The Evil Within
Categorias

Jogando The Evil Within no PC? Confira alguns comandos e dicas úteis

Se você gosta de jogos de horror muito provavelmente deve estar de olho em The Evil Within, isto se já não adquiriu o game. Lançado no último dia 14 de Outubro, para PC,  Xbox 360, Xbox One, Playstation 3 e Playstation 4, trata-se da mais nova obra do game designer Shinji Mikami (juntamente com a desenvolvedora Tango Gameworks), o qual é bastante conhecido por ser o criador da franquia Resident Evil.

O jogo é muito bom, mas infelizmente sofre com alguns problemas. Travamento de framerate (30fps), um aspect ratio bastante estranho ou, no mínimo, pouco comum, alguns problemas de performance, etc. Felizmente, porém (apenas no PC, vale lembrar), é possível acessarmos um debug console através do qual podemos realizar alguns ajustes e eliminar ou minimizar alguns problemas.

A Bethesda divulgou uma lista com alguns comandos, incluindo alguns voltados a quem aprecia cheats (como o God Mode, por exemplo). Vale lembrar, entretanto, que através do console é possível destravar a taxa de quadros por segundo, mas temos visto diversos casos de computadores poderosos incapazes de rodar o game ou então tendo sérios problemas para rodá-lo a 1080p  – 60fps.

The Evil Within

A própria Bethesda parece não garantir e até mesmo não recomendar tal modificação. O jogo parece mesmo ter sido criado com os 30 quadros por segundo em mente, infelizmente e para desespero de quem joga no PC e/ou costuma investir pesado em hardware, para rodar games com “tudo no máximo”, com tudo de bom que esta plataforma tem a oferecer. Tudo bem que para muitas pessoas 30fps pode nem mesmo ser um problema, mas para muitas outras, sim.

Desenvolvido com a poderosa engine id Tech 5, da id Software (a mesma de RAGE e Wolfenstein: The New Order), The Evil Within felizmente não apresenta (pelo menos não com tanta frequência) aquele chatíssimo problema chamado texture pop-in. Mas vamos aos comandos, para que o horror permaneça restrito ao jogo (pelo menos em grande parte).

Como acessar e utilizar o debug console de The Evil Within no PC

Antes de tudo, localize o jogo em sua biblioteca do Steam e clique nele com o botão direito do mouse. Vá em “Properties” (Propriedades) e na aba “General” (Geral), clique no botão “Set launch options” (Configurar opções de inicialização).

Na janela aberta logo em seguida, digite “+com_allowconsole 1” (sem aspas) e clique em OK.

Agora, inicie o jogo normalmente. Para acessar o console, pressione a tecla “Insert” de seu teclado.

The Evil Within Console

Executando comandos no debug console de The Evil Within

É bastante simples, desde que tenhamos a lista de comandos em mãos. Com o console aberto, você pode utilizar os comandos abaixo, lembrando sempre que é bom ficar de olho nos requisitos mínimos e recomendados para o jogo e também ter bastante cautela, pois problemas podem ocorrer.

Após digitar um comando (você pode simplesmente copiar e colar), tecle <ENTER>:

  • R_forceaspectratio <VALOR>: Este talvez seja um dos comandos mais utilizados e/ou apreciados. Ele permite que acabemos com aquele formato letterbox. Lembre-se de substituir <VALOR> com um numeral, sendo que 2.5 é o padrão, já em utilização. Realizamos alguns testes, e verificamos que para fazer com que tudo “apareça em tela cheia”, os valores 1.6, 1,7 e 1,8 são adequados;
  • Com_showFPS: aciona o contador de FPS (frames per second = quadros por segundo) nativo do jogo;
  • God: como o próprio nome do comando deixa claro, trata-se do “God Mode”. Você ficará praticamente indestrutível;
  • G_infiniteammo: munição infinita;
  • G_stoptime 1: este comando faz exatamente aquilo que diz: para o tempo. Totalmente. Para reiniciar, digite G_stoptime 0;
  • Noclip: caminhe através das paredes;
  • R_swapinterval <VALOR>: Este é o comando que permite alterações no framerate. Use com cuidado. Para não impor limitação alguma ao FPS, utilize R_swapinterval 0. Para travar em 30fps, use R_swapinterval -2. Para travar em 60fps, use R_swapinterval -1.
  • Toggledebugcamera: liga uma câmera especial que permanece separada do protagonista e pode ser movimentada livremente. Certamente muito interessante para a captura de screenshots;
  • Startslowmotion2: liga a câmera lenta. Para fazer com que tudo volte ao normal, utilize Stopslowmotion;

The Evil Within

Alguns comandos e “recursos” parecem até mesmo sem sentido, como o “Noclip”, por exemplo. Até mesmo o “God Mode” e o “Munição infinita” podem ser não lá muito bem vistos por muita gente, afinal, eles podem tirar a graça do jogo de várias maneiras.

De qualquer forma, aí estão os comandos. Para desabilitar o debug console basta teclar “Insert” novamente.

Bom divertimento.