desses motivos são seus baixos requerimentos de hardware. Adivinhe que sistema operacional gratuito, atualizado e com muito, muito menos brechas de segurança existe no mercado que também atende a esse mesmo público-alvo? Ao contrário dos Windows mais modernos, o Linux é amigável com configurações mais antigas e requer menos potência para executar as mesmas funções.

Para os verdadeiros órfãos do Windows XP, existem até mesmo distribuições que emulam muito bem a aparência e a forma de usar do vetusto sistema operacional da Microsoft. Enquanto algumas distribuições mais leves do Linux podem até mesmo turbinar a velocidade de um PC antigo. Imagine então o efeito em um PC de ponta.

5. Testar o Linux está mais fácil do que nunca

Se nenhum dos argumentos acima ainda convenceu você a dar uma chance ao sistema do pinguim, talvez ver com seus próprios olhos possa ser uma solução.

Mas, calma! Não precisa nem instalar! Através de um live drive ou live DVD você pode rodar o sistema operacional inteiro a partir de um disco removível ou DVD inserido no PC. Se o seu computador estiver configurado para verificar primeiro se há um OS nessas unidades, o Linux vai iniciar antes do Windows e você poderá conferir como ele funciona em segundos.

Se você nunca utilizou esse recurso para consertar problemas de partição ou falhas no Windows, fica a dica: é sempre bom ter um Linux bootável por perto para casos de emergência.

Caso você acabe se apaixonando pelo sistema operacional após esse teste, você pode utilizar o próprio disco ou pen drive para instalar a distribuição do Linux no seu disco rígido. E, se ainda se sentir inseguro, não precisa nem mesmo remover o bom e velho Windows, deixe-o por perto com um PC de boot duplo e, toda vez que iniciar o computador, faça sua escolha.

6. Programas Open-source

Outra desculpa ultrapassada de quem não queria migrar para Linux era a falta de programas compatíveis ou com qualidade. Isso também ficou para trás e atualmente o Linux oferece suporte a uma vasta gama de programas essenciais que já existem no Windows assim como uma seleção ainda maior de alternativas gratuitas ou de baixo custo dentro da comunidade open source.

Não quer ou não pode pagar pelo Microsoft Office? Existe o Libre Office. Acha que vai sentir falta do Windows Media Player? É porque não testou o VLC. Até mesmo o poderoso Adobe Photoshop encontra um rival no GIMP.

Além disso, sempre existe a alternativa de substituir seus programas desktop por equivalentes que rodam direto na web. Afinal, os melhores navegadores (leia-se Firefox e Chrome) estão disponíveis no Linux.

Para quem se preocupa com os jogos eletrônicos ou possui uma vasta biblioteca no Steam, é bom saber que tanto o aplicativo da Valve quanto uma parcela considerável dos jogos presentes na loja já são compatíveis com o Linux.

A conclusão é que o ecossistema Linux hoje em dia é gratuito, robusto, fácil de usar, fácil de testar, amigável com PCs antigos, rico de alternativas. O que você está esperando para fazer de 2018 o seu ano do Linux?

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (20/07)
Notícias
4 visualizações
Notícias
4 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (20/07)

Carlos L. A. da Silva - 20 de julho de 2018

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

A história do WASD como padrão nos jogos de PC
Artigos
7 visualizações
Artigos
7 visualizações

A história do WASD como padrão nos jogos de PC

Carlos L. A. da Silva - 19 de julho de 2018

Se você joga no computador, é quase certo que as teclas W, A, S e D do seu teclado estão gastas nesse momento. Mas como essa estranha combinação se tornou o padrão da indústria?

Chega no Brasil a Canon DSLR EOS 77D a câmera com autofoco rápido e preciso
Notícias
5 visualizações
Notícias
5 visualizações

Chega no Brasil a Canon DSLR EOS 77D a câmera com autofoco rápido e preciso

Redação - 19 de julho de 2018

A Canon acaba de lançar no Brasil a novíssima câmera DSLR EOS 77D, que representa uma nova categoria de câmeras para fotógrafos amadores/avançados.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Como reiniciar sua placa de vídeo sem reiniciar o Windows
Dicas
4 visualizações
4 visualizações

Como reiniciar sua placa de vídeo sem reiniciar o Windows

Carlos L. A. da Silva - 19 de julho de 2018
7 golpes de engenharia social que você precisa evitar
Artigos
11 visualizações
11 visualizações

7 golpes de engenharia social que você precisa evitar

Carlos L. A. da Silva - 16 de julho de 2018
Promoções de Jogos do Final de Semana (13/07)
Notícias
11 visualizações
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/07)

Carlos L. A. da Silva - 13 de julho de 2018
Criando sites com facilidade
Artigos
24 visualizações
24 visualizações

Criando sites com facilidade

Carlos L. A. da Silva - 13 de julho de 2018