WhatsApp
Categorias

WhatsApp: criando e restaurando backups de conversas no Android

Que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado atualmente ninguém tem mais dúvida. O mensageiro é prático, descomplicado e cheio de recursos bacanas, permitindo inclusive chamadas de voz (voz sobre IP, ou VoIP), para o desespero das operadoras.

Quem usa o aplicativo pode acabar precisando consultar o histórico de mensagens antigas, visualizando textos e áudios trocados com amigos e parentes. Mas, e se ocorrer algum problema? E se o smartphone for perdido ou roubado? E se, por qualquer motivo que seja, as conversas anteriores, mais antigas, não estiverem mais lá?

WhatsApp

Felizmente, o mensageiro permite a realização de backups de maneira bastante simples. E, como sabemos muito bem, é sempre uma ótima ideia realizar backups periódicos (e não somente do WhatsApp, veja bem).

Confira abaixo:

1) Backup das conversas no WhatsApp Android

Backups completos

Esta modalidade de backup gera arquivos completos, incluindo todas as conversas, com todos os contatos.

1a) Abra o WhatApp e toque no botão “menu”, no canto superior direito:

WhatsApp - Screenshot

1b) A seguir, vá em “Configurações”:

WhatsApp - Screenshot

1c) Na próxima tela, acesse a opção “Conversas e chamadas”. A seguir, toque em “Salvar conversas”:

WhatsApp - Screenshot

1d) Neste momento, o aplicativo fará backup de todas as conversas. Um backup completo, total, incluindo os registros de todos os seus contatos.

Os arquivos do backup serão gerados em seu celular, no espaço de armazenamento interno, na pasta “\WhatsApp\Databases”.

Enviando o backup para locais seguros

É uma boa ideia acessar esta pasta (após conectar seu smartphone ao computador via cabo, por exemplo) e copiar todos os arquivos aí existentes para algum outro local, para maior segurança.

Whatsapp - Databases

Pode ser um HD externo, um pendrive ou até mesmo algum serviço de armazenamento na nuvem, como o Google Drive ou o OneDrive, por exemplo. Você também pode gravar os arquivos em um CD ou DVD, vale lembrar.

O importante aqui é ter certeza de que eles se encontram armazenados com segurança, para que você possa a eles recorrer caso haja a necessidade de uma restauração (veja mais abaixo, no item “Restaurando conversas no WhatsApp Android”).

Vale lembrar que, neste caso, as conversas se encontram armazenadas em arquivos criptografados, com a extensão “crypt8”. Também é possível visualizá-las fora do WhatsApp, mas para isso você deve utilizar uma ferramenta externa, como o gratuito WhatsApp Viewer, por exemplo.

Backups individuais, por e-mail

Também é possível trabalhar com backups individuais (um contato/conversa por vez), gerados pelo próprio aplicativo, os quais são enviados para o seu e-mail.

Observe que esta modalidade de backup não permite a restauração pelo próprio aplicativo. Pense nela como algo adicional ou, no mínimo, como um recurso que permitirá que você pelo menos possa ler as mensagens, de forma independente.

Aqui, serão gerados arquivos .TXT (para conversas em texto) e .AAC (para conversas em áudio) relativos a cada contato, conforme sua escolha. Você poderá abrir tais arquivos mediante a utilização de qualquer editor de texto.

1e) Abra o WhatsApp e permaneça na aba “Conversas” (onde são listadas todas as conversas, com todos os seus amigos/contatos):

Whatsapp - Screenshot

1f) Escolha uma conversa qualquer (aquela da qual deseja fazer backup). Mantenha o dedo pressionado sobre ela por alguns segundos, até que uma lista com novas opções apareça.

Toque na opção “Enviar por e-mail”:

Whatsapp - Screenshot

1g) Neste momento, a app perguntará se você deseja anexar mídia ao e-mail ou não. Lembre-se de que se optar pela opção “anexar mídia”, as conversas via áudio serão também enviadas (no formato .AAC).

Caso opte pela opção “sem mídia”, apenas as mensagens de texto serão anexadas ao e-mail (no formato .TXT).

Obs: vale lembrar que apenas a opção “anexar mídia” permite um backup completo contendo todas as conversas com o contato, por motivos óbvios. Ou seja, quaisquer áudios trocados não serão enviados caso você escolha a opção “sem mídia”.

O aplicativo padrão de e-mails do celular é aberto logo a seguir, bastando então que você informe o endereço destino e confirme. Lembre-se também de que as mensagens podem ficar bem maiores caso opte pelo envio dos arquivos de áudio (não se esqueça de realizar tal operação apenas enquanto conectado a uma rede Wi-Fi, para evitar problemas com possíveis gastos excessivos do seu plano de dados).

2) Restaurando conversas no WhatsApp Android

Restaurando backups completos

2a) Para restaurar backups completos realizados através do recurso embutido no próprio aplicativo (itens “1a” a “1d”, acima), copie os arquivos de backup (com extensão “crypt8”) para a memória interna do smartphone (para a pasta “\WhatsApp\Databases”).

2b) Em seguida, desinstale e reinstale o WhatsApp (ou então apenas instale-o, caso esteja com um novo aparelho em mãos, por exemplo).

O aplicativo detectará que existem backups de conversas anteriores e perguntará se você deseja restaurá-los. Apenas confirme.