Quem adota a política de prestigiar programas livres de código aberto (FOSS) e iniciativas da comunidade sobre softwares proprietários de grandes corporações não precisa ficar preso no ecossistema Google em seu dispositivo Android. Existem boas opções de aplicativos de código aberto livres na plataforma que podem substituir gigantes do mercado, desde que você saiba onde procurar.
Quais são as vantagens? Ter acesso a programas com os quais você pode contribuir, editar e participar da comunidade de manutenção. Entretanto, mesmo que você não seja um desenvolvedor, existem vantagens no uso de aplicativos de código aberto e livres: geralmente eles são mais leves que as versões comerciais, respeitam sua privacidade e trazem suporte a dispositivos mais antigos.
Um bom exemplo dessa proposta é o NewPipe, um aplicativo que acessa a API do YouTube apenas para o necessário, sem comprometer sua privacidade ou sobrecarregar seu dispositivo. Se você deseja um player simples e direto do serviço de vídeo, dispensando o aplicativo oficial, essa seria sua escolha para o Android.
Existem centenas de aplicativos com características similares que podem mudar a face do seu dispositivo. Para mergulhar de cabeça nessa comunidade, uma boa pedida é o site F-Droid, que funciona como uma espécie de loja virtual de aplicativos FOSS para Android. Você pode utilizar a loja diretamente ou instalar o aplicativo F-Droid para acessar seu catálogo.
O F-Droid possui atualmente 2096 aplicativos FOSS ativos, um número que sobe para 4000 opções quando passamos a englobar o arquivo de versões anteriores.