www
Categorias

Conheça 7 geradores de arquivos .htaccess

Arquivos .htaccess são bastante úteis. Com eles, você pode proteger diretórios, evitar hotlink, configurar páginas de erro personalizadas, reescrever URLs, realizar redirecionamentos, bloquear IPs, etc.

O arquivo de configuração é utilizado em servidores web baseados no Apache, e ele controla o diretório no qual se encontra (bem como todos os subdiretórios). Os arquivos .htaccess são interpretados pelo servidor de maneira prioritária, o que faz, portanto, que quaisquer outras configurações especiais e/ou locais sejam desconsideradas.

Criar um arquivo .htaccess é bastante simples. O painel de controle Cpanel (bem como o Plesk), por exemplo, permite a criação deste tipo de arquivo (através de seu gerenciador de arquivos). Clientes FTP como o FileZilla também permitem a criação rápida de tais tipos de arquivos, diretamente no servidor.

www

Mas, na verdade, é muito simples criar um .htaccess, até mesmo no Windows. Você pode simplesmente criar um arquivo de texto normal, utilizando um editor de textos qualquer (como o Bloco de Notas, por exemplo) e, após a criação, renomeá-lo de acordo, removendo inclusive a extensão .TXT, de maneira tal que o nome completo do arquivo seja exatamente o abaixo:

.htaccess

Mas não basta criar o arquivo, é preciso nele inserir as instruções, os comandos para que tudo funcione como desejamos. E é aqui que pode entrar em cena o site “.htaccess Tools“.

Trata-se de uma coleção online com vários geradores de arquivos .htaccess. Você precisa apenas preencher alguns campos em alguns formulários e pronto: seu .htaccess será gerado e estará pronto para ser baixado rapidamente.

Confira abaixo os 7 geradores disponíveis através do “.htaccess Tools”:

1) Gerador de Htpasswd

Este gerador permite que dados para arquivos .htpasswd sejam gerados. Tais arquivos, vale lembrar, armazenam senhas devidamente transformadas em hashs MD5 (quando precisamos proteger um diretório, por exemplo).

Ou seja, o que o “Gerador de htpasswd” faz é transformar as senhas informadas em hashs MD5. Simplesmente preencha os campos “Username” (Usuário) e “Password” (Senha) e clique em “Create .htpasswd file”.

A seguir, copie os dados gerados e cole-os em seu arquivo .htpasswd. Repita o procedimento tantas vezes quantas forem necessárias.

2) Autenticação .htaccess

Utilize em conjunto com o “Gerador de htpasswd” (acima). Com este gerador você pode criar os arquivos .htaccess necessários para proteger diretórios com senha.

Simplesmente informe o nome da área protegida (Auth Name) e o caminho completo para o arquivo .htpasswd (.htpasswd File Location). Clique em “Create .htaccess file” e uma text area será então exibida: copie todo o código nela existente e cole-o em um arquivo .htaccess (veja acima como criar/renomear de acordo).

3) Prevenindo hotlinks

Você quer evitar que outras pessoas/sites, hospedados em outros servidores, utilizem suas imagens? Então, você precisa criar um .htaccess com o código certo para prevenir hotlinks. Com este gerador, tudo é bastante simples.

Preencha os campos conforme suas necessidades, informe os domínios autorizados a exibir suas imagens e também o caminho da imagem que deverá ser exibida no caso dos bloqueios (não obrigatório).

Clique em “Generate .htaccess file” e pronto: o código necessário será exibido logo em seguida, e você só precisa copiá-lo e colá-lo em seu .htaccess.

4) Bloqueio de IPs com .htaccess

Precisa bloquear algum IP? Evitar que tais IPs acessem seu site? Use este gerador: você só precisa informar o(s) IP(s) e clicar em “Generate .htaccess file”. Só não se esqueça de informar 01 (um) IP por linha.

5) Bloquear hitbots com .htaccess

Bloqueio de bots? Quer evitar problemas, por exemplo, com “cliques fraudulentos” em anúncios do Google Adsense? É simples! Com esta ferramenta, apenas informe os domínios que deseja bloquear e a URL para a qual eles deverão ser redirecionados em caso de acesso.

6) Páginas de erro customizadas com .htaccess

Apenas informe a localização das páginas de erro e pronto, o .htaccess será gerado rapidamente.

7) Redirecionando com base em idiomas

Selecione os idiomas que deseja redirecionar (mantenha o CTRL pressionado para selecionar mais de um), informe a URL da página para a qual tais usuários devem ser redirecionados e clique em “Generate .htaccess file”.

Tudo muito simples e prático, não?