0 Compartilhamentos 1064 Views

7 Atalhos do Chrome que você deveria utilizar todos os dias

27 de novembro de 2016

Primeiro veio o Netscape, depois o Internet Explorer, seguido pelo Firefox, mas agora o primeiro lugar em popularidade é ocupado pelo Chrome.

Todos os dias novos usuários se juntam às fileiras dos que adotaram o navegador do Google no dia a dia. Ainda assim, não apenas os novatos como também os veteranos podem descobrir novas formas de aproveitá-lo ao máximo.

Será que você conhece mesmo tudo o que ele tem a oferecer? Estes atalhos de teclado vão facilitar e muito o seu uso diário:

1. Lendo com tranquilidade

Deixe o mouse de lado enquanto você lê um artigo muito longo: use a tecla Espaço para rolar uma tela inteira de cada vez. Bônus: combinando Shift+Espaço, a página na verdade sobe uma tela inteira de cada vez, ao invés de descer.

2. Direto para o topo

Se você acabou de rolar uma página enorme (principalmente aquelas onde o conteúdo carrega infinitamente com Ajax…) e agora precisa voltar para o topo, onde fica a navegação? Se você deu várias rolagens com o scroll do mouse, clicou na barra de rolagem da página, ou usou nosso atalho da primeira dica, você irá amar esse outro atalho: a tecla Home coloca a página no topo instantaneamente. Bônus: a tecla End, consequentemente, leva para o rodapé da página.

3. Cadê os downloads?

Cada navegador tem uma regra diferente para downloads e se o usuário não for muito organizado pode ser bem fácil perder aquele arquivo importante baixado da internet. Felizmente, no Chrome a combinação Ctrl+J irá abrir uma janela do navegador na seção de Downloads, com uma grande listagem de cada arquivo baixado recentemente, incluindo uma opção de “mostrar na pasta” que serve de botão para acesso rápido para a pasta onde o documento está salvo. Bônus: preocupado com a privacidade? Há uma opção “Limpar tudo” no menu disponível na barra azul de busca, logo acima.

4. Favoritando tudo

Não quer perder aquele conteúdo? O recurso de adicionar a Favoritos é uma das funcionalidades mais antigas dos navegadores e está ao alcance do atalho Ctrl+D. Essa combinação de teclas irá abrir uma janela onde você poderá especificar nome e pasta onde o link será guardado, ou você pode apenas apertar Enter para adicionar na raiz da pasta Favoritos. Bônus: os Favoritos ficaram bagunçados? Adicionou algo por acidente? A combinação CtrL+Shift+O abre o Gerenciador de Favoritos.

5. Fechando Abas

Algumas pessoas fecham as abas clicando no pequeno “x” do lado de cada uma delas. Não apenas esse caminho exige que você utilize o mouse, como, quando há abas demais, é fácil errar e fechar a aba errada… Para evitar complicações, aperte Ctrl+W para fechar a aba atual que está sendo visualizada. Bônus: Fechou uma aba por engano, mesmo usando o atalho? Se arrependeu? Use a combinação Ctrl+Shif+T para reabrir abas fechadas recentemente.

6. Você não precisa de óculos…

A fonte que aquele webdesigner especificou é miúda demais para seus olhos cansados? Você pode dar um zoom no conteúdo de qualquer página usando o atalho Ctrl++ (sim, é a tecla Control mais o sinal de “+”). Isso amplia tudo que há na página, incluindo imagens. Páginas que não sejam responsivas podem apresentar comportamentos estranhos… Bônus: consequentemente Ctrl+- diminui tudo em uma página. Ampliou demais ou reduziu demais e não sabe mais o que é o normal? Ctrl+0 reseta qualquer zoom aplicado pelo navegador.

7. Achados e perdidos

Em artigos e textos muito longos, é uma boa ideia pesquisar exatamente uma palavra que você esteja procurando. Isso é possível pressionando Ctrl-F, que abre uma caixa de busca no topo da tela. Comece a digitar a palavra-chave e o navegador irá exibir as ocorrências mais próximas em tempo real.

Informação

Os mais atentos podem ter reparado que esses atalhos são praticamente idênticos aos disponíveis para o Mozilla Firefox, publicados anteriormente. Uma vez que os dois navegadores apresentam atalhos similares, mas públicos diferentes, decidimos adaptar o texto original para o Google Chrome, respeitando suas características próprias, para facilitar também a vida de quem utiliza esse navegador diariamente.

Carregando...

Você pode se interessar

Influenciadores digitais que não existem
Artigos
79 visualizações
Artigos
79 visualizações

Influenciadores digitais que não existem

Carlos L. A. da Silva - 2 de dezembro de 2021

Na era da pós-verdade, influenciadores que não são reais estão ganhando espaço para uma multidão que quer ser influenciada

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada
Artigos
211 visualizações
Artigos
211 visualizações

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada

Carlos L. A. da Silva - 23 de novembro de 2021

Aplicativo oficial do sistema educacional da capital Suécia era ruim demais, mas a lei é a lei...

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando
Artigos
464 visualizações
Artigos
464 visualizações

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando

Carlos L. A. da Silva - 6 de novembro de 2021

O HyperText Markup Language nos acompanha desde os primórdios da web. É o seu tijolo mais básico. Podem surgir novas tecnologias, plugins, frameworks, conteúdo rico, mas o bom e velho HTML continua sendo a base de tudo e aprender seus mais profundos nuances é fundamental para os desenvolvedores. O HTML5 é a implementação atual da […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

O Metaverso está vindo?
Artigos
527 visualizações
527 visualizações

O Metaverso está vindo?

Carlos L. A. da Silva - 1 de novembro de 2021
Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
635 visualizações
635 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021
Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
925 visualizações
925 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021