Categorias

Twitter passa a esconder dados de aplicativos externos

Twitter pega pesado com aplicativos externos
A partir de hoje, a versão web do Twitter não exibe mais os dados de origem das mensagens publicadas. O rótulo “via”, usado para identificar aplicativos externos, foi descartado e decisão faz parte de estratégia da empresa para promover seus próprios aplicativos.

Se você usa programas como o Echofon ou Twitterrific para escrever seus tuítes, estava acostumado a ver o rótulo “via Echofon/Twitterrific/Etc” ao lado das mensagens. Desde julho, esta informação foi removida do cliente oficial do Twitter para iPhone e agora a mudança foi implantada também na página da rede social.

Desenvolvedores de aplicativos estão preocupados com a decisão. O rótulo “via” funcionava como uma vitrine de divulgação de seu trabalho. No novo guia de uso de API para desenvolvedores do Twitter, a entrar em vigor em seis meses, o uso do rótulo nem mesmo é mencionado.

Desde a semana retrasada, o Twitter também impôs limites mais rigorosos no uso da API, o que gerou controvérsia. Segundo analistas, estas decisões tem por objetivo sufocar a competição e promover o uso de aplicativos oficiais da empresa.

.