Categorias

Como baixar a Atualização de Outubro do Windows 10 e como evitá-la

A próxima grande atualização do Windows 10 chama-se Atualização de Outubro e, pelo nome, já deu para ver que o departamento de Marketing da Microsoft jogou a toalha. Podemos também chamá-la de Windows 10 1809, que é o número da versão

Também já deu para ver pelo nome oficial que a atualização já está disponível, embora a distribuição esteja seguindo o mesmo processo gradual das atualizações anteriores, ou seja, os usuários não irão recebê-la simultaneamente.

Para receber o pacote da versão 1809 através do Windows Update, basta não mexer em nada nas configurações do Windows 10 e aguardar o momento de liberação. Entretanto, temos dicas para aqueles que preferem acelerar o processo, assim como para aqueles que preferem aguardar ainda mais pela sua instalação.

Como baixar a Atualização de Outubro do Windows 10 manualmente

Para quem não pode esperar, é possível ir até a página oficial da Microsoft e verificar se o download já está disponível. Relatos de problemas iniciais com dispositivos Intel da Sexta Geração para frente levaram a Microsoft a puxar o freio de mão na distribuição da Atualização de Outubro enquanto realiza novos ajustes, mas esse cenário pode mudar a qualquer momento.

Se a página oficial avisar que a Atualização de Outubro está disponível, basta executar o download manualmente através do botão atualizar agora e seguir as instruções do assistente.

Como evitar a Atualização de Outubro do Windows 10 o máximo possível

Por outro lado, se você faz parte do time dos que preferem esperar, seja por questões de compatibilidade seja por questões de estabilidade, é possível adiar e muito a instalação de atualizações no sistema operacional.

Para programar esse adiamento, vá em Configurações | Atualização e Segurança | Windows Update e clique no discreto link “Opções avançadas” na área de Opções de Configuração.

Na próxima tela, vá até a área de “Escolher quando as atualizações são instaladas” e altere o Branch em que seu sistema se encontra. Possivelmente, está configurado para Canal Semestral (Direcionado)l e irá instalar a Atualização de Outubro tão logo ela esteja pronta para a maioria dos usuários, ou seja, esse mês.

Mas você pode alterar para Canal Semestral, o que irá adiar a instalação quando a mega-atualização for considerada pronta para organizações e empresas, ou seja, depois de polimento de arestas, remoção de bugs e certeza plena de que não causará problemas. Normalmente, isso significa um atraso de meses.

Se você considera o prazo insuficiente, pode, por sua conta e risco, adicionar mais dias ao prazo no campo imediatamente abaixo, em até 365 dias. Esse acréscimo é somado ao valor padrão do canal escolhido.

Importante: a menos que você tenha absoluta certeza do que está fazendo, não altere o prazo da última caixa, relacionada a atualizações de qualidade. Isso inclui atualizações de segurança, normalmente entregues tão logo estejam disponíveis para todos os consumidores. É fundamental manter o sistema atualizado em relação a brechas de segurança e vulnerabilidades.