Com o espaço chegando perto de uma linha crítica no meu disco rígido, chegou aquela hora de avaliar o que vai ser transferido para a nuvem, o que vai para outro HD e o que vai ser simplesmente apagado. Uma análise com a ferramenta certa e descobri que havia uma pasta chamada Windows.old ocupando mais de 30GB de espaço sem necessidade.
Por padrão, a pasta é invisível no Windows 10, uma vez que é uma pasta de sistema. É possível que ela sequer exista na sua configuração. Mas, afinal, o que é a pasta Windows.old?
Ela é uma cópia de restauração da sua instalação do Windows anterior, criada quando você migra de uma versão do Windows para outra no mesmo PC. Se seu computador veio de fábrica com o mesmo Windows que você está usando agora, essa pasta não existe no seu sistema. Se, em algum momento, você fez um upgrade do sistema operacional, ela foi criada automaticamente. Na teoria, o Windows remove essa pasta depois de 30 dias, mas não foi o que aconteceu comigo.
Ela é necessária? Se você está testando uma nova versão do Windows e está inseguro sobre ela e deseja ter um caminho de volta para o Windows anterior, essa pasta é necessária. Ou seja, é uma situação muito específica. Com o Windows 10 instalado aqui por anos, não me vejo retornando ao Windows 7.
Entretanto, remover a pasta Windows.old não é uma simples questão de selecionar o diretório e apertar o botão Delete. Essa é uma pasta protegida e exige um processo diferente para ser removida.
O caminho mais fácil é através da ferramenta oficial do Windows Limpeza de Disco. É um utilitário normalmente subestimado por quem faz manutenção do sistema, mas que nesse caso funciona co perfeição. Ele pode ser acessado através do menu Iniciar ou clicando com o botão direito na unidade de disco e selecionando a opção Propriedades: o botão de Limpeza de Disco estará presente na aba principal:
A ferramenta Limpeza de Disco irá gastar alguns momentos para analisar o que pode administrar no seu sistema e, em seguida, oferecer um relatório de opções que podem ser apagadas com segurança. Certifique-se de selecionar a opção que remove o diretório de instalações anteriores do Windows e aproveite a oportunidade para fazer mais algumas limpezas no disco.
A remoção dos arquivos pode demorar de acordo com o volume de dados armazenados na pasta Windows.old. Aqui foi um processo de vários minutos, mas que recuperou espaço precioso no HD.