Categorias

Melhorando o SEO da Rolagem Infinita

Com a mudança em seu layout, o Steam aderiu a uma tendência na web: a rolagem infinita. Traduzindo, quanto mais o usuário desce na página, mais conteúdo é carregado dinamicamente via AJAX, de forma que o final da página nunca é alcançado.

Mas será que os robôs dos mecanismos de busca apreciam este tipo de formato? A resposta é não.

Quando o robô rastreador do Google visita uma página com rolagem infinita, ele indexa apenas aquilo que está visível de imediato. Como ele não rola a página, não há carregamento de novo conteúdo. Isso significa que sua estratégia de SEO pode ficar bastante prejudicada.

Com algumas técnicas é possível tornar uma página deste tipo amigável ao mesmo tempo para o usuário e para os robôs, sem precisar apelar para o cloaking (a prática proibida de oferecer versões diferentes da mesma página para mecanismos de busca).

Crie um Sitemap

Se você ainda não criou um Sitemap para o seu site, você não está levando essa história de otimização para mecanismos de busca a sério…

Mas, vamos lá: eis aqui mais um motivo para criar um Sitemap! Com ele, é possível orientar os robôs dos buscadores para indexar o seu site corretamente, mesmo com rolagem infinita.

Para isso, é necessário que o conteúdo dinâmico carregado via AJAX tenha suas próprias páginas. No caso do Steam, vamos supor que haja páginas como recomendacoes-2.html, recomendacoes-3.html, recomendacoes-4.html… recomendacoes-n.html.

(Esse é um exemplo bastante cru, já que a ideia do Steam é oferecer customização para cada usuário, então as páginas seriam diferentes.)

Cada subpágina destas precisa estar referenciada no XML do seu Sitemap.

Use Paginação

Se você entendeu o conceito de criar subpáginas para o XML do seu Sitemap, por que não estender a ideia para uma paginação da rolagem infinita?

O próprio Google recomenda que você utilize a API History do HTML 5, que altera a URL da página de acordo com o conteúdo carregado. Se o usuário rola a página, ela deixa de ser www.meuexemplo.com.br e passa a ser www.meuexemplo.com.br/?page=2, www.meuexemplo.com.br/?page=3 e assim sucessivamente. É mais prático para o usuário que deseja compartilhar o link ou favoritar e é mais prático para o robô da busca.

A recomendação do Google é que você inclua simultaneamente uma paginação no rodapé (com posição fixa ou seus usuários nunca chegarão lá…) e a rolagem infinita. O usuário pode rolar para trocar as páginas, enquanto o robô seguiria os links normalmente, como em páginas normais.

Ou Apenas Não Use

Páginas com rolagem infinita tem vários inconvenientes. Um deles é a carga de elementos no navegador do usuário. Quanto mais elementos na tela, dependendo da configuração da máquina, o consumo de memória pode se tornar exorbitante. Principalmente se o usuário continuar rolando, rolando, rolando…

Para uma lista completa de desvantagens, confira este artigo: Infinite Scrolling: Let’s Get To The Bottom Of This.

Um exemplo clássico de uso e abandono foram os sites do grupo Gawker (Kotaku, io9, Jalopnik, Gizmodo) que adotaram a rolagem infinita por um tempo. Logo em seguida, passaram a combinar rolagem infinita com paginação. E, por fim, ficaram apenas com a paginação.

Avalie bem a necessidade do uso do recurso no seu projeto, antes de embarcar nele apenas por que tudo mundo está fazendo.