0 Compartilhamentos 57 Views

Como evitar dirigir e escrever no celular ao mesmo tempo

Enquanto os dispositivos móveis se tornaram onipresentes em nossas vidas, existe um lugar onde eles não podem estar: na frente de um volante. Segundo estatísticas recentes, um em cada quatro acidentes de carro nos Estados Unidos são provocados pela imprudência do motorista em dirigir e escrever no celular ao mesmo tempo.

São números que impressionam. Cerca de 78% dos motoristas classificados como distraídos em investigações de acidentes estavam digitando em aplicativos no momento da colisão. As chances de acidente enquanto se escreve e dirige ao mesmo tempo são seis vezes maiores do que dirigir embriagado: ou seja, é mais seguro pegar o volante bêbado do que responder um zap ou um SMS enquanto dirige.

Se esses dados não convenceram você dos riscos envolvidos, é bom ressaltar que utilizar o celular ao volante é uma infração gravíssima  (art nº 252 do CTB) das leis de trânsito no Brasil, gerando a perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 293,47. Então, é hora de parar com essa prática nociva que pode afetar tanto a sua vida quanto a de várias outras pessoas no trânsito.

Mas velhos hábitos podem exigir mais do que simples força de vontade para largar e, e você está encontrando dificuldades para tomar a iniciativa, existem alguns truques que podem dar um reforço na sua força de vontade.

Para iOS

Desde a versão 11 do seu sistema operacional móvel, a Apple introduziu o recurso Não Perturbe ao Dirigir. Com isso, seu iPhone ou iPad detecta o movimento do veículo e bloqueia automaticamente a chegada de notificações, o que facilita e muito que não ocorram distrações ao volante.

Com a funcionalidades ativada, a tela fica escura e o aparelho fica silencioso. Se alguém mandar uma mensagem para você, receberá uma resposta automática informando que você está dirigindo.

O recurso está disponível em Ajustes | Não Perturbe e você pode configurá-lo para ser ativado automaticamente (o mais recomendado para contornar o vício), quando conectado ao Bluetooth (o que só funciona em modelos específicos de automóveis) ou manualmente (para aqueles usuários que já possuem um bom nível de autocontrole).

Para quem deseja uma camada extra de bloqueio, pode ajustar o funcionamento do recurso em Ajustes | Geral | Restrições e impor uma senha para impedir alterações na forma como Não Perturbe ao Dirigir irá proceder.

Para Android

Infelizmente, a plataforma Android ainda não conta com um recurso nativo para impedir que o motorista envie ou receba mensagens de texto ao volante. Para esses casos, será necessário confiar na eficiência de um aplicativo. Felizmente, existem grandes opções gratuitas.

Uma boa alternativa para essa função é o LifeSaver, que bloqueia automaticamente o dispositivo móvel em movimento. Além disso, o aplicativo possui uma série de outras funcionalidades para pais e familiares interessados interessados em monitorar a segurança de um filho ou outro membro da família.

Para uma solução mais simples, mas não menos funcional, o AT&T DriveMode cumpre o que promete: bloqueia instantaneamente a chegada de chamadas e notificações no dispositivo móvel ao detectar velocidade superior a 24km/h e só volta a liberar o aparelho de 2 a 3 minutos após a velocidade cair abaixo desse limite.

Em Português, temos por aqui o Direção Sem Distração, criado pelo site Webmotors, que oferece o recurso de esconder automaticamente as notificações de outros aplicativos quando você ultrapassa 15km/h.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (17/08)
Notícias
5 visualizações
Notícias
5 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (17/08)

Carlos L. A. da Silva - 17 de agosto de 2018

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

O mercado de desenvolvimento e a automação de testes de softwares
Artigos
5 visualizações
Artigos
5 visualizações

O mercado de desenvolvimento e a automação de testes de softwares

Redação - 17 de agosto de 2018

Ryan Yackel, fala sobre empresas de desenvolvimento e a utilização de práticas de testes automatizados de softwares.

O que é Código Fonte?
Artigos
5 visualizações
Artigos
5 visualizações

O que é Código Fonte?

Carlos L. A. da Silva - 17 de agosto de 2018

Pode parecer óbvio para muita gente, mas afinal o que significa o nome do nosso site? Explicamos direitinho o que é esse tal de Código Fonte!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Servidores dedicados – Review
Artigos
12 visualizações
12 visualizações

Servidores dedicados – Review

Redação - 15 de agosto de 2018
Promoções de Jogos do Final de Semana (10/08)
Notícias
14 visualizações
14 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/08)

Carlos L. A. da Silva - 10 de agosto de 2018
Como apagar tuítes antigos gratuitamente
Dicas
15 visualizações
15 visualizações

Como apagar tuítes antigos gratuitamente

Carlos L. A. da Silva - 8 de agosto de 2018