Categorias

Regulando o consumo de energia em iPhones e iPads

Agora que você já sabe como descobrir onde está o gargalo de bateria no seu notebook OS X, chegou a hora de encontrar os aplicativos que estão acabando com a energia do seu iPhone ou iPad.

Se você começou a seguir todas as nossas dicas para economizar o consumo da bateria do seu dispositivo móvel e ainda assim a carga não está durando nada, pode ser que um programa mal-projetado esteja puxando mais energia do que deveria. Em situações onde seja vital manter o aparelho funcionando, é recomendável descobrir o culpado e neutralizá-lo.

Mesmo que  o aplicativo não esteja aberto na sua frente, isso não significa que ele não seja um vampiro sugador de bateria. Aplicativos podem rodar de fundo, fazendo conexões, atualizando bancos, pingando seu servidor de origem, monitorando processos sem que você saiba. E essa trabalheira toda consome energia.

Então, como descobrir a raiz do problema? Com outro aplicativo, chamado de Normal da Kuro Labs.

Mais barato que um cafezinho de boteco, esse programa dedo-duro coleta e analisa os dados dos aplicativos em execução no seu iPhone ou iPad. Esses dados são enviados de forma anônima para o servidor da Kuro Labs e comparados com o de outros usuários do Normal. Quanto mais você usar o programa, mais precisa será sua medição em diferentes situações de consumo.

normal

Além disso, o Normal utiliza um algoritmo interno desenvolvido na UC Berkeley’s AMP Lab que oferece estatísticas e projeções de consumo de energia de cada aplicativo.

De posse dessas informações, Normal aponta quem está consumindo energia demais e sugere Ações para corrigir o consumo. Cabe a você a decisão de desligá-los ou não.

normal-02