0 Compartilhamentos 964 Views 3 Comments

Aprenda a encontrar e substituir texto em posts no WordPress com SQL Queries

21 de novembro de 2016

Imagine que você possui um blog ou site em WorPress. Ele se encontra no ar já há alguns anos, digamos. Você pode se deparar, de repente, com a necessidade de substituir algum texto, algumas palavras, alguma frase, ou até mesmo trechos grandes de texto, em alguns locais de tal blog.

Você pode desejar alterar alguma URL ou link que mudou, algo que não existe mais, algo que não mais faz sentido, talvez. Digamos que algum texto, por exemplo, em algum post ou página de seu WordPress, precisa, por qualquer motivo, ser substituído. O que você faz? Vai até a dashboard do CMS, abre um post/página por vez, edita, salva, repete o processo, etc?

E se existirem, digamos, muitas substituições a serem feitas? Em muitos posts, em centenas, ou milhares, deles? E se você tiver de alterar, por exemplo, algum trecho, uma URL, uma frase, em centenas de posts? Não seria muito mais fácil realizar o processo de uma vez só? Rapidamente, sem entrar em inúmeras telas por várias e várias vezes seguidas?

Banco de dados

Aí podem entrar em cena as SQL queries, algo a respeito do qual também já comentamos neste outro artigo. Você pode utilizar, neste caso em específico, o comando UPDATE, em qualquer gerenciador de bancos de dados SQL e MySQL, como algum destes abaixo:

Obs: lembre-se de que você pode utilizar qualquer ferramenta similar, inclusive qualquer uma oferecida pelo seu provedor de hospedagem. Até mesmo o phpMyAdmin.

Faça backup

Lembre-se: backup é essencial. Faça backup do seu WordPress antes de rodar a query abaixo. Neste caso em especial, faça backup do seu banco de dados.

Confira também algum dos artigos abaixo, todos relacionados a backups:

Lembre-se também de que alguns provedores/painéis de hospedagem oferecem ferramentas específicas para backup, muitas das quais fazem, inclusive, um backup completo, incluindo bancos de dados, arquivos, e pastas. Verifique todas estas informações antes de prosseguir.

Rodando a query SQL para substituir textos em posts

Observe, antes de qualquer coisa, que estamos nos referindo, neste artigo, a uma tabela em específico do WordPress (wp_posts), e a um campo em específico, dentro da mesma tabela (post_content). Ou seja, estamos nos referindo à tabela onde são armazenados todos os posts do seu WordPress, e mais especificamente ainda, ao campo da mesma onde é armazenado o conteúdo dos posts em si.

Poderíamos utilizar, de/com diferentes formas e sintaxes, comandos similares para alterar conteúdo/texto em comentários (wp-comments), também. Digamos que “o céu seja o limite”. Mas vamos nos ater aqui à tabela “wp-posts”.

Você pode utilizar o comando abaixo, para realizar substituições de texto:

update NOME_TABELA set NOME_CAMPO =
replace(NOME_CAMPO, 'Texto a ser encontrado', 'texto substituto');

Por exemplo:

update wp_posts set post_content =
replace(post_content,'Texto a ser encontrado','texto substituto');

Obs: no exemplo acima, o trecho “Texto a ser encontrado” será localizado em todos os posts do WordPress.  A seguir, tal trecho será substituído por “texto substituto”. Fácil, não?

Obs 2: lembre-se de substituir “Texto a ser encontrado” e “texto substituto”, conforme suas necessidades.

Obs 3: você pode tanto encontrar quanto localizar textos isolados, frases, URLs, etc. Por exemplo:

update wp_posts set post_content =
replace(post_content,'urlteste.com','urlteste.org');

Obs 4: repare mais uma vez que você pode realizar adaptações, aqui, substituindo a tabela e o campo.

Rode/Execute a query, e pronto! Até a próxima!

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
93 visualizações
Artigos
93 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
200 visualizações
Artigos
200 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
341 visualizações
Artigos
341 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

3 Responses

  1. Cara, na boa vc me ajudou muito, eu ia alterar o shortcode de mais de 400 posts manualmente mas deduzi que deveria ter uma forma mais simples de fazer isso e felizmente encontrei seu post, não tenho NENHUM conhecimento de MySQL mas agora tive que aprender um pouco e eu tinha ficado intrigado sobre como executar essa Query mas depois de procurar um pouco no painel do meu site, fui na pagina do MySQL e resolvi tudo por la mesmo clicando no meu banco de dados e depois em ”sql” no topo da pagina, abre então um editor de texto e é so colar os comandos depois clicar em executar. (fiquei atento á necessidade de substituir ”wp_” pelo prefixo do meu banco de dados… ex:” xxxxx_posts”

    Muito obrigado 😀

    Resposta

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
398 visualizações
398 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
711 visualizações
711 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021