0 Compartilhamentos 13 Views

Como utilizar melhor o Microsoft Edge

30 de outubro de 2017

Segundo números divulgados pela própria Microsoft, o navegador Edge está sendo utilizado em cerca de 330 milhões de dispositivos ativos.

É um número ainda baixo diante da forte concorrência de gigantes como o Firefox ou o Chrome, mas representa 60% dos usuários do Windows 10, que são adeptos do navegador padrão do sistema.

Pensando nesses usuários e apagando as más lembranças da época do Internet Explorer, nós trouxemos cinco dicas matadoras para aproveitá-lo ao máximo:

1) Guarde a leitura pra mais tarde

Antigamente, a única forma de guardar sites para uma visitação mais tarde era através dos Favoritos. Mas o Edge oferece não uma, mas duas formas de guardar uma leitura para mais tarde.

A primeira opção permite salvar todas as abas abertas em uma coleção, que pode ser restaurada na íntegra posteriormente. Isso é muito importante quando se está realizando uma pesquisa que precisa ser interrompida e retomada mais tarde do ponto em que parou. Para guardar todas as abas abertas no Edge e fechá-las automaticamente, basta clicar no botão imediatamente à esquerda, chamado Reservar guias.

Para restaurar o que foi salvo, clique no botão à esquerda, chamado Guias que você reservou.

Outra alternativa, para aqueles textos longos que exigem mais tempo para serem lidos, você pode adicionar a aba à lista de leitura do Edge. Funciona de forma similar ao Favorito: você clica no botão da Estrela na barra de endereço (atalho: Ctrl+D) para chamar o menu e adicionar à Lista de leitura.

Para acessar a lista depois, basta acessar o Hub de Favoritos, através do ícone da Estrela com linhas ou usar o atalho Ctrl+I e alternando para a seção de Lista de leitura.

2) Modo Leitura

E se leitura é mesmo a atividade que você mais exerce no navegador, irá adorar o Modo Leitura, que elimina barras de navegação, anúncios, comentários e outras distrações de páginas com conteúdo textual na web. Para ativar o recurso, é só clicar no ícone do Livro na barra de endereços ou usar o atalho Ctrl+Shift+R.

O Modo Leitura formata o texto de uma forma a facilitar a leitura e preserva as imagens, além de trazer uma rolagem horizontal, mais prática para dispositivos móveis.

A partir do Fall Creators Update, usuários do navegador também podem escolher que o navegador leia o texto em voz alta, a partir de um trecho selecionado. Basta clicar com o botão direito na seleção e escolher a opção Ler em voz alta.

3) Use o mecanismo de busca que quiser!

Por padrão, o navegador da Microsoft utiliza o mecanismo de busca da Microsoft, o Bing. Mas isso não significa que o usuário seja obrigado a isso.

Para alterar esse padrão, você precisa acessar o menu de opções do navegador, através do ícone dos três pontinhos (atalho = Alt+X), e escolhendo Configurações. Role o menu até aparecer a opção Exibir configurações avançadas e clique nela. Role o menu mais uma vez até aparecer a opção Alterar mecanismo de pesquisa.

O Edge irá listar todos os mecanismos de pesquisa que conseguiu detectar, no caso, todos aqueles que o usuário visitou e que sejam adeptos do padrão Open Search. Ou seja, para que o Google apareça nessa lista, por exemplo, o usuário deve visitar o site google.com primeiro. A partir daí, é selecionar o buscador nas opções e marcá-lo como padrão.

4) Mudando o tema

Se o visual do Edge não agradar, é possível escolher outro tema, a partir das configurações.

Para alterar esse padrão, você precisa acessar o menu de opções do navegador, através do ícone dos três pontinhos (atalho = Alt+X), e escolhendo Configurações. A lista de Temas disponíveis é logo uma das primeiras opções do menu que abre.

No momento, o navegador só possui dois visuais: Claro e Escuro, com o primeiro ativado por padrão. Não se sabe se a Microsoft irá oferecer mais alternativas no futuro, através de terceiros, como seus rivais Chrome e Firefox fazem.

5) Fixe páginas no menu iniciar ou na barra de tarefas

Já pensou em ter acesso rápido ao Código Fonte direto a partir do menu Iniciar do Windows 10? O navegador Edge facilita esse recurso.

Para ativar essa funcionalidade, basta visitar o site que você deseja fixar, acessar o menu de opções do navegador, através do ícone dos três pontinhos (atalho = Alt+X), e escolher a opção Fixar essa página em Iniciar.

A partir do Fall Creators Update, usuários do navegador também podem escolher Fixar essa página na barra de tarefas.

Você pode se interessar

Manifesto Ágil: Introdução e conceitos
Artigos
32 compartilhamentos375 visualizações
Artigos
32 compartilhamentos375 visualizações

Manifesto Ágil: Introdução e conceitos

Plataformatec - 7 de Março de 2018

[Série] O Manifesto Ágil: em nosso primeiro artigo, Lucas Colucci, nos mostra uma introdução sobre o Manifesto Ágil, apresenta algumas das Metodologias e formas Ágeis de se encarar um projeto.

Aprenda como funciona um programa de recuperação de arquivos
Artigos
19 visualizações
Artigos
19 visualizações

Aprenda como funciona um programa de recuperação de arquivos

Carlos L. A. da Silva - 6 de Março de 2018

Apagamento acidental de um arquivo? Formatação? O disco rígido ficou corrupto? Todos esses casos tem solução e você vai entender como isso é possível.

O que está errado na publicidade móvel?
Artigos
3 visualizações
Artigos
3 visualizações

O que está errado na publicidade móvel?

Carlos L. A. da Silva - 6 de Março de 2018

A verdade é: ninguém gosta da publicidade nos dispositivos móveis. E ela precisa acabar.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (02/03)
Notícias
2 visualizações
2 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (02/03)

Carlos L. A. da Silva - 2 de Março de 2018
Como liberar mais espaço em um dispositivo Android
Dicas
2 visualizações
2 visualizações

Como liberar mais espaço em um dispositivo Android

Carlos L. A. da Silva - 2 de Março de 2018
8 dicas matadoras para o Google Maps
Artigos
3 visualizações
3 visualizações

8 dicas matadoras para o Google Maps

Carlos L. A. da Silva - 1 de Março de 2018
Blockchain: Descentralização como Medida de Segurança
Notícias
9 visualizações
9 visualizações

Blockchain: Descentralização como Medida de Segurança

Thais Cardoso de Mello - 1 de Março de 2018