Se você é um entusiasta de hardware, certamente já deve ter ouvido falar no termo benchmark (ou benchmarking, ou até mesmo outros derivados). No benchmark, diversos testes são realizados, com o uso de diferentes ferramentas e métodos, incluindo hardware e software, a fim de comparar a performance de diferentes equipamentos, produtos, periféricos, componentes (processadores, placas de vídeo, SSDs, memórias, drives, etc). Existem também softwares específicos para benchmarking, como por exemplo Catzilla, 3DMark, PCMark, UNIGINE Heaven, etc.
Existem, obviamente, diferentes métodos de benchmark, e estes dependem das plataformas, dos produtos e, também, das aplicações. Testes podem ser realizados de maneira mais prática, digamos, através da utilização dos componentes de maneira similar (ou próxima) à rotina diária, ou então através de aplicativos específicos, como os acima mencionados (combinações entre os dois diferentes métodos também são possíveis, obviamente).
Você nem precisa ser um entusiasta de hardware, entretanto (ou um profundo conhecedor, ou um overclocker, etc), para sentir necessidade de um benchmark. Pode ser, por exemplo, que você seja um apreciador de games com necessidade de realizar um upgrade no PC, para rodar jogos, de repente, não compatíveis com sua máquina atual.
Você pode apenas, por exemplo, estar em busca de uma nova placa de vídeo, de um novo SSD, ou até mesmo de um novo processador. Você pode também possuir mera curiosidade a respeito de alguma novíssima GPU, recém lançada.
A ferramenta online Hwcompare
O Hwcompare, ou “Hardware Compare”, é uma ferramenta online bastante prática (além de gratuita), que realiza comparações entre diferentes componentes.
O site permite a comparação entre dois modelos distintos, os quais são dispostos então lado a lado, após a respectiva coleta dos dados. É possível utilizá-lo para a comparação de modelos diferentes de GPUs (placas de vídeo), CPUs e SSDs.
Seu banco de dados conta inclusive com os modelos mais recentes de itens de hardware (e ele é constantemente atualizado), como por exemplo as novas placas de vídeo GeForce GTX 1060, GTX 1070 e GTX 1080.
O Hwcompare traz diversas informações técnicas a respeito dos produtos escolhidos, como por exemplo capacidade, velocidade, frequências, consumo energético, quantidade e velocidades de cores, threads, etc. Tudo isto é também exibido de forma bastante visual e informativa, incluindo interessantes e úteis gráficos, para que o usuário compreenda melhor qual componente oferece a melhor performance.
No caso de placas de vídeo, por exemplo, o Hwcompare exibe também informações como largura de banda da memória, pixel rate e TDP máximo. A ferramenta inclui, além disso, ao final do relatório, um quadro informativo com as especificações completas de cada placa, incluindo ano de fabricação, shaders, arquitetura, quantidade de memória, clock, texel rate, barramento, versão do DirectX, litografia, etc.
Observações
É importante ressaltar, entretanto, que a utilização do Hwcompare deve ser feita sempre com cautela e/ou ressalvas. De maneira um tanto quanto similar ao que ocorre com o “Can You RUN It?“, para descobrir se o seu computador é capaz ou não de rodar determinado jogo eletrônico.
Utilize o Hwcompare como uma segunda opinião e/ou para comparações rápidas e/ou mais descompromissadas. Jamais se baseie apenas nele para optar por este ou aquele componente. Utilize-o em paralelo, e pesquise sempre, e bastante, antes de concretizar a compra.
Jamais deixe de ler análises técnicas, de sites especializados, a respeito dos componentes desejados. Leve em conta reviews especializados, também, comparações, testes e análises que se baseiam nas performances reais dos itens desejados.
Lembre-se de que o Hwcompare exibe seus relatórios, gráficos e comparações levando em conta, basicamente, apenas as informações e especificações fornecidas por cada fabricante. Uma série de fatores podem influenciar no melhor ou pior desempenho real de determinados itens de hardware, e nem sempre as coisas são aquilo que parecem, a princípio. Nem sempre uma placa de vídeo de 384 bits é melhor que uma de 256 bits, por exemplo, e assim por diante (as variáveis são inúmeras, aqui).
Utilizar o HWcompare, de qualquer maneira, é bastante simples: ao acessá-lo, logo acima, clique no botão relativo ao componente que deseja comparar (GPU, CPU ou SSD).
A seguir, basta escolher os modelos desejados nos dois menus dropdown exibidos e clicar no menu “Compare”.