Você já aprendeu aqui no Código Fonte a utilizar negrito, itálico e riscado no WhatsApp. O Telegram também permite algumas “firulas” durante a digitação, obviamente, e você pode, por exemplo, utilizar negrito e itálico (riscado, infelizmente, não está disponível, pelo menos por enquanto).
Ambos os aplicativos funcionam de maneiras diferentes, entretanto (em diversos aspectos, aliás), e no Telegram, devemos utilizar os inline bots (aliás, eis aqui outro assunto interessante para um outro artigo ou dica, em breve).
O bot @bold é o que precisamos, aqui. Ele funciona em qualquer versão do mensageiro instantâneo (iPhone, iPad, Android, Windows, web, etc). Você só precisa “chamar” o bot antes de iniciar a digitação da mensagem que deseja formatar.
Use da seguinte forma: utilize o comando para “chamar” o bot e dê um espaço logo em seguida. Assim que o Telegram perceber que o bot foi “chamado” (após o espaço), o campo de texto solicitará então que você digite o texto que deseja formatar (a palavra “Message” será então exibida, no local onde você deverá digitar – no mesmo campo de texto).
A seguir, conforme o texto a ser formatado vai sendo digitado, algumas opções serão exibidas logo acima. Simplesmente clique/toque naquela que deseja utilizar (bold/negrito ou italic/itálico), tão logo terminar de digitar.
A partir deste momento, o Telegram exibirá também um exemplo de como a frase será enviada para o destinatário, já devidamente formatada. Lembre-se: basta, agora, clicar/tocar na opção desejada, e o envio será realizado.
Por exemplo:
@bold Teste negrito para Código Fonte
Resultará em:
Teste negrito para Código Fonte
Outro exemplo:
@bold Teste itálico para Código Fonte
Resultará em:
Teste itálico para Código Fonte
E assim por diante. É sempre bom contar com opções extras de formatação, até mesmo naqueles períodos durante os quais o WhatsApp é bloqueado e desbloqueado.
Afinal de contas, muita gente acabou gostando e também utilizando com mais frequência o Telegram, aplicativo que acabou ganhando 5 milhões de novos usuários em cerca de 24 horas, devido ao bloqueio do WhatsApp no Brasil.