0 Compartilhamentos 749 Views

SpaceSniffer: descubra o que está ocupando mais espaço em seus discos

4 de julho de 2016

Muitas vezes você acaba percebendo que seus discos estão lotados. Que você possui informações demais, dados demais. Que não há mais espaço para a instalação de um jogo novo, por exemplo, sem que você entenda o porquê. Sem que você saiba o que está ocupando tanto espaço.

Você pode ter HDDs, SSDs, pendrives ou até mesmo drives externos USB repletos de dados, fotos, vídeos, imagens e, muitas vezes, coisas que você não deseja. Muitas vezes, até, você nem consegue identificar onde está o problema. Você não consegue encontrar o que está ocupando tanto espaço, aquele espaço valioso que poderia ser utilizado para a armazenagem de algo importante.

As ferramentas embutidas no Windows, infelizmente, também não ajudam muito. Que tal, então, contar com um auxílio?

Spacesniffer

O SpaceSniffer é um pequeno aplicativo gratuito desenvolvido por um programador italiano chamado Umberto Uderzo. O software não precisa nem ser instalado no seu computador: você baixa apenas um pacote compactado que contém um executável pronto para ser utilizado, o qual pode inclusive ser utilizado de maneira portátil, em um pendrive, por exemplo.

O SpaceSniffer é capaz de informar, de forma extremamente intuitiva e, o melhor de tudo, visual, o que está ocupando espaço em seus drives, sejam eles quais forem. O usuário especifica, assim que o programa é inicializado, qual drive deverá ser analisado, e tudo então será exibido através de retângulos coloridos extremamente informativos.

Tudo é bastante óbvio, aliás: retângulos maiores representam diretórios maiores, os menores, é claro, diretórios menores, e assim por diante. A forma de representação da estrutura dos diretórios também é bastante autoexplicativa, é importante ressaltar.

O SpaceSniffer exibe, portanto, uma espécie de “mapa de utilização” dos discos, e através dele você poderá descobrir que “aquela pasta do Steam é a grande vilã no seu disco rígido”.

O software conta com algumas configurações bem interessantes, além disso. É possível configurarmos o tamanho e a forma geométrica dos blocos, cores, o estilo da animação e o zoom, níveis de contraste, bordas, etc. Estes acabam sendo detalhes cosméticos, é claro, e o que realmente importa é a informação visual oferecida pelo aplicativo.

Tão logo iniciado, o software exibe o conteúdo da raiz. O usuário pode, a partir daí, acessar cada bloco individualmente. Ao fazer isto, vale lembrar que o conteúdo do diretório em questão será exibido/representado de maneira visual pelo SpaceSniffer, ou seja, podemos visualizar diretórios e subdiretórios também através de tais blocos.

O SpaceSniffer é uma ferramenta bastante interessante, e muitos usuários irão se surpreender com a quantidade de espaço em disco que poderá ser recuperada após a análise. Após a análise, utilize as informações exibidas para decidir o que deve e o que não deve permanecer no drive.

O software roda nas seguintes versões do Windows: 2000, XP, Vista, 7, 8, 8.1 e 10.

Clique aqui para baixar o SpaceSniffer

O vídeo abaixo mostra um pouco do software rodando:

Carregando...

Você pode se interessar

Influenciadores digitais que não existem
Artigos
79 visualizações
Artigos
79 visualizações

Influenciadores digitais que não existem

Carlos L. A. da Silva - 2 de dezembro de 2021

Na era da pós-verdade, influenciadores que não são reais estão ganhando espaço para uma multidão que quer ser influenciada

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada
Artigos
211 visualizações
Artigos
211 visualizações

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada

Carlos L. A. da Silva - 23 de novembro de 2021

Aplicativo oficial do sistema educacional da capital Suécia era ruim demais, mas a lei é a lei...

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando
Artigos
464 visualizações
Artigos
464 visualizações

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando

Carlos L. A. da Silva - 6 de novembro de 2021

O HyperText Markup Language nos acompanha desde os primórdios da web. É o seu tijolo mais básico. Podem surgir novas tecnologias, plugins, frameworks, conteúdo rico, mas o bom e velho HTML continua sendo a base de tudo e aprender seus mais profundos nuances é fundamental para os desenvolvedores. O HTML5 é a implementação atual da […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

O Metaverso está vindo?
Artigos
528 visualizações
528 visualizações

O Metaverso está vindo?

Carlos L. A. da Silva - 1 de novembro de 2021
Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
635 visualizações
635 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021
Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
925 visualizações
925 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021