0 Compartilhamentos 161 Views

Vantagens de um servidor de hospedagem nacional

23 de dezembro de 2015

Recentemente, nossa equipe de desenvolvimento precisou fazer um site para uma prefeitura. Através do portal, seria possível fazer uma consulta sobre licitações em andamento ou já finalizadas no município. Um pequeno detalhe da licitação que provavelmente eliminou alguns de nossos concorrentes é que os arquivos não poderiam estar hospedados fora do país. Não sabíamos, mas existe uma lei que determina que este tipo de documentação só pode estar armazenado em centros de dados brasileiros. Felizmente, estávamos preparados.

E, você, está?

Muitas empresas de desenvolvimento web e mesmo alguns profissionais autônomos por uma mera questão de preço preferem hospedar seus sites em servidores estrangeiros. É possível encontrar serviços com armazenamento “ilimitado” e banda de transferência “ilimitada” por um punhado de dólares. Como a própria Microsoft já provou, o conceito de “ilimitado” é traiçoeiro e é preferível saber pelo o que se está pagando. Pode acontecer de o barato sair caro. Então, com um pouco mais de experiência, opta-se por pacotes um pouco mais salgados. E então, com a alta do dólar, a hospedagem fora do Brasil vai ficando cada dia menos econômica.

Então, qual é a vantagem mesmo de se hospedar lá fora?

Servidores

Hoje em dia ter um serviço de hospedagem nativo está se tornando cada vez mais importante para as empresas. Serviços de hospedagem de site como o da Infolink, por exemplo, oferecem preços competitivos, atendimento 24 horas e toda a infraestrutura de um serviço internacional. Se você trabalha com frequência para o setor público, nem se trata de uma opção, mas de uma necessidade para estar de acordo com as leis nacionais de proteção de dados.

Mas este não é o único benefício de ter um provedor de hospedagem em nosso país. Outra vantagem é que temos um serviço ao cliente totalmente em nossa língua. Às vezes, a língua é uma barreira, mesmo para quem apresenta uma boa proficiência no Inglês, é sempre melhor para lidar com problemas poder se comunicar em nossa língua e alcançar uma solução não apenas mais rapidamente, mas também livre de mal-entendidos. O tratamento humano também é diferenciado nesses casos.

call-center

Outro elemento a se considerar ao escolher uma hospedagem nacional é que o Google leva em conta a geolocalização dos servidores para posicionar um site em um ou outro país. Se somos uma empresa que oferece hospedagem para clientes web e não queremos ter problemas de mal posicionamento no principal motor de busca do mundo, é recomendável ter uma hospedagem em território nacional. O IP de hospedagem utilizado é um dos componentes para se posicionar corretamente em nosso país.

Não podemos esquecer também o fuso horário desses servidores. Se temos uma hospedagem no Brasil, podemos fazer manutenção durante o período da noite, sabendo que a taxa de visitação está baixa e por isso não enfrentaremos transtornos no tráfego. Em contrapartida, com o site hospedado nos Estados Unidos ou na Europa, é preciso ajustar nosso fuso horário para tirar o site do ar para manutenção e convocar a equipe de desenvolvimento muitas vezes fora do horário comercial para evitar perda de tráfego, reclamações e vendas perdidas.

O fuso horário também interfere no tempo de resposta do atendimento técnico. Não é incomum vermos um chamado de suporte demorar até 12 horas para ser atendido em uma hospedagem estrangeira, em virtude de horários incompatíveis. Doze horas com um site defeituoso pode ter um impacto grave no faturamento, além de abalar a confiança de um visitante que pode nunca mais retornar. Atendimento 24 horas, quando oferecido em hospedagens estrangeiras, não é barato e a alta do dólar apenas piora o custo extra. Com um serviço de hospedagem nacional, o atendimento pode acontecer no mesmo instante em que o problema é detectado pelo proprietário e o custo fora do horário comercial não é tão exorbitante e compatível com nossa realidade de mercado. Além disso, no Brasil, é possível fazer uma chamada telefônica para uma resposta ainda mais rápida do suporte sem o custo de uma ligação internacional.

brasil-digital

Em caso de conflito jurídico com seu provedor de hospedagem, em caso de hospedagem no exterior você pode se ver submetido às leis estrangeiras, o que nem sempre pode ser a melhor alternativa. Em outros casos, mesmo regido pelas leis brasileiras, você ainda terá que ter um representante gerenciando o processo em um fórum fora do território nacional, o que pode acarretar um custo muito maior que qualquer indenização que venha a conquistar. Ninguém quer passar por problemas na Justiça mas, ter todos os trâmites legais transitando dentro do seu próprio país é uma garantia de resultados melhores e mais fáceis de acompanhar.

Existem então vários fatores que podem pesar na decisão de escolher um provedor de hospedagem nacional. O preço é apenas um deles e atualmente o impacto é bem menor do que era no cenário de dois, três anos atrás. Um impacto que pode ser facilmente contornado com as demais vantagens.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/02)
Notícias
11 visualizações
Notícias
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/02)

Carlos L. A. da Silva - 15 de fevereiro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como salvar seus dados do Google Plus
Dicas
9 visualizações
Dicas
9 visualizações

Como salvar seus dados do Google Plus

Carlos L. A. da Silva - 15 de fevereiro de 2019

Com o fim anunciado, você tem até primeiro de Abril para resgatar tudo que publicou na rede social.

Reagindo a Vagas de Emprego para Programadores // Vlog React #89
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,810 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,810 visualizações

Reagindo a Vagas de Emprego para Programadores // Vlog React #89

Thais Cardoso de Mello - 14 de fevereiro de 2019

Decidimos mostrar algumas vagas de trabalho para programadores e vamos comprovar se as empresas estão realmente loucas pedindo coisas demais nos perfis profissionais.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Manifesto Ágil: Tipos de demanda e classes de serviço
Artigos
13 visualizações
13 visualizações

Manifesto Ágil: Tipos de demanda e classes de serviço

Plataformatec - 12 de fevereiro de 2019
Mark Zuckerberg conseguiu destruir o Google Plus
Artigos
17 visualizações
17 visualizações

Mark Zuckerberg conseguiu destruir o Google Plus

Carlos L. A. da Silva - 11 de fevereiro de 2019
W3C // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,815 visualizações
1,655 compartilhamentos6,815 visualizações

W3C // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 11 de fevereiro de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (08/02)
Notícias
22 visualizações
22 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (08/02)

Carlos L. A. da Silva - 8 de fevereiro de 2019