Através do Código Fonte você já pôde conhecer alguns editores de imagens online e gratuitos, como o Sumo Paint e o PicMonkey, por exemplo. Estas duas ferramentas são muito interessantes, além de bastante convenientes: você pode acessá-las à partir de qualquer lugar, através de qualquer browser.
Cheias de recursos capazes de atender a uma ampla gama de usuários, elas podem quebrar um galho enorme e até mesmo evitar gastos desnecessários com licenças de uso, principalmente se tudo o que você deseja é um programa simples, fácil de usar e intuitivo, para aquelas edições básicas do dia a dia, como por exemplo redimensionamentos, retoques simples, adição de efeitos rápidos, etc.
Existem vários tipos de softwares gráficos no mercado, obviamente, online ou não. Gratuitos ou não. Hoje vamos apresentar a você uma outra alternativa bem interessante, também online e que possui um lado social muito bacana.
Canva – editor de imagens online com templates para Facebook, Twitter e outras redes sociais
O Canva também é um editor de imagens online e gratuito. Apesar de mais simples, ele conta, no entanto, com alguns detalhes que o diferenciam das duas soluções acima citadas. Ele conta com templates, com vários temas. E grande parte deles são focados em diversas redes sociais, como por exemplo Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e Pinterest. São diversos presets extremamente úteis, que tornam o processo de criação ainda mais rápido.
Ele possui “atalhos” que permitem que o usuário crie gráficos especificamente para tais redes sociais. Facebook covers, headers para o Twitter, imagens de capa para o Google+, e por aí vai. Ao selecionar uma destas opções, o usuário é redirecionado a uma página já especialmente preparada, com as dimensões exatas.
Nesta página são então exibidos ícones, imagens, setas, fontes e vários outros tipos de elementos que podem ser rapidamente adicionados ao trabalho. Ou seja, digamos que você precise montar uma “capa” para sua página no Facebook. Escolha a opção “Facebook Cover” e o Canva lhe dará tudo quase pronto: uma área de trabalho com as dimensões exatas, uma seleção com diversas imagens, etc.
Vários destes recursos também são editáveis, dependendo do caso. Isto acontece com banners, frames, balões de diálogo, estampas e botões, por exemplo. Ou seja, ao adicionar um destes itens ao seu trabalho, basta clicar sobre ele para editar o texto “placeholder”, que está ali apenas como exemplo.
Além disso, se você clicar em qualquer elemento presente na área de trabalho, uma série de opções é exibida, conforme a situação. Assim, é possível redimensionar, rotacionar e aplicar backgrounds, por exemplo. Tudo de maneira bastante intuitiva e rápida, incluindo definições de transparências de vários elementos.
E, sim, o Canva também trabalha com layers (observe as opções “forward” e “back”, quando clicar em cada imagem), apesar de sua simplicidade. Esta simplicidade, aliás, acaba sendo uma grande vantagem para usuários que apenas desejam dar uma melhorada no visual de suas páginas nas redes sociais, por exemplo.
Outro detalhe interessante do Canva é que ele possui uma biblioteca com milhares de imagens que podem ser usadas em projetos comerciais ou pessoais. Grande parte destes trabalhos são gratuitos, mas também existem alguns pagos. Portanto, fique de olho: utilize o campo de pesquisa, localizado à esquerda (search), e procure pelas imagens/assets diversos com a tag “free”. Para escolher qualquer uma delas e adicioná-la ao seu trabalho, basta clicar. Simples assim.
Você também pode realizar o upload de imagens armazenadas em seu computador, claro, e também aqui, ao clicar sobre elas, você pode visualizar e utilizar uma série de recursos: crop (cortar), filter (permite aplicar alguns filtros à imagem em questão, incluindo ajustes nos níveis de saturação, brilho, contraste, etc), e mais alguns outros.
Terminado o trabalho, basta clicar em “Download” e baixar tudo no formato .JPG ou então como um PDF. Esta última opção é interessante, também, pois o Canva permite a criação de diversos outros tipos de documentos, como por exemplo apresentações, infográficos, documentos no formato A4, etc. Isto sem falar na possibilidade de criação de cartões de visitas, headers para e-mails, flyers e colagens de fotos.
Também é possível criar uma área de trabalho personalizada, através da opção “Use custom dimensions” (Use dimensões personalizadas).
Todos os seus designs no Canva permanecem armazenados na nuvem, e podem ser editados e baixados posteriormente. Além disso, a ferramenta também permite o compartilhamento das imagens via Facebook, Twitter ou e-mail: afinal, a criação de gráficos para redes sociais é algo que ela prima bastante.
Para usar o aplicativo, basta um simples cadastro, informando seu e-mail e uma senha (ou então, realizar login através das redes sociais).
Veja o “Stream” do Canva, com trabalhos realizados pelos usuários