Categorias

Como arrastar e soltar arquivos no Windows de uma forma inteligente

É difícil encontrar um usuário do Windows que não conheça o recurso de arrastar e soltar da plataforma (drag and drop no Inglês), onde você seleciona um ou mais arquivos e os move para outro local, imitando fisicamente o ato de arrastar um papel sobre a mesa.

Mas… e se eu te contar que existe uma forma ainda mais inteligente de explorar essa funcionalidade?

Originalmente, você clica com o botão esquerdo nos arquivos que deseja mover e, mantendo o botão pressionado, os arrasta até um novo local, onde eles irão permanecer quando o botão for largado. Se você está movendo arquivos dentro da mesma unidade, isso funciona como um recortar, removendo os arquivos do seu lugar anterior e colando no novo destino. Se você está movendo arquivos entre unidades (como do HD para um pen drive, por exemplo), então o processo cria uma cópia dos arquivos no novo endereço, deixando os originais no lugar anterior.

Entretanto, com um truque simples, mas menos conhecido, é possível ter total controle sobre o processo, se será um recorte ou uma cópia, independente das unidades. É um recurso que já existe faz muito tempo no Windows e precisa ser divulgado.

O segredo aqui é arrastar e soltar usando o botão direito do mouse. Com isso, ao soltar o botão, o Windows oferece uma série de opções para a ação: Copiar aqui, Mover para cá ou Criar atalhos aqui. Dependendo de programas de terceiros instalados, ainda mais opções podem surgir, como compactar, por exemplo.