A melhor estratégia de segurança é a prevenção e a melhor forma de se prevenir de um problema é através da informação.
Você pode ter o melhor antivírus do mercado instalado no seu sistema, mas ele não vai adiantar de nada se você clicar no link errado, executar o download errado e ignorar qualquer aviso que ele ou seu sistema operacional estejam emitindo.
Para um profissional de TI, as dicas a seguir podem parecer óbvias, mas todos os dias um vasto número de usuários sem conhecimentos está sendo contaminado justamente porque ninguém parou para lhes dar dicas óbvias ou explicar como um vírus se propaga. Esse texto é para essas pessoas se informarem, identificarem alguns dos sinais que podem indicar a presença de um programa malicioso querendo se instalar ou já instalado no seu sistema.
- Certifique-se de que o email recebido está relacionado a você. Se você não efetuou uma compra recentemente, se você não tem negócios com aquela empresa, se você não conhece aquela pessoa, não há motivos para receber uma “nota fiscal”, um “documento” ou um “currículo em anexo”. Se o email nem mesmo utiliza seu nome na mensagem, isso significa que ele não conhece você e está enviando mensagens genéricas para milhares de endereços de email.
- Você não precisa entender de antivírus. Mas precisa saber pelo menos qual é a aparência do antivírus que está instalado no seu computador. Saiba reconhecê-lo, para poder identificar falsas telas de antivírus e programas de “otimização” ou “segurança” que aparecem na internet. Não instale nada que não seja rigorosamente idêntico ao seu próprio antivírus (como uma atualização legítima, por exemplo). Tudo o mais provavelmente será um engodo.
- Não confie em nenhum site que solicite a instalação de um programa ou plugin para visualizar conteúdo. Mesmo que seu sistema não possua Java ou Flash instalado, ele está melhor assim, e administradores de sites responsáveis sabem que os usuários não devem depender desse tipo de plugin. Se for indispensável a instalação de um deles, vá sempre aos sites oficiais: Java, Flash e Adobe Reader.
- Empresas sérias não realizam campanhas que exigem que você baixe arquivo algum ou repasse a promoção para X amigos. Resista à tentação, porque o preço a se pagar pode acabar sendo muito alto.
Agora é tarde? Já baixou algo ou clicou em algo que você não está muito seguro? Atenção para sinais de que você já foi contaminado:
- Depois que você clicou ou instalou o arquivo, nada do que foi prometido aconteceu. Na verdade, parece que não aconteceu nada de nada. Acredite: aconteceu, seu sistema está contaminado.
- Seu antivírus ou sistema operacional, cuja interface você aprendeu a reconhecer previamente, deu um sinal de alerta. Leia as instruções com cuidado e proceda como recomendado.
- O programa que você instalou deixou seu computador mais lento do que estava antes. Você não precisa entender de gerenciamento de memória para perceber a lentidão.
- Seu antivírus ou outras soluções de segurança foram desativadas ou sumiram.
- Há mais anúncios na internet agora do que havia antes, de baixa qualidade e nos formatos, lugares ou momentos mais inusitados.
Se for o seu caso, você pode tentar uma varredura manual em busca de vírus ou acionar o suporte técnico da sua empresa ou aquele vizinho que manja de informática para dar uma olhada no computador.