Na maioria das vezes quando você desinstala um programa no Windows, ele não é totalmente eliminado de seu computador. “Rastros” permanecem, na forma de pastas (e muitas vezes arquivos) “perdidas”, entradas (agora inválidas) no registro, atalhos corrompidos, etc.
E, lembre-se de que a grande maioria dos softwares vendidos ou distribuídos gratuitamente contam com utilitários de desinstalação desenvolvidos por seus próprios criadores, os quais podem ser “chamados” diretamente ou então acessados através do conhecido “adicionar e remover” programas. Mas grande parte destes utilitários realizam o trabalho pela metade, deixando muitas vezes quantidades até mesmo consideráveis de lixo, o qual pode chegar a prejudicar o sistema operacional, senão imediatamente, no futuro.
No que diz respeito ao registro do Windows, por exemplo, ele pode acabar ficando “inchado”, ao longo do tempo. Uma grande quantidade de informações inúteis dentro de seu banco de dados pode até mesmo prejudicar o desempenho do sistema como um todo.
Para reduzir ou acabar com estes problemas, vale a pena conhecer e utilizar o IObit Uninstaller. Trata-se de um software desinstalador, trocando em miúdos. Um software, além disso, gratuito. Ele permite a desinstalação de programas no Windows de maneira tal que nenhum “rastro” permaneça.
E ele remove não só o básico: ele vai além, e realiza uma busca no SO inteiro, incluindo o registro. Pastas deixadas para trás são eliminadas, bem como entradas inválidas no registro. Ele também conta com um utilitário para a remoção de toolbars e plugins indesejados, vale lembrar.
O IObit Uninstaller é também extremamente amigável. Sua tela inicial exibe todos os aplicativos instalados no computador, e o usuário ainda pode utilizar diversos filtros: tamanho, instalados recentemente (recently installed), programas grandes (large programs), etc.
O usuário pode até mesmo identificar programas que porventura estejam sem utilização há algum tempo, um sinal de que, talvez, eles não sejam mais necessários e devam ser eliminados, até mesmo para poupar espaço em disco. Esta informação pode ser obtida através da aba “Infrequently used”.
Veja abaixo a tela inicial do software:
A utilização deste software desinstalador é simples ao extremo. Basicamente, identificamos o programa que deve ser removido e em seguida clicamos no botão “Uninstall” (desinstalar). A tela seguinte ainda permite que o usuário determine se deseja ou não criar um ponto de restauração do sistema, o qual pode então futuramente ser utilizado caso algum problema aconteça:
Para concluir o processo, basta clicar no botão “Uninstall” e a mágica será então iniciada. Primeiramente, o IObit Uninstaller buscará pelo desinstalador padrão do software em questão, o qual estará em algum local do HD, quase sempre na pasta onde o software foi instalado.
Após o término da desinstalação padrão, entra em cena uma verificação mais cuidadosa e profunda por parte do aplicativo da IObit. Ele fará uma varredura em busca de “rastros” que porventura tenham sido deixados para trás, incluindo pastas, arquivos adicionais, entradas no registro, etc. Caso algo seja detectado, uma tela similar à seguinte será exibida:
Neste ponto, você pode marcar todos os itens exibidos, inclusive utilizando o primeiro checkbox, o qual então marcará todos de uma vez só. Feito isto, clique no botão “delete”, e pronto. O programa em questão foi totalmente eliminado de seu computador, liberando espaço em disco (mesmo que pouco), dependendo da situação, além do que seria liberado apenas pelo desinstalador padrão, e apagando todas as entradas desnecessárias que permaneceram no registro. Problemas futuros podem também ter sido evitados, o que já é de grande valia.
Ainda temos outro recurso bem interessante no IObit Uninstaller, o “Forced Uninstall”. Através dele, podemos desinstalar aplicativos que não possuem desinstaladores próprios ou que apresentem problemas durante o processo normal de desinstalação. O IObit Uninstaller, neste caso, será bastante agressivo, digamos, e também buscará por itens indesejados no registro e/ou no HD.
Temos também o “File Shredder”, para a completa e real eliminação de arquivos do disco rígido, impedindo sua recuperação definitivamente, e um recurso que possibilita a exportação de uma listagem contendo todos os programas instalados no computador. Tal listagem pode ser exportada no formato TXT, e inclui diversos detalhes a respeito de cada item/programa: nome, versão, nome do fabricante, data de instalação, tamanho, etc.
Trata-se de um recurso bastante útil se você desejar manter um relatório do que possui instalado antes de formatar seu PC e/ou reinstalar o sistema operacional, por exemplo, a fim de, terminado este último processo, deixar tudo da maneira que estava antes.
O IObit Uninstaller se encontra em sua terceira versão, roda no Windows 2000, no XP, no Vista, no 7 e no 8 e, lembrando mais uma vez, é totalmente gratuito.