Quem trabalha com Windows ou mesmo com outros sistemas operacionais frequentemente se vê com múltiplas janelas abertas ao mesmo tempo. É natural, está no nome do sistema operacional da Microsoft: “janelas”. Isso foi uma quebra de paradigma em relação aos sistemas antigos de uma única tela e facilita a realização de múltiplas tarefas ao mesmo tempo.
Entretanto, também é comum querermos minimizar toda aquela bagunça e focar, na medida do possível, em uma única janela. Você pode minimizar todas as outras uma a uma, mas isso não seria produtivo. Há formas mais rápidas ou interessantes de se minimizar todas as janelas menos aquela que você deseja.
A opção mais “gambiarra” é minimizar tudo de uma vez só para a Área de Trabalho e depois maximizar aquela que se deseja. Isso é possível no Windows com o atalho Win+D, que revela a Área de Trabalho. Daí, você precisa localizar a janela que deseja na barra de tarefas e maximizá-la. Provavelmente, já é isso que você faz, o que exige dois movimentos e pode ser complicado de se fazer se a barra de tarefas estiver lotada de pastas e programas abertos.
A opção mais elegante é estar com o foco na janela que se deseja preservar é pressionar a combinação Win+Home. Com um único atalho de teclado, você consegue o que queria: minimizar todas as janelas, exceto aquela em que se está trabalhando. O único ponto negativo aqui seriam teclados onde não há a tecla Home ou ela não funciona, um cenário bastante incomum.
Entretanto, existe uma terceira opção e essa serve para impressionar todo mundo no escritório. Para os amantes de mouse ou truques do Windows, você pode pressionar o cursor na barra de título da janela, segurar e “sacudir” a janela para frente e para trás. Por incrível que pareça, isso irá minimizar todas as outras janelas abertas e manter a janela pressionada maximizada. Pode não ser a forma mais prática, mas é com certeza uma surpresa do sistema operacional.