Categorias

Os jovens preferem e-books? Errado! Livro físico vence a preferência

Uma pesquisa realizada na Inglaterra quebrou um mito sobre a juventude conectada do novo milênio: 62% deles preferem livros em formato físico aos e-books. Foram entrevistados mais de 1.500 jovens, com idades variando entre 16 e 24 anos.

Para uma geração que cresceu na era da internet e dos dispositivos móveis, o resultado surpreendeu os pesquisadores. Em relação a outros produtos culturais, a realidade ficou bem próxima do imaginado: apenas 48% dos jovens entrevistados preferem filmes em formato físico contra aqueles em formato digital, por exemplo. O percentual é ainda menor para jornais e revistas (47%), CDs (32%) e jogos eletrônicos (31%).

Mas qual seria o motivo do sucesso do livro tradicional? Segundo Luke Mitchell, da agência Voxburner, responsável pela pesquisa, existiriam dois fatores determinantes para esta preferência. O primeiro é o valor agregado embutido no livro de papel. Apenas 8% dos entrevistados acham que o preço cobrado pelos e-books é justo, contra a vasta maioria que acredita que eles deveriam ser mais baratos. O segundo fator seria a conexão emocional gerada: os jovens responderam que gostam de “segurar o livro físico”, que ele é mais fácil de ser emprestado, que não precisa ficar preso dentro de um dispositivo e que pode ser revendido ao terminar.