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Como descobrir se você está usando uma conta de Administrador no Windows 10

Existem dois tipos de contas de usuário no Windows 10, cada uma com suas vantagens e desvantagens: usuário comum e Administrador. Essa divisão não é nova no Windows, mas essa versão do sistema operacional ampliou o que pode e o que não pode ser feito com cada tipo.

Simplificando, um usuário comum pode utilizar o Windows 10 em tarefas do dia a dia de baixo risco, como abrir e fechar programas, navegar na web etc. Entretanto, operações de maior risco ao sistema, como instalar e remover programas, realizar modificações em pastas críticas, alterar permissões etc, exigem uma conta de Administrador.

Desta forma, a conta de Administrador não é recomendada para todo tipo de usuário e pode abrir brechas para problemas se for violada. Em contrapartida, um usuário avançado irá se sentir limitado no que pode fazer com uma conta padrão.

Para descobrir se você está usando uma conta de Administrador no Windows 10 é necessário abrir o Menu Iniciar e clicar com o botão direito no ícone ou nome da conta ativa. Escolha Fazer alterações na Conta de Usuário.

Um caminho alternativo é acessar o menu Executar (Win + R) e digitar “control userpasswords“.

Logo abaixo da foto e do nome do usuário, vem especificado nessa tela o tipo de conta ativa.

Todo sistema precisa ter pelo menos uma conta Administrador. Se a sua conta não é de Administrador e você precisa que seja, solicite a alteração para o Administrador da máquina.

Por outro lado, a recomendação da própria Microsoft é que o sistema seja utilizado no dia a dia por um usuário com conta padrão. Se houver mais de uma conta Administrador na máquina, você pode alterar a conta que você mais utiliza para uma conta padrão nessa mesma tela, escolhendo a opção Alterar o tipo de conta ao lado. Se a sua conta for a única conta Administrador, será necessário criar outra conta Administrador, em Gerenciar outra conta, logar nela e alterar o tipo de conta da sua conta mais utilizada.