0 Compartilhamentos 422 Views

Como impedir que o WhatsApp compartilhe seus dados com o Facebook para propaganda

29 de agosto de 2016

Você deve ter percebido que o WhatsApp teve seus termos de serviço renovados, nos últimos dias. Falamos mais a respeito dos motivos que motivaram esta alteração neste artigo, entretanto, vale ressaltar que muitos usuários ficaram preocupados com a novidade.

A partir de agora, dados do mensageiro mais famoso do mundo passam a ser compartilhados com o Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg receberá os números de telefones dos usuários, por exemplo, além de informações relacionadas a conversas trocadas entre os usuários (para o devido rastreio de palavras-chave, por exemplo).

Com isto, os usuários passarão a ver propaganda relacionada a seus interesses no Facebook. É natural que muitas pessoas fiquem amedrontadas e/ou decepcionadas, entretanto, apesar da empresa ter dito que deseja “explorar maneiras para você se comunicar com empresas que importam para você também, enquanto ainda se mantém uma experiência sem banners de terceiros e spam“.

WhatsApp

Vale lembrar que as tais propagandas referem-se apenas ao Facebook, e o mensageiro continuará livre das mesmas (o algoritmo realizará o rastreamento de dados visando a exibição de anúncios de acordo com os interesses do usuário, em sua própria timeline no FB).

De qualquer maneira, você ficou preocupado com sua privacidade? Pois bem, você pode impedir o compartilhamento de dados facilmente. Tão logo a mensagem relativa aos termos do serviço seja exibida no seu smartphone, não toque em aceitar.

Ao contrário, toque na pequena seta ao lado de “leia mais sobre atualizações importantes”. A seguir, dê uma olhada nos termos e então desmarque a caixa de seleção ao lado da mensagem “Compartilhar os dados da minha conta do WhatsApp com o Facebook para melhorar minhas experiências com anúncios e produtos no Facebook“. Para concluir, toque em “Aceitar”.

Entretanto, pode ser que você tenha tocado em “Aceitar” logo de início, sem querer, aceitando, portanto, os novos termos de serviço e o compartilhamento de informações. Neste caso, é necessário acessar as opções de configuração de sua conta, dentro do WhatsApp. Para isto, acesse a área de “Configurações” do aplicativo e, a seguir, toque em em “Conta”.

Aí, logo abaixo de “Apagar minha conta”, localize o item “Compart. dados da conta”: desmarque o mesmo e pronto, o compartilhamento de dados será desativado.

Lembre-se, porém, de que este procedimento deverá ser realizado em no máximo 30 (trinta) dias (após o aceite inicial dos novos termos).

Carregando...

Você pode se interessar

Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
9 visualizações
Artigos
9 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021

Seus dados pessoais foram vazados e essa é uma verdade praticamente inevitável. A meta agora é minimizar os possíveis danos e cobrar autoridades.

Entendendo o elemento time em HTML 5
Artigos
14 visualizações
Artigos
14 visualizações

Entendendo o elemento time em HTML 5

Carlos L. A. da Silva - 5 de fevereiro de 2021

O tempo não para, já dizia a canção. E o tempo também faz parte de um conjunto de tags HTML que podem ser muito úteis no seu projeto.

Como cortar texto sem usar uma linha de script
Dicas
20 visualizações
Dicas
20 visualizações

Como cortar texto sem usar uma linha de script

Carlos L. A. da Silva - 11 de janeiro de 2021

Conheça o poder da propriedade text-overflow no CSS e nunca mais edite strings no braço.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Como começar a programar
Artigos
27 visualizações
27 visualizações

Como começar a programar

Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2021
Como cancelar qualquer conta online para sempre
Dicas
29 visualizações
29 visualizações

Como cancelar qualquer conta online para sempre

Carlos L. A. da Silva - 30 de dezembro de 2020
Retrospectiva (positiva) de 2020
Artigos
32 visualizações
32 visualizações

Retrospectiva (positiva) de 2020

Carlos L. A. da Silva - 29 de dezembro de 2020
O que seria internet quântica?
Artigos
31 visualizações
31 visualizações

O que seria internet quântica?

Carlos L. A. da Silva - 23 de dezembro de 2020