0 Compartilhamentos 320 Views

Três dicas para fortalecer a segurança de sua conta no Facebook

25 de agosto de 2016

O Facebook tenta, mas nem sempre é um lugar agradável para todo mundo. Nem sempre é tão privado ou tão seguro quanto desejamos, em parte por que nem todas as suas opções de privacidade ou segurança estão ativadas por padrão.

Mas, sabendo utilizar tudo o que o próprio sistema tem a oferecer, sua conta no Facebook pode ficar muito mais protegida e confortável que é agora. Conheça, então, três dicas matadoras para blindar sua rede social e uma para não perder oportunidades justamente por excesso de zelo…

Bloqueio, bloqueio, bloqueio

Depois de um rompimento de relacionamento desagradável ou 20 convites de aplicativo de hora em hora ou chamadas para eventos em que você nem pensa em aparecer, pode ser necessário saber como bloquear de vez algumas coisas para manter o controle da sua vida.

Felizmente, o Facebook oferece um gerenciamento bastante preciso para esse tipo de situação na área Gerenciar Bloqueio das suas configurações de usuário. Através dessa página, é possível bloquear por completo determinados usuários (ou simplesmente restringir o que eles podem ver de suas publicações). Mas também é possível bloquear determinadas páginas, aplicativos inteiros (ou apenas convites), convites de eventos de certos usuários, além de mensagens e ligações de vídeos.

bloqueio-facebook

Mantenha-se discreto

Você tem certeza de que toda vez que você posta algo no Facebook, a postagem está sendo visualizada somente pelas pessoas certas? Ou todo mundo está vendo o que você está fazendo? Um pouco de privacidade não faz mal a ninguém e a rede social lhe oferece as ferramentas para você aplicar a dose certa de privacidade que você precisa ter para cada ocasião. Se você não faz a menor ideia do alcance de suas postagens, é melhor começar a prestar atenção…

Na área Configurações e ferramentas de privacidade, você pode regular quem tem acesso a suas postagens futuras, limitar o público de postagens já realizadas, e visualizar onde suas postagens estão indo e onde você foi marcado. Para quem prefere ainda mais privacidade, é nessa área também que é possível estabelecer quem pode entrar em contato ou não e até mesmo quem pode te localizar.

privacidade-facebookNo dia a dia, a cada postagem criada, é possível controlar diretamente na caixa onde ela é criada quem terá acesso ao conteúdo publicado. A decisão tomada nessa seleção se sobrepõe aos parâmetros globais especificados acima e pode ser uma mão na roda na hora de uma postagem rápida que precisa ir para todo mundo ou precisa ser restrita:

facebook-privacidade-postagens

Gerencie a propaganda

Quando o produto é gratuito, isso significa que o produto é você. E no Facebook isso não é diferente: a melhor propaganda é aquela que é direcionada e, com acesso aos seus hábitos sociais, sua navegação e até sua rede de amigos, ninguém melhor que a rede social para direcionar um anúncio direto no alvo. O que era um Santo Graal para a publicidade foi transformado em Arte pelo Facebook e seus algoritmos.

Isso não significa que você esteja completamente vulnerável a uma avalanche de propagandas em sua linha do tempo. Por que o Facebook também sabe que propaganda indesejada é ruim para você, ruim para o anunciante e, consequentemente, ruim para o ecossistema da rede social. Mesmo removendo a possibilidade do usuário utilizar bloqueadores de anúncio, o Facebook ainda oferece ferramentas para que a experiência de publicidade seja a melhor possível para você.

facebook-anuncio

A primeira ferramenta está do lado de cada anúncio que é exibido: você pode clicar no pequeno x que existe no canto superior direito e selecionar as opções que aparecem para interagir com o anúncio, inclusive Por que estou vendo isso?, que irá abrir a área seguinte, de Preferências de Anúncios.

facebook-preferencia-de-anuncios

Nessa área, o Facebook oferece uma miríade de opções para você ajustar a publicidade exibida, podendo filtrar por interesses e até mesmo por empresas. Lembrando, entretanto, que “alterar suas preferências de anúncio influencia quais anúncios você vê, mas não altera o número total de anúncios que você vê”. Ou seja, você tem controle sobre a qualidade da publicidade direcionada a você, mas não a quantidade.

A caixa “secreta”

Existe a possibilidade de sua conta do Facebook ficar tão blindada que você acabe isolado do mundo. Mas o Facebook pensou nessa possibilidade e criou uma segunda caixa de mensagens para você, por incrível que pareça.

Mensagens enviadas por usuários que você ainda não conhece vão parar nessa caixa. E, em alguns casos, mensagens de pessoas que você realmente conhece também vão parar nessa espécie de “limbo”.

Para acessar essa caixinha de surpresas, você precisa visitar a área de Mensagens | Solicitações de Mensagens no seu perfil do Facebook. Lá ficam armazenadas todos os recados que foram filtrados.

facebook-solicitacao--mensagensVocê também pode ter um acesso rápido a esse conteúdo clicando no ícone das Mensagens no menu do topo da página do Facebook: por padrão, ele informa sobre mensagens recentes, mas, logo abaixo, há um link mais esmaecido com o acesso às “Solicitações de mensagem”.

Carregando...

Você pode se interessar

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Notícias
7 visualizações
Notícias
7 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021

A consultora de DevOps e evangelista Nana Janashia apresenta um passo a passo de tudo que você precisa saber para dominar o DevOps em 2021.

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil
Notícias
11 visualizações
Notícias
11 visualizações

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil

Redação - 23 de fevereiro de 2021

O Canal Código Fonte TV realizou uma pesquisa salarial com mais de 11 mil programadores brasileiros. Entre os dados coletados é possível analisar a média salarial por: tecnologia, idade, gênero, região, entre muitos outros insights.

Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021

Seus dados pessoais foram vazados e essa é uma verdade praticamente inevitável. A meta agora é minimizar os possíveis danos e cobrar autoridades.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Entendendo o elemento time em HTML 5
Artigos
20 visualizações
20 visualizações

Entendendo o elemento time em HTML 5

Carlos L. A. da Silva - 5 de fevereiro de 2021
Como cortar texto sem usar uma linha de script
Dicas
27 visualizações
27 visualizações

Como cortar texto sem usar uma linha de script

Carlos L. A. da Silva - 11 de janeiro de 2021
Como começar a programar
Artigos
32 visualizações
32 visualizações

Como começar a programar

Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2021
Como cancelar qualquer conta online para sempre
Dicas
34 visualizações
34 visualizações

Como cancelar qualquer conta online para sempre

Carlos L. A. da Silva - 30 de dezembro de 2020