0 Compartilhamentos 686 Views

Como usar SSL e HTTPS com o WordPress

23 de junho de 2015

Uma das melhores formas de garantir transferências seguras de dados em seu website é utilizar SSL e HTTPS. Assim, você garante que todas as informações trocadas entre o navegador do seu visitante/cliente e o seu servidor foram criptografadas antes do envio.

Trata-se de uma forma de aumentar a segurança e, é claro, tornar mais difícil a vida dos hackers. Usar SSL e HTTPS faz com que a interceptação de informações sensitivas seja muito mais difícil, e é um dos pré-requisitos para uma loja virtual segura e confiável, por exemplo.

Um certificado SSL fornece as garantias necessárias para que o cliente compre com segurança, tendo a certeza de que a loja/site é realmente quem afirma ser, além disso. Cada site deve possuir um certificado único, para fins de identificação. Os navegadores modernos nos alertam quando acessamos um site através do protocolo HTTPS e as informações “não batem”.

Vale também lembrar que você deve adquirir um certificado SSL antes de tudo, antes de realizar os procedimentos abaixo. Em caso de dúvidas, fale com sua empresa de hospedagem (quase todas vendem certificados, atualmente). Também é possível verificar preços e até mesmo adquirir os certificados através de empresas como RapidSSL, GoDaddy e Comodo.

Também existem empresas que oferecem certificados gratuitos, como por exemplo a StartSSL. Neste caso, não deixe de conferir todos os detalhes da oferta, para ter certeza de que está adquirindo um produto que realmente satisfará suas necessidades (não deixe também de dar uma olhada no OpenSSL).

Independentemente do local escolhido para a compra do certificado, é interessante ressaltar que sua empresa de hospedagem pode realizar a instalação do mesmo para você, facilmente. Fale com ela a respeito, antes de prosseguir.

Com o certificado instalado, podemos então forçar o WordPress a utilizar uma conexão segura.

Forçando o WordPress a utilizar HTTPS e SSL

1) Uma maneira simples de forçar SSL e HTTPS no CMS é através de suas próprias configurações. Após o login, na área de administração, vá em “Configurações” ==> “Geral”:

WordPress - HTTP e SSL

2) Localize os campos “Endereço do WordPress (URL)” e “Endereço do site (URL)”. Substitua “http” por “https” e então clique no botão “Salvar alterações” (por exemplo, “https://enderecodosite.com”).

3) Também é interessante inserir um arquivo .htaccess na raiz do site (na pasta principal onde o WordPress está instalado). Tal arquivo deve conter o seguinte código de redirecionamento:

<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine On
RewriteCond %{SERVER_PORT} 80
RewriteRule ^(.*)$ https://www.enderecodosite.tld/$1 [R,L]
</IfModule>

Lembre-se de alterar “enderecodosite.tld” conforme suas necessidades, ou seja, insira aí o endereço correto do site (por exemplo: www.codigofonte.com.br).

Obs: note que acima temos dois procedimentos distintos. Os itens 1 e 2 (via dashboard do WordPress) fazem parte de um procedimento completo e separado, enquanto o item 3 (via .htacess) é também um procedimento completo e separado. Você pode utilizar qualquer um deles ou então os dois, em conjunto, para maior segurança.

Não se esqueça de realizar backups do site antes dos procedimentos acima. Para uma maior segurança, realize backup tanto dos arquivos e pastas quanto do banco de dados MySQL.

Os procedimentos acima forçarão então o uso de SSL e HTTPS em todo o site, não somente na área de administração.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
112 visualizações
Artigos
112 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
218 visualizações
Artigos
218 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
360 visualizações
Artigos
360 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
415 visualizações
415 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
733 visualizações
733 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021